Vinhos

O universo da enologia é repleto de termos bastante particulares. Às vezes, nem o enófilo mais estudioso consegue dar conta de todos eles. Um desses termos trata das denominações de origem, que apesar de ser uma nomenclatura bastante comum no mundo dos vinhos, muitas pessoas não sabem do que se trata.

Neste texto nós vamos te explicar o que são as denominações de origem, como elas foram criadas e qual sua influência na qualidade dos vinhos. Se você tem interesse em saber mais, continue acompanhando!

Continuar lendo

Se o vinho é produzido a partir da fermentação da uva, como pode ser que ele nem sempre seja um vinho vegano? Essa é uma questão de extrema importância para aqueles que optam por não consumir nenhum produto de origem animal.

Preparamos este conteúdo para que você saiba identificar os vinhos veganos e possa desfrutar da bebida tranquilamente. Acompanhe!

Continuar lendo

Você já deve ter reparado que as pessoas mais experientes na degustação de vinhos seguem uma série de etapas para avaliar a bebida, não é mesmo? Isso acontece porque, para realmente apreciar o exemplar, é necessário conseguir identificar suas principais características

Criamos este conteúdo para ajudar você a desenvolver e usar cada um dos seus sentidos na hora de apreciar vinhos. Preparado? Então vamos lá!

Continuar lendo

Do cultivo da uva à prateleira do mercado, a elaboração do vinho passa por uma série de etapas extremamente importantes para a qualidade final da bebida. Como uma obra de arte, todas as etapas da vinificação são fundamentais, como o processamento da matéria-prima, fermentação alcoólica, maturação em barricas de carvalho e demais processos, até o momento de seu engarrafamento. 

Muitas vezes passando desapercebido, o envase correto é essencial para que a bebida de Baco seja realmente digna de agradar até os deuses. Não sabe como é feito o engarrafamento? Acompanhe este post e descubra!

Continuar lendo

Que um dos nossos países vizinhos, a Argentina, é um dos grandes produtores mundiais de vinho, você provavelmente já sabe. Inclusive, já deve ter degustado alguns rótulos originários de lá e, nesse caso, também é provável que seja um apreciador dos vinhos argentinos. Ainda assim, há uma série de coisas que você precisa saber sobre eles.

Essa publicação é praticamente um guia, com tudo que você precisa saber sobre os vinhos argentinos. Se quer saber mais sobre a produção do país vizinho, continue lendo este post!

Continuar lendo

No Brasil, os chamados vinhos suaves ou doces ainda sofrem muito preconceito, sendo associados a bebidas de baixa qualidade e que têm a oferecer pouco mais do que uma ressaca memorável na manhã seguinte.

Para ajudar você a quebrar esse preconceito e expandir as possibilidades da sua adega, preparamos este material com tudo o que você precisa saber para se deliciar com alguns dos melhores vinhos já produzidos. 

Continuar lendo

É comum ouvirmos, mesmo de pessoas que não são boas conhecedoras de vinhos, que o vinho melhora com o tempo. Embora essa afirmação seja parcialmente verdadeira, também é possível apreciar vinhos jovens e ter uma experiência complexa e enriquecedora.

Ao longo deste artigo, abordaremos alguns dos mitos mais comuns que cercam a degustação de vinhos. Também conheceremos alguns dos benefícios de se apreciar vinhos mais jovens e como você pode alargar os seus horizontes e se abrir para rótulos com pouca idade.

Continuar lendo

Quem é apreciador de vinhos sabe o quanto as condições climáticas, geográficas e topográficas possuem uma influência considerável na qualidade, sabor e aroma da bebida, certo? 

E quando se trata dos chamados vinhos vulcânicos, essa premissa não poderia ser mais verdadeira. Muito provavelmente você já leu a expressão "cultivado em solos vulcânicos" impressa no rótulo de alguns vinhos, não é mesmo?

Se você está se fazendo essas perguntas agora mesmo, não deixe de acompanhar o post de hoje e fique, de uma vez por todas, por dentro do maravilhoso mundo dos vinhos vulcânicos. Vamos lá?

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!