Vinho frisante: entenda o que é e como harmonizá-lo corretamente


Vinho frisante: entenda o que é e como harmonizá-lo corretamente

Embora o consumo de vinho seja bastante associado ao inverno, à versatilidade da bebida permite que ela também seja degustada em outras estações do ano. Um bom exemplo é o vinho frisante, uma excelente opção para desfrutar em dias com clima quente.

Essa bebida leve, com uma pequena carbonatação, pode ser apreciada em brunches, almoços ao ar livre e pode ser o complemento ideal para seu momento de descontração entre amigos. Saiba mais sobre essa variedade logo abaixo.

O que é um vinho frisante?

Durante o processo de elaboração, a fermentação alcoólica ocorre através das leveduras, fungos que consomem os açúcares da fruta e transformam em álcool e gás carbônico. De maneira geral, o álcool fica dissolvido no líquido e o gás carbônico é liberado para a atmosfera. Contudo, no vinho frisante este gás será mantido, proporcionando à bebida uma delicada e refrescante gaseificação.

Você deve ter achado muito parecido com o processo de elaboração dos espumantes, porém a principal diferença é que os frisantes possuem menor quantidade de gás e, mesmo com o processo de gaseificação natural, a lei permite que o gás carbônico seja adicionado no momento da fermentação, de maneira artificial. Para que seja considerado frisante, no entanto, é necessário que seu conteúdo tenha entre 1,1 e 2 atmosferas de pressão a 20°C. Já nos espumantes, o gás carbônico sempre será proveniente das leveduras, e a quantidade será muito maior, ficando entre 5 e 6 atmosferas de pressão a 20°C.

Quais as opções de rótulos?

Os mais famosos vinhos frisantes são elaborados a partir das uvas da família Lambrusco, cultivada tradicionalmente na Itália. Também podemos ressaltar os Vinhos Verdes, tradicionais exemplares portugueses, que em sua maioria são frisantes. No entanto, é possível encontrar opções de outras variedades, como Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Merlot e Syrah. Além disso, existem bebidas desse tipo nas variedades brancas, tintas rosé para a alegria dos paladares diferenciados. 

Dica: Vinhos do Rio Grande do Sul: quais uvas se adaptam bem em cada região?

Como harmonizar o vinho frisante?

Por ser uma bebida considerada delicada, são opções muito fáceis de harmonizar, seja em suas versões doces ou mais secas.

Quem prefere harmonizar pela afinidade vai gostar de combinar o vinho frisante com alimentos igualmente leves. Saladas, quiches e sobremesas serão saboreadas com prazer ao fazer par com essa bebida.

Já quem gosta de ousar e busca contraste em suas refeições, vai gostar de saber que o frisante, por sua acidez marcante, pode ajudar a limpar a gordura do paladar em refeições mais pesadas, como peixes gordurosos e até mesmo carnes assadas.

O frisante tem um teor alcoólico em torno de 7%, o que o torna mais delicado do que os espumantes. Por isso, é uma bebida adequada para consumo durante o dia ou em aperitivos da refeição. Queijos, castanhas, patês, amêndoas e até embutidos são opções de beliscos para esse momento.

Se optar por servir durante as refeições, opções do mar são boas pedidas. Ceviche, sushi, peixes grelhados e camarão são deliciosos acompanhamentos para fazer bonito como anfitrião. Ao jantar, se preferir, pratos salgados, como pizza, também estão permitidos.

Conheça os produtos da Famiglia Valduga em nossa loja online!
Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Qual a melhor maneira de servir?

Sempre podemos valorizar o rótulo escolhido servindo adequadamente a bebida. Frisantes devem ser apreciados em taças menores, para que não haja perda do gás e sua temperatura se mantenha mais baixa. Além disso, muitos consumidores assíduos costumam apreciar frisantes nas tradicionais taças de espumante, mas lembre, que a taça ideal sempre ficará à sua escolha.

Não se esqueça de colocar o seu vinho frisante na adega antes de servir. A temperatura ideal para consumo desse estilo de vinho está entre os 6 e 8 ºC, o que explica a sensação de frescor tão apreciada por quem a bebe.

Quer saber mais sobre variedades de vinhos e como servi-los aos seus convidados? Curta a nossa página no Facebook e desbrave o maravilhoso mundo da enologia!




Por
04/09/2018

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!