Vinho e suco de uva integral: entenda as semelhanças e benefícios!


Vinho e suco de uva integral: entenda as semelhanças e benefícios!

Atualmente é muito difundido que consumir uma quantidade moderada de vinho por dia, proporciona diversos benefícios à saúde. Mas, você já ouviu falar nos proveitos que pode tirar do suco de uva integral?

Assim como no caso do vinho, essa bebida — que pode ser aproveitada por todos e sem restrições considerando as idades — também conta com propriedades bastante semelhantes e capazes de trazer ganhos importantes ao organismo.

Facilmente encontrado em supermercados, esse item que agrada à maioria das pessoas pode ser uma prazerosa opção para combater doenças cardíacas, reduzir o cansaço e auxiliar no emagrecimento.

Em vista disso, preparamos esse material para que você saiba tudo sobre o suco de uva integral e entenda como ele pode oferecer benefícios para o seu dia a dia. Confira!

Vinho e suco de uva integral: entenda as semelhanças

Aquela história de que uma taça de vinho faz bem para o coração não poderia ser mais verdadeira. Isso porque o vinho tinto é rico em flavonoides e compostos fenólicos, o que lhe confere uma potente atividade antioxidante e anti-inflamatória.

Os antioxidantes atuam na prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), redução do mau colesterol (LDL), diminuição da pressão arterial e melhora da função dos vasos sanguíneos.

Igualmente, o suco de uva integral é tão rico em antioxidantes quanto o vinho, pois os compostos fenólicos responsáveis por tantos benefícios à saúde estão presentes na casca das uvas escuras, como as encontradas nas produções do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Dica: É verdade que o vinho faz bem para o coração? Entenda esse e outros benefícios!

Benefícios do suco de uva integral

O suco de uva integral (assim como a uva e as folhas das parreiras) é um grande estimulante das funções hepáticas, sendo utilizado como base para a formulação de remédios para doenças no fígado.

Por combater a acidez sanguínea, essa bebida também é indicada às pessoas com problemas de excesso de consumo de carne. O suco da uva é um estimulante digestivo natural e valioso, uma vez que acelera o metabolismo e elimina o ácido úrico do organismo.

Além disso, ele ainda ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino nas funções do corpo, ação necessária para um fornecimento de energia de maneira constante e prolongada. O resveratrol, outro antioxidante presente na casca da uva tinta, tem a capacidade de ativar um conjunto de proteínas responsáveis por reparar as células, prevenindo o envelhecimento.

Contudo, é importante fazer uma distinção entre suco integral e suco de caixinha. Embora um copo do suco de caixinha tenha cerca de 70 kcal contra 120 kcal do suco integral, o primeiro conta com diversos aditivos e conservantes que podem fazer com que o metabolismo fique mais lento.

Logo, fica claro: apenas o suco de uva integral é capaz de fornecer todos os benefícios citados acima ao organismo, pois ele possui apenas o real néctar da uva e, em sua maioria, não contém adição de açúcares.

Clique no banner abaixo e confira todos os rótulos da Famiglia Valduga!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Aumento do gosto do brasileiro

Com todas as vantagens oferecidas ao corpo e sem a presença de álcool, nos últimos 5 anos, o consumo de suco de uva integral disparou no Brasil, aumentando a safra e a produção da bebida em mais de 100%.

Parte desse aumento se deve, justamente, ao valor nutricional e aos benefícios cientificamente comprovados do suco de uva ao organismo. A alta qualidade das uvas plantadas para a fabricação e a consequente melhora da cor, da densidade e do sabor do suco também ajudaram a contribuir para o aumento do consumo desse item tão terapêutico.

O suco de uva integral é uma bebida bastante universal, já que qualquer pessoa pode consumi-lo e aproveitar todos os benefícios nele contidos. Agora que você conhece como pode tirar proveitos de mais esse néctar da uva, comece hoje mesmo a incluir essa opção na sua mesa!

Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo e confira as melhores opções de suco de uva integral do mercado!




Por
15/09/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!