Vinoterapia: entenda o que é e quais são os seus principais benefícios


Vinoterapia: entenda o que é e quais são os seus principais benefícios

A vinoterapia é um tratamento realizado de maneira tópica, com o objetivo de remover as células mortas, firmar e nutrir todos os tipos de pele. Ela pode ser feita em casa ou em clínicas de estética e funciona graças a um dos componentes da uva: os polifenóis, que têm ação antioxidante e ajudam na prevenção do envelhecimento cutâneo.

O resveratrol, um polifenol importante, é encontrado na casca e nas sementes da uva — especialmente as tintas. Ele atua como antioxidante natural, neutralizando a ação de radicais livres e bloqueando a atividade de enzimas destrutivas. Além disso, os polifenóis são ricos em vitamina A, C e E, melhorando a elasticidade e fortalecendo a pele.

Continue a leitura e entenda mais sobre a vinoterapia e os benefícios desse tratamento!

O que é a vinoterapia?

A vinoterapia é um tratamento feito com cremes, sabonetesshampoos, géis ou outros produtos que tenham como base compostos da uva e do vinho. A sua função é promover um efeito nutritivo, desintoxicante, relaxante, clareador, renovador, revitalizante e tonificante. Além da aplicação dos cremes, é possível realizar banhos ou imersões com outros produtos, como sais de banho.

Atualmente, o tratamento também é usado para prevenir a celulite e reduzir medidas. Além dos banhos, é possível aplicar os produtos e envolver a pele com toalhas quentes. Isso mantém a temperatura por meio de um agente externo, provocando a termogênese — tentativa do organismo de causar e manter o equilíbrio térmico. Esse processo incentiva a queima de gordura e, por sua vez, promove a redução de medidas.

Dica: Banho com vinhos: entenda essa prática e seus benefícios!

Como funciona o tratamento?

Existem várias formas de realizar o procedimento, tanto no rosto quanto no corpo e nos cabelos. Primeiro, é importante iniciar com uma boa higienização da pele. Depois, uma esfoliação prepara a cútis para receber, de forma mais efetiva, a penetração dos ativos que serão aplicados posteriormente.

O tratamento funciona por meio de uma sequência de procedimentos que visam o mesmo objetivo: cuidar e tratar da pele. É fundamental que todos os itens usados em cada etapa sejam de boa qualidade e tenham princípios ativos em concentração adequada.

Como ela pode ser aplicada?

A vinoterapia é excelente para qualquer tipo de cabelo e pele, principalmente porque os produtos usados nesse tratamento não são tão oleosos como alguns outros hidratantes. Além disso, ela pode ser realizada de diversas maneiras, de acordo com o resultado que se espera.

O tratamento corporal pode ser feito com cremes ativadores, óleos essenciais de semente de uva, bandagens, banhos de imersão, manobras de drenagem ou de modelagem, entre outros. O enfaixamento pode ocorrer com toalhas embebidas em uma solução de sais termodinamizantes e vinho quente.

O corpo deve ficar exposto a essa manta térmica por 30 minutos — tempo suficiente para a penetração dos princípios ativos. As massagens ajudam a pele a absorver os cremes e potencializa a ação dos nutrientes.

O tratamento da vinoterapia facial tem duração de, em média, 1 hora. A limpeza de pele e a esfoliação profunda removem as células mortas e abrem os poros para que a epiderme receba melhor os ativos. Após essa higienização, um peeling iluminador, com cremes à base de vinho, é aplicado no rosto para estimular a renovação das células.

Em seguida, é feita uma massagem em todo o rosto com movimentos circulares e ascendentes para favorecer a absorção dos polifenóis pela pele. Para finalizar, é recomendável aplicar uma máscara facialcompleta e deixar agir durante 20 minutos.

O tratamento capilar pode ser feito com shampoos, condicionadores e cremes hidratantes. É possível encontrar, inclusive, itens para a barba. Para potencializar a ação dos produtos, experimente utilizar toalhas aquecidas ou toucas térmicas por 30 minutos.

Confira todos os produtos da Vinotage em nossa loja virtual!
Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Quando ela é indicada?

A vinoterapia é indicada para peles com exposição excessiva ao sol ou à maquiagem, e especialmente recomendada para fumantes, que estão mais expostos à agentes que danificam esse órgão. Tratamentos capilares também podem se beneficiar da ação dos polifenóis.

Dessa forma, a vinoterapia é indicada para quando você sentir que sua pele e seus cabelos precisam de um tratamento mais potente — pelo menos a cada 15 dias, para resultados mais eficazes. A longo prazo, seus efeitos são ainda mais perceptíveis.

Quais são os seus benefícios?

A ação benéfica da vinoterapia acontece graças aos polifenóis presentes nas uvas, que são potentes antioxidantes, combatendo os radicais livres. Em excesso, essas substâncias podem ser tóxicas para o organismo.

Primeiro, é importante entender que radicais livres são moléculas instáveis que tendem a reagir ou oxidar outras moléculas do nosso corpo. Sua produção ocorre naturalmente por meio de processos metabólicos, porém, muitos fatores externos podem contribuir para o aumento da formação desses compostos químicos. Entre eles, podemos citar o estresse e a má alimentação.

Conheça, a seguir, os principais benefícios da vinoterapia!

Remove as células mortas e clareia a pele

O procedimento acaba com as células mortas da camada superficial e ajuda a uniformizar e melhorar o aspecto da pele. Além disso, mantém a superfície macia e saudável, diminuindo a oleosidade.

Os polifenóis também são capazes de atuar como fotoprotetor contra os raios ultravioletas, ajudando a clarear pequenas manchas. Na prática, o procedimento significa mais higiene, saúde e beleza para a cútis.

Dica: Cosméticos à base de uva: explorando a matéria-prima do vinho

Ativa a fabricação de colágeno e elastina

Junto da massagem realizada no tratamento, os polifenóis auxiliam no combate às rugas e estimulam a fabricação de colágeno e elastina. Essas substâncias são responsáveis por dar sustentação às células, mantendo a firmeza e promovendo a elasticidade da pele.

Melhora o aspecto dos cabelos

Os benefícios não estão visíveis apenas na pele. Como tratamento capilar, a vinoterapia recupera a fibra e restaura o brilho natural dos cabelos, controla a oleosidade e atua no fortalecimento dos fios.

Muitos fatores do nosso dia a dia, como a exposição aos raios UV e à poluição, contribuem para o ressecamento capilar e para o desenvolvimento de rugas e manchas cutâneas. Por isso, a vinoterapia é um tratamento natural ideal para peles e cabelos que necessitam de nutrição, desintoxicação e revitalização — tanto para homens quanto para mulheres.

Diante de tantos benefícios, não deixe de conhecer a linha de produtos para vinoterapia da Vinotage!




Por
14/08/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!