Queijo feta e vinhos: como harmonizar?


Queijo feta e vinhos: como harmonizar?

A harmonização de vinhos compreende um amplo universo de combinações — a escolha errada do vinho como acompanhamento de um prato pode tornar a experiência gastronômica pouco agradável. Por isso, é necessário estar atento. Neste post, falaremos sobre harmonização de diferentes vinhos com o queijo feta, uma iguaria da culinária grega. Acompanhe!

O queijo feta

É feito a partir do leite de cabra e do leite de ovelha. Esse produto, tão tradicional na culinária grega, tem um sabor peculiar, coloração branca e baixos níveis de gordura.

Sua textura pode ir de muito macia a levemente consistente, variando também o seu teor de sal, que pode ser brando ou salgado. Este tipo de queijo não apresenta furos nem casca sobre a sua superfície, assemelhando-se visualmente aos queijos frescos brasileiros.

O feta é parte da alimentação diária dos gregos, sendo servido com saladas, carnes cozidas ou grelhados ou pão e outros ingredientes, em um sanduíche. Além disso, ele também pode rechear massas folhadas e outros pratos tradicionais gregos, como o ktipiti (uma espécie de queijo processado).

Dica: Veja também como combinar queijo Gruyère e vinhos.

Em alguns países, produtores fabricam uma réplica do queijo feta a partir do leite de vaca. No entanto, o alto teor de gordura desse tipo de leite altera o sabor, a textura e outros aspectos do queijo — que, para muitas pessoas, sequer pode ser considerado feta.

A harmonização de vinhos

Os vinhos tintos

Os queijos frescos, em geral, não caem bem com vinhos tintos fortes. Afinal de contas, o amargor dos taninos presentes nesses tipos de bebida oculta as delicadas nuances dos leites de cabra e de ovelha. Além disso, o sabor forte desses vinhos choca com a acidez presente no queijo feta.

RAÍZES TERROIR CABERNET SAUVIGNON  GRAN RAÍZES CORTE 

Clique nas imagens acima e confira mais detalhes dos produtos!

Os vinhos brancos

Esse estilo de vinho tem como característica marcante a suavidade e leveza. Além do frescor da bebida, a acidez dialoga bem com os queijos frescos — caso do feta. Já a delicadeza desse tipo de queijo pede algo mais leve para acompanhar.

Os aromas frutados dos vinhos brancos são capazes de contrabalancear a acidez do queijo sem causar um contraste muito intenso nem qualquer outro tipo de estranheza para o paladar.

Vinhos elaborados a partir de uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc são uma ótima pedida para acompanhar o queijo feta.

ORIGEM CHARDONNAY RAÍZES TERROIR SAUVIGNON BLANC 

Clique nas imagens acima e confira mais detalhes dos produtos!

Os espumantes

Servido tradicionalmente em pratos do verão mediterrâneo, o queijo feta acompanha muito bem as saladas e outros tipos de pratos frios. Enfim, ele é definitivamente um queijo leve e, por que não dizer, refrescante.

E, quando o assunto é frescor, devemos nos lembrar sempre dos espumantes. Esses vinhos são servidos em temperaturas mais baixas e acompanham muito bem os pratos frios. A leveza do brut pode ser o par perfeito para esse e para outros tipos de queijos frescos.

Conheça todos os produtos da Famiglia cliacando no banner abaixo!

Conheça todos os produtos da Famiglia

Você gostou das nossas dicas de harmonização de vinhos com o queijo feta? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e impressione os seus amigos que também são enófilos!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!