Banho com vinhos: entenda essa prática e seus benefícios!


Banho com vinhos: entenda essa prática e seus benefícios!

Há mais de 6 mil anos, o vinho faz parte do dia a dia da humanidade. E não é novidade para ninguém que o consumo moderado da bebida tem o poder de melhorar a saúde e de proteger o corpo do envelhecimento precoce graças à presença de compostos antioxidantes nas uvas.

O que pouca gente conhece, entretanto, é que o vinho se tornou, também, um tratamento de beleza e estética. É isso mesmo! Você sabia que um bom banho com vinhos tem poderes que melhoram o aspecto da pele?

Isso sem contar a sensação incrivelmente relaxante de mergulhar em uma banheira cheia do líquido sagrado de Baco, certo?

Ficou curioso e quer saber mais sobre o banho com vinhos? Então continue a leitura do post de hoje e fique por dentro do assunto:

É realmente possível tomar banho com vinho?

Sim! Não só é possível como também é recomendado, seja qual for o seu tipo de pele. E, apesar de soar bastante excêntrica, saiba que essa prática já é utilizada há algum tempo mundo afora.

Criado na França, na região de Bordeaux — embora haja registros históricos sobre o tratamento de pele feito com vinhos desde a Grécia Antiga —, o banho com vinhos nada mais é do que mesclar vinhos de qualidade com água limpa e morna em tinas ou em banheiras.

Dica: Vinhos de qualidade: conheça o Corte Bordalês

Feito isso, é só entrar e desfrutar dos aromas e das sensações, além de receber todos os benefícios que esse tipo de tratamento traz.

O banho de vinho é uma das técnicas da vinoterapia, conjunto de tratamentos que tem por base a utilização de produtos compostos à base de uva e que já está disponível em spas e clínicas de estética.

Quais são os benefícios dessa prática?

As uvas são conhecidas há bastante tempo dentro do universo científico por possuírem uma grande quantidade de polifenóis, especialmente na casca e nas sementes.

Esses polifenóis, em especial o resveratrol, presente em grandes quantidades no vinho tinto, são agentes antioxidantes poderosíssimos. O que isso quer dizer, na prática?

Que esses compostos são capazes de, efetivamente, retardar o envelhecimento da pele. Tendo isso em mente, mergulhar em uma banheira cheia de vinho tinto não parece uma ideia tão absurda assim, não é mesmo?

E os benefícios do banho com vinho não param por aí: ele também é capaz de hidratar intensamente a pele — deixando-a mais macia e uniforme —, de eliminar células mortas e de oferecer substâncias essenciais à boa saúde e à aparência, como:

  • ácidos orgânicos;

  • cálcio;

  • ferro;

  • fósforo;

  • e vitaminas.

Dica: É verdade que o vinho faz bem para o coração? Entenda esse e outros benefícios!

Além disso, a água morna misturada à bebida no preparo do banho tem o poder de estimular os vasos sanguíneos do corpo. Isso porque o vinho, quando aquecido, estimula as fibras de elastina e a produção de colágeno. O resultado? Pele mais firme e possível atenuação da celulite e da gordura localizada.

É isso mesmo! Quando realizado com certa frequência, o banho com vinhos é um coadjuvante poderoso em processos de emagrecimento e de redução de medidas corporais.

E o melhor: não importa o seu tipo de pele, o banho com vinhos é indicado para qualquer um e não possui contraindicações comprovadas.

Como preparar um banho com vinhos caseiro?

Como já mencionamos, spas e clínicas de estética mundo afora já oferecem para os seus clientes tratamentos baseados na vinoterapia. Mas é possível obter os benefícios dessa prática no conforto do lar?

Sim, é possível! Se você tem uma tina ou uma banheira grande o suficiente na sua casa, você pode preparar o seu próprio banho com vinhos! Para isso, eleja um vinho tinto de qualidade (uma garrafa é mais do que suficiente) e adicione-o à banheira já cheia de água morna.

Para potencializar os efeitos do tratamento, você pode incluir uma colher de sopa de sal grosso e uma colher de óleo de sementes de uva concentrado. Feito isso, basta entrar na banheira e desfrutar. O ideal é que o banho com vinhos tenha a duração de, no mínimo, 20 minutos para que os benefícios possam ser realmente sentidos.

Se o seu objetivo for o rejuvenescimento da pele, a frequência ideal é fazer o banho a cada 15 dias. Já para a redução de medidas e combate à celulite, o recomendado é preparar o banho 3 vezes por semana.

Clique no banner e conheça os vinhos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

Afinal, o que é a vinoterapia e quais são as suas vantagens?

O banho com vinhos é apenas uma das técnicas da chamada vinhoterapia. Além dele, existem diversos outros tratamentos que utilizam produtos feitos à base de compostos da uva.

Esses produtos têm como objetivo desintoxicar, clarear, nutrir, renovar, tonificar e revitalizar a pele. No rosto, a combinação de cremes e géis à base de uva com massagens faciais tem o poder de trazer firmeza, clarear manchas, nutrir e revitalizar, sendo muito indicada para devolver a luminosidade à pele de quem utiliza maquiagem diariamente.

Já quando o objetivo é aplicar a vinoterapia no corpo, além dos banhos, podem ser realizadas massagens com cremes altamente hidratantes, bandagens com vinho quente e manobras de modelagem e drenagem linfática com óleo de semente de uva, entre outros.

O número de sessões e a frequência de cada tratamento dependerá do objetivo a ser alcançado (redução de medidas, rejuvenescimento da pele, hidratação…) e do estado da pele da pessoa. E, como todo o tratamento estético, é importante ressaltar que a vinhoterapia, sozinha, não é capaz de promover milagres.

Dica: Cosméticos à base de uva: explorando a matéria-prima do vinho

Os tratamentos à base de vinho atuam como auxiliares bastante eficientes, mas é necessário também ficar de olho na alimentação e investir na prática de atividades físicas durante todo o período do tratamento a fim de potencializar os resultados e realmente atingir os objetivos esperados.

E então, já está planejando quando será a sua 1ª experiência com banho com vinhos?

Se você gostou deste conteúdo e não quer perder mais nenhuma publicação do blog, siga as páginas da Casa Valduga no Facebook e Instagram!




Por
13/02/2018


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!