Afinal, vinhos têm glúten?


Afinal, vinhos têm glúten?

Você já reparou a quantidade de alimentos presentes nas prateleiras dos supermercados que são identificados com o famoso termo "contém glúten" em seus rótulos? Este componente, que tem origem em grãos como o trigo e a cevada, é considerado um dos vilões na guerra para a perda de peso e inclusive abolido de algumas dietas mais radicais, especialmente no caso de pessoas com doença celíaca.

O glúten é tão comum que é encontrado inclusive em alimentos que não utilizam grãos em sua composição, como é o caso de embutidos, temperos e refrigerantes. Por se tratar de um componente capaz de gerar reações alérgicas e digestivas, é obrigatório que os produtos tenham a informação sobre a presença do glúten.

É exatamente neste ponto que algumas pessoas ficam com dúvidas ao se depararem com rótulos de vinho. De acordo com a legislação brasileira, é obrigatória a menção da presença ou não, de glúten. Para não deixar ninguém na dúvida, nós respondemos para você: afinal, vinhos têm glúten ou não? Confira!

A composição do vinho

Um vinho possui diversos elementos na sua composição. Além da água, estão presentes tipos de álcool (etanol, isopropil e glicerol), ácidos (tartárico, acético, lático, cítrico, entre outros), açúcares (glicose e frutose), fenóis (tanino,antocianinas,flavona, entre outros), além de aldeídos, aminoácidos, sais minerais e vitaminas. 

Dica:  Qual o papel do teor alcoólico presente no vinho?

Estes elementos estão presentes nas uvas e alguns podem ser incorporados durante o processo de fermentação. Como você pode ver, não há a presença da gliadina e gluteína, que são as duas proteínas que compõem o glúten. Desta maneira, podemos afirmar que não existe a presença do composto nos ingredientes de um vinho.

O processo de fabricação

Se não há traços de glúten nos ingredientes do vinho, qual seria o motivo para dúvidas? A resposta é o processo de fabricação. Quem se aventura a conhecer mais sobre o universo dos vinhos e sua forma de produção já deve ter ouvido falar da pasta utilizada para selar as barricas

Trata-se de um composto que utiliza trigo em sua composição e que, de fato, possui glúten. A grande confusão causada por este elemento não deve preocupar quem está de dieta ou para os celíacos.

Dica: Barricas de vinho: 5 dúvidas esclarecidas para você

A pasta serve apenas para selar os barris e praticamente não encosta no conteúdo do barril. Além disso, pastas mais modernas não utilizam o trigo na composição, justamente para evitar qualquer tipo de mal entendido envolvendo a presença de glúten no vinho. 

Outra etapa do processo de fabricação do vinho também já foi tema de polêmica. Trata-se da clarificação e filtragem da bebida. Ao final do processo de maturação, o vinho possui resíduos sólidos que são indesejáveis para o envasamento, isso significa que são utilizadas substâncias para separar esses resíduos e fazer a "limpeza" da bebida.

Estes agentes podem conter traços de glúten, porém, são taxas insignificantes e que não fazem com que o vinho ultrapasse o limite máximo de 20 ppm (partes por milhão), limite máximo para que um alimento seja considerado gluten free.

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!

conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia

O veredito

Apesar de entrar em contato com substâncias que possuem glúten, o vinho pode ser considerado uma bebida livre do componente. Os possíveis traços de glúten presentes em uma garrafa não são suficientes para despertar o alerta de quem não pode (ou não quer) consumi-lo.

 LEOPOLDINA GRAN CHARDONNAY D.O.   

Clique nas imagens acima e confira detalhes dos produtos!

Apesar de ser uma dúvida pertinente, você pode ficar seguro em relação à presença do glúten na sua taça! Tranquilamente, podemos dizer que vinhos não têm glúten. Vale ressaltar outro ponto importante: os espumantes também não possuem o componente!

Quer ficar por dentro de mais informações e curiosidades? Então não deixe de seguir nossa página no Facebook. Lá você encontra conteúdos exclusivos sobre diversos assuntos relacionados aos vinhos e espumantes!




Por
30/05/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!