Tudo o que você precisa saber para planejar sua festa de réveillon


Tudo o que você precisa saber para planejar sua festa de réveillon

Parece absurdo, mas o momento está aqui: mais um ano está chegando ao fim. O tempo realmente voa e antes que nos demos conta, já é o momento de mais uma festa de réveillon. Desta vez a organização dela é de sua responsabilidade e você está desesperado, sem saber exatamente por onde começar? Não se preocupe!

O primeiro passo é ter em mente o verdadeiro significado da festa da virada de Ano Novo. Para muitos, essa comemoração é muito mais do que uma desculpa para apreciar um belo cardápio e provar ótimas bebidas. Ela é um símbolo de renovação e uma lembrança de que podemos recomeçar tudo e ter uma nova chance de ter um ano muito melhor.

O termo réveillon tem origem da palavra francesa réveiller, que em tradução literal, quer dizer ‘’fazer parar de dormir’’ ou ‘’acordar’’. Por isso, o réveillon é o despertar de um novo ano e devemos acordá-lo em grande estilo para que tudo dê certo no período que se inicia com a virada.

Independentemente de suas crenças ou desejos, saiba que organizar uma festa de réveillon não é tão difícil quanto parece. A seguir, veremos algumas boas dicas para tornar esse processo muito mais simples e ajudá-lo a caprichar nessa comemoração e agradar a todos os convidados. Vamos lá? Boa leitura!

Defina seu orçamento para a festa de réveillon

Antes de qualquer coisa, é extremamente importante que um planejamento financeiro seja feito, assim como ocorre em empresas dos mais variados setores e até mesmo os negócios de pequeno porte. Esse controle é muito importante para que nada saia das rédeas e evita verdadeiros desastres em qualquer tipo de comemoração.

O primeiro passo para fazer o controle financeiro, que nesse caso é caracterizado na forma de um simples orçamento, é definir a quantidade de dinheiro disponível para organizar a celebração. Depois, esse montante será dividido nas áreas correspondentes (alimentação, bebidas, decoração, etc.) de acordo com a prioridade e a importância que cada uma delas tiver.

A partir daí, fica muito mais fácil verificar quais serão os gastos tidos com cada uma das áreas. Com isso, você pode definir quais bebidas comprar, quantos pratos fazer e, obviamente, quantas pessoas convidar para a festa de réveillon.

Outro ponto super importante é garantir uma caixinha, ou seja, guardar uma certa quantidade além do necessário. Esse valor é fundamental para suprir possíveis imprevistos que muito provavelmente ocorrerão. Eles podem vir nas mais diversas formas e podem ser responsáveis por estragar a sua festa caso você não possa superá-los rapidamente.

Outra vantagem de estabelecer um orçamento é prevenir aquela indesejada ida ao mercado ou lojas ‘’em cima da hora’’. Afinal, quem nunca compareceu a uma festa em que as bebidas acabaram no meio da noite, não é mesmo? Temos certeza que isso não ocorrerá com a sua se você se organizar!

Escolha o melhor local para as festividades

Com o orçamento em mãos, é chegada a hora de definir onde será feita a sua festa. Uma opção mais simples e sem dúvida menos onerosa é realizar a comemoração em sua casa ou na casa de algum amigo. Assim, você economiza as diárias e taxas que fazem parte do aluguel de algum espaço.

Alugar salões de festa também é uma boa pedida, especialmente se você mora em condomínios, já que muitos oferecem essa possibilidade dentro das próprias dependências. Salões de terceiros também podem ser alugados para garantir mais espaço para abrigar a todos os convidados.

Outra opção, um pouco mais cara, é alugar um apartamento com uma vista privilegiada (especialmente se você reside em cidades longe do mar e queira observar a queima de fogos no litoral). Uma maneira de deixar esse valor um pouco mais leve é dividir as despesas do aluguel com alguns amigos ou familiares que estarão aproveitando o espaço.

Essa dica é bacana porque traz uma experiência mais completa e clássica do réveillon, mas nada impede que a festa seja igualmente inesquecível caso você esteja longe do mar e observe a queima de fogos de sua sacada ou até mesmo pela televisão.

O que realmente importa é a organização do evento e a possibilidade de estar próximo daqueles que você ama durante esse momento tão especial e carregado com o simbolismo de renovação. Por isso, não se preocupe: embora a localidade possa ser um diferencial, não será ela que definirá o sucesso e qualidade de sua festa de réveillon.

Prepare a lista de convidados

Definiu o orçamento e escolheu o local ideal para que a festa ocorra? Então, chegou a hora de definir quem será convidado para a sua grande comemoração da virada de ano.

Infelizmente, muitas vezes é impossível convidar todos aqueles que amamos e queremos por perto para esse tipo de festa, seja pelas limitações de espaço, de orçamento ou até mesmo porque muitos viajam para outros lugares e ficam impossibilitados de nos visitar. Além disso, nos casos em que nós viajamos, nem sempre todos podem se deslocar até a cidade escolhida.

Por isso, nesses casos, organizar a lista de convidados, geralmente, é um pouco mais simples do que o que ocorre em uma festa de Natal, por exemplo. Ainda assim, é preciso realizar o processo em algumas etapas distintas para garantir que ninguém será esquecido.

Anote todas as pessoas que você gostaria de convidar (sempre pensando que cada uma delas trará pelo menos um acompanhante) e selecione aquelas que são realmente indispensáveis. Separando-as em ordem de prioridade, fica muito mais fácil confirmar a presença e preencher as vagas daqueles que não poderá comparecer.

Ao fazer os convites, seja bem claro sobre o número de acompanhantes liberados e seja sincero sobre o motivo. Afinal, você está organizando a festa e não pode ter surpresas desagradáveis de última hora, que afetarão no seu planejamento.

Escolha o cardápio para a festa de fim de ano

A ceia do Ano Novo é um dos pontos altos de qualquer festa de réveillon. É nesse momento que todos se reúnem de fato e ceiam em conjunto, conversando sobre as expectativas que têm para o ano que se inicia e como pretendem superar os obstáculos impostos pela vida nessa nova fase.

Esse momento de integração e intimidade, é claro, só pode ser possível caso a refeição seja realmente saborosa e com muita qualidade. Nessas festas, podemos capturar alguns elementos da ceia natalina, mas normalmente essa comemoração pede alimentos ainda mais delicados e coloridos do que a ceia de Natal.

Por isso, capriche nos elementos da natureza e faça pratos mais frescos, que combinem bem com o calor do verão brasileiro. Frutas, legumes, peixes, carnes brancas e frutos do mar, por exemplo, são ótimas opções. Entradas e petiscos com queijos também caem super bem e são muito democráticos quando queremos harmonizá-los.

Não dá para deixarmos alguns pratos típicos do réveillon de fora da mesa, como uma suculenta e bem temperada lentilha, ou mesmo um porco assado acompanhado de um denso molho barbecue. 

Vale lembrar que é muito importante que a ceia seja composta por uma refeição completa, ou seja: entradas, prato principal e sobremesa, além dos aperitivos. Assim, há muitas possibilidades para brincar com os sabores e agradar a "gregos e troianos" com o seu menu caprichado.

Na hora de convidar as pessoas, pergunte-as sobre possíveis intolerâncias, alergias ou restrições alimentares (como é o caso de algumas religiões ou de pessoas vegetarianas ou veganas, etc.). Assim, você garante que todos sairão bem alimentados e satisfeitos de sua festa de réveillon.

Decida as bebidas que serão servidas

Muitas pessoas veem as bebidas como um menu totalmente a parte dos pratos servidos durante a noite, mas na realidade, os dois caminham juntos e um complementa o outro de maneira única. Por isso, para escolher as bebidas, é fundamental que o cardápio esteja bem definido.

A partir das refeições escolhidas, é possível escolher as bebidas que mais harmonizam com aqueles pratos. Afinal, muitas delas serão consumidas durante o jantar ou enquanto beliscamos os aperitivos. Outro fator a ser considerado é a quantidade, para que ninguém fique sem bebidas, pois para quem adora bons drinks (como nosso caso), a ausência deles os deixará chateados.

Outro ponto muito importante é levar em consideração a época do ano em que estamos. Os vinhos para o réveillon, por exemplo, devem ser mais frescos e leves, como é o caso dos espumantes, dos vinhos rosés e de drinks feitos a partir dessa bebida indispensável.

Além disso, podemos servir outras opções de bebidas alcoólicas, como as cervejas. Escolha também aquelas que harmonizam melhor com os pratos e, obviamente, com a temperatura média da cidade em que você reside. O gelo também é muito importante para manter tudo com a melhor qualidade possível.

Por fim, não podemos esquecer que nem todas as pessoas são fãs ou consomem bebidas alcoólicas. Por isso, opções como sucos e refrigerantes são muito importantes, até mesmo para garantir que as crianças não fiquem de fora das refeições. Uma opção que tem caído no gosto dos brasileiros são os chás gelados, muito delicados e refrescantes. 

Invista em uma bela decoração de réveillon

Você já parou para pensar no que compõe uma boa decoração para uma festa de réveillon? Deixam de ser protagonistas as luzes de natal e as menções ao Papai Noel, e entram outros elementos completamente diferentes. Basta observar: o nosso Natal é altamente inspirado nas decorações norte-americanas, com muita neve, mas o Ano Novo tem características com maior brasilidade.

Por isso, nessa festa, é possível abrir a cabeça e deixar a imaginação voar. A decoração pode ser de absolutamente tudo o que você quiser, mas uma coisa é clara: ela deve ser fortemente iluminada e muito caprichada. Afinal, o ponto alto da virada é justamente a queima de fogos.

Esse espetáculo de luz reflete bem o que é esperado de uma decoração de Ano Novo. Uma boa dica, por exemplo, é caprichar nas cores e utilizar elementos de nosso país para compor o clima. Flores e frutas são boas pedidas para deixar o ambiente bonito e muito colorido.

Outra dica é fazer ambientes com muito branco, simbolizando a paz, e caprichar nos detalhes (que devem ser coloridos para criar um contraste interessante). Assim, todas as cores e seus símbolos tão famosos podem ser representados na decoração.

Além disso, você pode ir além e criar uma festa completamente temática, com vestimentas adequadas e tudo mais. Um exemplo é o lual, que traz elementos havaianos e garante um ambiente muito bonito e fotos inesquecíveis.

Selecione músicas ideais para a festa

Todos concordamos que uma festa sem música nunca estará completa. Os elementos sonoros são a alma da comemoração e embalam todos os momentos, criando um clima específico e garantindo que todos se divirtam da melhor forma possível.

Por isso, criar uma playlist bacana e que agrade a todos os envolvidos é muito importante e também é responsabilidade do organizador. Tente navegar pelos mais diversos estilos musicais e escolher músicas alto-astral, que faça com que todos possam dançar, cantar e, de sobra, dar muitas risadas.

Misture canções antigas (a nostalgia é algo muito bacana, até mesmo em festas que simbolizam a novidade) e atuais. Outra dica legal é pedir a opinião dos convidados sobre artistas que não podem ficar de fora ou até mesmo criar uma playlist compartilhada, em que todos possam selecionar músicas e participar mais ativamente de alguns pontos da organização do evento.

Outra opção muito interessante envolvendo as músicas é o bom e velho karaokê. Essa brincadeira é muito divertida e garante boas risadas e lembranças para todos os envolvidos. Caso não exista a possibilidade de alugar a máquina, não tem problema: você pode organizar o seu próprio show de calouros em família.

Independentemente do que for decidido, a música é fundamental para as festas e não pode ficar de fora. Por isso, capriche e divirta-se criando uma seleção democrática e que agrade a todos, com grandes clássicos e novidades que todos adoram!

Faça com que todos os convidados se divirtam

Gostou da ideia do karaokê ou do show de calouros? Mesmo que essa não seja bem a praia de seus convidados ou não combine em nada com o seu evento, é fundamental garantir a diversão de todos aqueles que participarão da sua festa. Afinal, não existe silêncio ou marasmo em uma festa de Ano Novo!

Além de conversar, botar o papo em dia e se divertir com os ‘’causos’’ contados pela galera, é muito importante oferecer um entretenimento de qualidade que vá muito além das músicas escolhidas para ambientar a festa.

Em uma festa mais despojada como a que propomos nesse post, há várias opções de diversão possíveis, que dependerão muito do espaço disponível, do estilo de sua comemoração e do perfil daqueles que foram convidados. Independentemente disso, é possível investir em outras atrações que fazem a cabeça de todos os envolvidos.

Para os que não querem ou não podem investir um dinheiro extra, algumas opções baratas garantem o sucesso e a diversão da galera. Um bom e velho filme, por exemplo, é sempre infalível e garante a distração por um bom tempo.

Outra opção são os jogos de videogame, tanto os consoles mais clássicos (que tal organizar um campeonato?) ou até mesmo os mais modernos e interativos, como aqueles jogos de dança. Deixe sua imaginação voar e capriche na diversão!

Organize brincadeiras para garantir a diversão de todos

Se você não tem acesso a esse tipo de coisa, não se preocupe: é perfeitamente possível fazer com que todos os seus convidados se divirtam gastando muito pouco ou até mesmo praticamente nada.

As brincadeiras podem ser organizadas com muita facilidade e fazem com que todos participem, até mesmo a criançada. Uma ideia bastante comum é a do ‘’inimigo secreto’’ que, ao contrário do que acontece no Natal, traz presentes inusitados e um tanto quanto duvidosos.

Outras opções são o bingo, que faz a cabeça de pessoas de qualquer idade, as caças ao tesouro e até mesmo brincadeiras muito antigas, como a dança das cadeiras. O réveillon é uma ótima desculpa para voltar às origens dos tempos de criança e abstrair completamente em meio a seus amigos e familiares.

Além disso, os bons e velhos jogos de tabuleiros (quem não sente saudade de jogar Detetive ou Jogo da Vida?) são uma opção garantida de distração para qualquer pessoa. Eles são conhecidos por estimular o cérebro e trazer uma série de benefícios.

Por isso, não se acanhe e organize as brincadeiras de acordo com o que seu orçamento possibilitar. O que importa é a diversão, que pode ser alcançada mesmo com valores menores. Muitas vezes, a graça está justamente na simplicidade, que pode surpreender bastante!

Não se esqueça das crianças

Estamos falando sobre brincadeiras e por isso, precisamos mencionar as crianças que serão convidadas para a festança. Elas não podem ser deixadas de lado e merecem um cuidado especial por parte do organizador da festa de réveillon. Isso demonstrará que você realmente se importa com os seus convidados e aumentará a satisfação de todos.

Primeiramente, a preocupação se inicia pela alimentação dos pequenos. Sabemos que muitas vezes eles não se interessam pelas refeições de adultos e por isso, preparar lanchinhos e pratos especialmente para essa galerinha é muito importante para mantê-los bem nutridos durante a festa.

A hidratação também é muito importante e, de preferência, é recomendado que existam opções para fazer com que eles fujam dos refrigerantes. Sucos naturais de frutas variadas ou geladinhos (conhecidos em algumas regiões como sacolés) de frutas também são uma boa opção para hidratar e refrescar.

Todavia, deixá-los em segurança é muito importante. Por isso, reserve um espaço (que pode ser no quintal ou até mesmo um cômodo estrategicamente mais vazio) para que eles possam assistir aos programas que quiserem na televisão ou brincarem da maneira que preferir (lembre-se que as crianças se organizam rapidamente e criam as mais diversas brincadeiras sozinhas).

Por fim, tente incluí-las nas brincadeiras organizadas por você. Ensine as regras dos jogos e mostre que elas também fazem parte da festa, deixando-as participar de todos os jogos e dinâmicas assim como os seus pais fazem. Isso fará com que elas se sintam especiais e que se lembrem desse momento por muitos anos!

Prepare um bom ambiente para os animais de estimação

Por fim, a nossa dica vai para as casas que tenham pets e que estarão por lá durante a comemoração. Como sabemos, a maioria dos bichinhos de estimação têm um medo enorme dos fogos de artifício devido ao grande barulho feito por eles e, portanto, organizar um ambiente seguro para que eles fiquem também é parte fundamental do planejamento de uma festa de réveillon.

Afinal, problemas com os animais (como fugas ou machucados) podem estragar qualquer festa, por isso, o primeiro passo é cortar bem as unhas de seus bichinhos, evitando uma série de acidentes.

Depois, prepare o ambiente ideal para que eles fiquem. O mais recomendado é isolá-los em um cômodo durante a queima de fogos. As janelas e portas devem estar fechadas (podemos até mesmo colocar tecidos nas frestas para abafar ainda mais o som) e objetos potencialmente cortantes devem ser completamente removidos do local. Tente evitar utilizar coleiras ou roupinhas, para que ele se sinta mais à vontade e relaxado. 

Coloque a caminha ou paninhos com o cheiro dos tutores no local, garantindo que eles se sintam seguros e confortáveis. Deixe comida e água à vontade e faça também um lugar para que eles se escondam (embaixo da cama ou dentro de uma caixa, por exemplo). Outra dica interessante é, no caso de cães, inserir um chumaço de algodão em seus ouvidos, o que fará com que os sons sejam menos altos. 

Para quem possui outros bichinhos de estimação também existem dicas valiosas. Os pássaros devem ficar em suas gaiolas, devidamente cobertas e isoladas. Hamsters e porquinhos da índia também precisam ficar em suas gaiolinhas para evitar acidentes e fugas, que são bem comuns nessa época.

Gostou de conhecer dicas para organizar a festa de réveillon? Acredita que essas ideias podem ajudá-lo? Então, mãos à massa! Chegou a hora de cair em campo e começar a colocar tudo na ponta do lápis e comprar o que for necessário para garantir uma comemoração memorável e significativa para você e todos os seus amigos e familiares!

Não perca nenhuma de nossas novidades e postagens mais recentes! Assine a newsletter e receba os novos conteúdos diretamente em seu endereço de e-mail. Para isso, basta preencher a caixa correspondente e enviar e pronto! Você está cadastrado e ficará por dentro de todos os novos artigos. Desejamos a você boas festas e um próspero Ano Novo, regado a muito espumante, é claro. Cheers!




Por
26/12/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!