Vinhos fortificados: saiba o que são e conheça suas características


Vinhos fortificados: saiba o que são e conheça suas características

Se você é um aspirante a enófilo, muito provavelmente já ouviu falar dos vinhos fortificados. De modo geral, esses vinhos são basicamente aqueles que possuem aguardente vínica ou outro tipo de destilados adicionados à sua mistura no processo de produção.

Os resultados desse método são bebidas com teor alcoólico mais elevado e que são consideradas mais "fortes" do que os exemplares que não passam pelo procedimento.

Contudo, todo início de imersão no mundo dos vinhos é repleto de dúvidas e curiosidades sobre todas as variações dessa deliciosa bebida. Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça tudo sobre esse processo que deixa os vinhos com sabores únicos. Acompanhe!

Quais as principais características dessa bebida? 

Antigamente, os vinhos eram transportados de navio por longas viagens e, por isso, era preciso deter a fermentação da uva e garantir a estabilização da bebida. Assim, o principal objetivo nas primeiras produções de vinhos fortificados era o de melhorar a conservação.

Dica: Como funciona o processo de evolução de um vinho?

O etanol contido nos destilados é um antisséptico natural, e funcionou muito bem para cumprir o papel de preservação dos sabores. Dessa maneira, é muito comum que os vinhos que contêm concentrações desse composto sejam guardados por até décadas, uma vez que suas características permanecem intactas. 

De modo geral, os vinhos fortificados possuem concentração alcoólica entre 14% e 23%, o que os diferencia dos 12% padrão dos demais vinhos. Vale destacar que a fortificação não só aumenta a graduação alcoólica como também desencadeia uma série de alterações sensoriais características.

O amadurecimento prolongado dessas bebidas pode levar à obtenção de vinhos doces ou secos, com texturas espessas e sabores fortes e robustos.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Como esses vinhos são produzidos?  

Mesmo com a sua história iniciada na Inglaterra no século 17, os vinhos fortificados continuam sendo produzidos até hoje e são bastante apreciados mundo afora.

O processo acontece a partir da adição de álcool (aguardente, álcool etílico ou vínico), que visa aumentar a estabilidade do vinho sem eliminar a condição de produto derivado 100% da uva.

O álcool da bebida destilada mata as leveduras responsáveis pela fermentação, fazendo com que sobre uma maior quantidade de açúcar não fermentado. Como o açúcar não é transformado em álcool, o resultado é uma bebida mais doce, forte e com maior teor alcoólico.

Quais são os vinhos fortificados mais famosos? 

Agora que você conhece o método de preparação, é hora de conhecer os exemplares mais famosos e estimados do mundo, juntamente com suas peculiaridades.

Vinho do Porto

Mundialmente conhecido, o vinho do Porto é produzido na região do Douro, norte de Portugal. É uma bebida naturalmente forte e doce, com teor alcoólico entre 19% e 22%. Seu processo de fermentação é interrompido com a adição de aguardente vínica dois ou três dias após o início.

Dica: Quero ter uma coleção de vinhos: por onde começar?

Madeira

Outro vinho português, esse fortificado na ilha da Madeira, é bastante forte e varia de seco a doce. Os secos acompanham muito bem aperitivos, enquanto os doces são servidos com sobremesas.

Os vinhos de Madeira são considerados os mais longevos do mundo. Alguns exemplares começam a ser vendidos apenas quando atingem 40 anos de envelhecimento!

Xerez

Também conhecido com o nome espanhol de Jerez, esse exemplar, ao contrário da maioria dos outros vinhos, é elaborado com uvas brancas. Sua fortificação ocorre tanto durante quanto depois da fermentação. O resultado são rótulos secos, mas com toques doces provindos do final do processo.

Marsala

Produzido na Sicília, esse é um vinho fortificado que recebe a adição de conhaque na sua produção. Desse procedimento, são gerados dois tipos de vinho.

O primeiro é jovem, com idade de 4 meses e concentração de álcool  de 17%. O segundo é chamado de Superiore, com a concentração alcoólica ainda maior (18%) e com um processo de envelhecimento de, pelo menos, dois anos.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Os vinhos fortificados são uma ótima opção para a expansão do paladar e para a busca de novas experiências. Esses exemplares possuem características únicas e difíceis de esquecer, se tornando uma ótima pedida para ocasiões especiais.

Agora que você conhece tudo sobre esses vinhos, já pode pesquisar os rótulos que mais tem curiosidade de provar! E para continuar por dentro do fascinante mundo dessa bebida, assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber mais conteúdos como esse.




Por
26/12/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!