8 rótulos de vinho que vão te deixar boquiaberto pela beleza


8 rótulos de vinho que vão te deixar boquiaberto pela beleza

Ficar totalmente hipnotizado pela beleza do rótulo de um vinho e decidir comprá-lo só para poder apreciar minuciosamente a garrafa pelo tempo que quiser. Praticamente todo o apreciador de vinho já passou por esse tipo de experiência.

E não é para menos! Afinal, quando se trata de vinhos, todos os elementos que o compõem importam e influem diretamente na decisão de degustá-lo ou não. Inclusive o rótulo.

Não por acaso, são muitas as vinícolas mundo afora que têm investido pesado no bom design e na elaboração de rótulos de vinho capazes de deixar até mesmo o enólogo mais exigente boquiaberto.

Além de conter as informações básicas e tradicionais, como nome, região produtora, teor alcoólico e ano de safra, rótulos bem desenhados também agregam personalidade, exclusividade, humor e sentimento a cada garrafa.

E justamente por terem um peso tão significativo na decisão de compra e por agregarem elegância e sofisticação à bebida, listamos no post de hoje 8 rótulos de vinho que são um verdadeiro presente para os olhos e que todo o amante da bebida tem que conhecer. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Edição especial Luiz Valduga - Casa Valduga

Como não poderia deixar de ser, abrimos essa lista com um vinho brasileiro, produzido pela vinícola gaúcha Casa Valduga. Considerado o vinho ícone produzido pela empresa, o Luiz Valduga é uma edição especial, criada em homenagem ao patriarca da família e fundador da vinícola, Luiz Valduga.

Edição especial Luiz Valduga - Casa Valduga
Clique na imagem acima e confira os detalhes do produto!

Lançado em junho de 2016, após 10 anos de elaboração, apenas 3000 unidades do vinho foram disponibilizadas para a venda. A embalagem traz simbolismos que aludem à história da Casa Valduga: uma peça de metal, simbolizando a força e a perseverança de Luiz Valduga; pedaços de madeira retirados de barris de carvalho que armazenavam o vinho tinto e pequenas pedras de basalto, minério bastante comum no solo do Vale dos Vinhedos, região onde a família Valduga se estabeleceu ao chegar ao Brasil.

Cada garrafa de Luiz Valduga foi armazenada individualmente em uma caixa que traz no fechamento o símbolo da família, o que deixou o visual final impressionante, elegante e sofisticado. Uma embalagem e um rótulo incríveis, para um vinho igualmente estupendo. Não é à toa que o projeto foi um dos ganhadores do prêmio "Grandes Cases de Embalagem 2016".

Dica: 5 dicas para aproveitar o inverno com um bom vinho

2. Vinhos com rótulos em braile - Lazarus Wines

Esse brilhante projeto desenvolvido em La Rioja, na Espanha, é único no mundo. Todos os vinhos produzidos pela Lazarus Wines são feitos por especialistas cegos. Altamente treinados na função e com a vantagem de possuir o sentido de olfato e paladar mais aguçados do que a média populacional — fato comum em quem não conta com um dos cinco sentidos —, os vinhos produzidos pela casa são excelentes.

Vinhos com rótulos em braile - Lazarus Wine
Fonte: http://historiasevinhos.blogspot.com.br/2011/06/arte-para-os-vinhos-rotulos-criativos-e.html

E o mais interessante: os rótulos, desenvolvidos pela empresa de design espanhola Baud, são em braile! Obviamente, há também informações escritas no alfabeto corrente, para que todos possam apreciar os vinhos produzidos pela Lazarus. É a inclusão chegando ao mundo dos vinhos!

3. Rótulos sem papel - Root 1

A Root 1 é uma vinícola chilena, produtora de excelentes vinhos, feitos a partir de uvas comuns na região andina: Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Carmenere Pinot Noir. Porém, apesar da qualidade indiscutível das bebidas produzidas pela casa, o que mais chama a atenção nos vinhos da Root 1 são os seus rótulos.

Rótulos sem papel - Root 1
Fonte:https://www.wine.com.br/wineinfo/hotsite/produtor/root/

Ao contrário da esmagadora maioria das garrafas de vinho, os produzidos pela empresa chilena não trazem rótulos em papel. O gráfico, contendo as informações sobre a bebida e lindos desenhos representando árvores com longas raízes, são impressos diretamente na garrafa, produzindo um resultado final absolutamente arrebatador.

4. Rótulos inspirados em arte aborígene - Manikay Wines

A Manikay Wines é uma vinícola australiana que chegou ao mercado mundial recentemente. Afim de celebrar suas origens, a marca contratou o designer Jeff Hester para a criação de rótulos inspirados na arte aborígene.

Rótulos inspirados em arte aborígene - Monikay Wines
Fonte:  http://www.thedieline.com/blog/2014/5/8/manikay-wine

O resultado, brilhante, traz desenhos coloridos circulares, representando o Outback, famoso deserto australiano.

5. Rótulo buquê - Blossom

A garrafa de Cava Brut da vinícola finlandesa Blossom é de encher os olhos. O design da embalagem, criado pela empresa PackLab, recria um buquê de tulipas quando se segura a garrafa pelo gargalo. Um lindo e romântico presente.

Rótulo buquê - Blossom
Fonte:http://archemon.com/top-10-kreatywne-opakowania/

6. Kvassay Wine  - Kvassay

A vinícola húngara Kvassay também não fica atrás quando o assunto é lançar vinhos em garrafas muito bem desenhadas. O maior exemplo é o Kvassay Wine, uma mescla das uvas Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Para esse trabalho, a empresa contratou o designer Eszter Misztarka, que escolheu a caverna como ícone central do projeto, baseado no significado do nome da região onde a bebida é produzida: Remete-dűlő, que significa "o consolo do eremita".

Kvassay Wine - Kvassay
Fonte:https://www.behance.net/gallery/16134769/KVASSAY

Mesclado com esse conceito, o designer agregou o símbolo grego Ômega à embalagem, que representa o início e o fim de todas as coisas. O chamado "anel de glicerina" que se forma nas bordas da taça, característico de vinhos tintos de alta qualidade, também foi inspiração para a criação do rótulo.

7. Rótulos com personalidade - Gut Oggau

A Gut Oggau, vinícola austríaca, produz nove diferentes tipos de vinhos. Levando em consideração que cada um deles possui suas características, idades e variações próprias, a empresa contratou o designer Jung V. Matt para criar e desenhar diferentes garrafas e embalagens.

Rótulos com personalidade - Gut Oggau
Fonte:http://lovelypackage.com/gut-oggau/

Baseado na premissa de que, assim como os seres humanos, cada vinho tem sua própria personalidade, o designer deu um rosto, uma história e um nome distinto para cada um dos vinhos da casa. Resta provar cada um deles e descobrir qual é o seu personagem preferido!

8. Rótulo Villa-Lobos - Casa Valduga

Fechando a lista de vinhos com rótulos incríveis e que marcaram a história por seu design criativo e arrojado está o rótulo Villa-Lobos, também produzido pela Casa Valduga.

Esse Cabernet Sauvignon foi lançado em 2009, em comemoração ao cinquentenário da morte de Heitor Villa-Lobos, o maior compositor erudito da história da América. A seleção das mais finas uvas Cabernet Savignon resultou em uma bebida elegante, única e sofisticada.

Rótulo Villa-Lobos
Clique na imagem acima e confira os detalhes do produto!
 

O vinho, envolto em delicado papel de seda com impressões de trechos das Bachianas Brasileiras — série de nove composições consideradas a obra-prima de Villa-Lobos — teve edição limitada a 10 mil unidades.

Parte do valor arrecadado com as vendas foi revertida à Academia Brasileira de Música, sediada no Rio de Janeiro e fundada pelo próprio Villa-Lobos. O objetivo central da Academia é promover projetos e ações que envolvam jovens de baixa renda e música erudita.

Adquira os vinhos da Famiglia! clicando no banner abaixo!

Adquira os vinhos da Famiglia

Também ficou boquiaberto pela beleza dos rótulos de vinho apresentados no post de hoje? Então não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e contribua para que mais pessoas conheçam esses incríveis trabalhos!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!