Receitas com vinho: como harmonizar massas com bacon e vinho?


Receitas com vinho: como harmonizar massas com bacon e vinho?

A cada dia o bacon tem sido cada vez mais adorado e incorporado à gastronomia brasileira. Famosa e muito utilizada pelo mundo afora, essa iguaria deliciosa cai bem em diversos pratos e receitas. Porém, na hora de pensar em uma combinação de massas, bacon e vinho, existem algumas dicas que ajudam a indicar o caminho certo para acertar em cheio na harmonização.

Mesmo com toda a versatilidade do toucinho, é preciso escolher bem os ingredientes e o vinho que o acompanha para criar uma combinação equilibrada e saborosa.

Neste post nós iremos falar sobre algumas receitas com vinho, em especial as massas, e como deve ser feita a harmonização entre a bebida e os demais ingredientes, para montar um sabor único e inesquecível na sua refeição. Confira!

O bacon, o vinho e as massas

Devido ao seu paladar intenso, salgado e defumado, é comum harmonizar o bacon com o vinho tinto. Algumas receitas utilizam os dois ingredientes para dar origem a molhos para carnes e aves. Mas também é possível — e delicioso — criar combinações para utilizá-los sobre uma bela massa.

Um bom exemplo é o espaguete ao vinho tinto com bacon crocante. A massa é cozida na bebida e não na água, deixando-a com todo o sabor e coloração do vinho.

Depois de cozida, basta fritar o bacon para deixá-lo crocante e, depois, refogar os temperos de sua preferência em uma frigideira à parte. Feito isso, deve-se adicionar a massa na frigideira, junto com uma colher do vinho utilizado no cozimento. Para finalizar, polvilhe o bacon crocante por cima. Para apreciar, pode utilizar o mesmo vinho utilizado na receita, aqui, o ideal é utilizar um vinho de corpo médio, para que não fique tão forte como por exemplo os da uva Merlot. 

Dica: Guia de Harmonização de Vinhos com pratos apimentados

Pasta à Matriciana: bacon e o vinho branco juntos

O sabor forte e defumado do bacon casa muito bem com os vinhos tintos, mas isso não significa que usá-lo com um vinho branco também não possa funcionar bem. Um dos pratos mais famosos da culinária italiana é o macarrão à Matriciana, uma receita de molho que promove essa mistura encantadora.

A receita original vem da província de Amatrice, na região italiana de Lazio, e na verdade não leva bacon, mas sim o guanciale, uma carne parecida com o bacon, mas retirada das bochechas do porco. Devido ao preço e à dificuldade de encontrar o guanciale, quase todas as adaptações modernas do Matriciana levam toucinho em sua receita.

Para fazer essa delícia, deve-se refogar o bacon em sua gordura até dourar. Tire da panela e reserve. No mesmo recipiente, cozinhe tomates maduros ou pelatti com queijo pecorino, depois coloque o vinho e o bacon novamente. Neste caso, o vinho deve ter ser ter um bom corpo e boa acidez para acompanhar o tomate e para que deixe um pouco do seu sabor no molho. Deixe tudo cozinhar por alguns instantes e sirva com bastante queijo ralado! Se quiser apreciar sua receita com o mesmo vinho, tome cuidado para que ele de boa acidez, assim você terá uma combinação harmoniosa

Pasta à Carbonara: quando o vinho harmoniza na taça, não no prato

Até agora mencionamos formas de unir massas, vinhos e bacon em uma receita. Desta vez, vamos falar sobre como combinar o macarrão à Carbonara (um clássico irretocável da gastronomia na Itália) com uma boa taça de vinho.

Para quem não sabe, o macarrão à carbonara leva ovos, bacon e muito queijo, uma combinação para lá de interessante e que cai muito bem com um vinho branco.

Toda a intensidade do queijo pecorino (ou parmesão) soma-se ao sabor do bacon e dos ovos, criando um paladar bem intenso, que contrasta de maneira harmoniosa com a finura e elegância de um bom vinho branco encorpado, como um Chardonnay.

Mas se você não abre mão de um bom tinto, a pedida é um Cabernet Sauvignon mais suave e menos encorpado. Cuidado para não fazer seu vinho "brigar" com o sabor forte do bacon e dos demais ingredientes!

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Essas são algumas dicas de receitas com vinho, bacon e massas para você inovar e surpreender seu paladar! Lembre-se de que um bom vinho faz toda a diferença no seu prato.

Gostou das nossas dicas de receitas com vinho? Então curta nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de mais dicas e conteúdos que envolvem o universo do vinho e da gastronomia!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!