Pizza e vinho: 8 combinações deliciosas


Pizza e vinho: 8 combinações deliciosas

A versatilidade dos vinhos faz deles acompanhamentos perfeitos para os mais diversos alimentos, desde carnes de caça até frutos do mar. Para cada refeição é possível encontrar uma bebida que deixe o momento ainda mais completo e saboroso. Até mesmo refeições rápidas podem ser melhor apreciadas quando harmonizadas, como a inigualável combinação de pizza e vinho.

É certo que os tintos, em geral, dominam esse cenário. Isso acontece porque a massa da pizza e o molho de tomate harmonizam muito bem com esse estilo de vinho. Porém, existem muitas opções de recheios que permitem diversas combinações.

Neste post, vamos entender como surgiu o Dia da Pizza e listar 8 combinações de pizza e vinho que ficam deliciosas! Compilamos aqui alguns rótulos com bons preços e de alta qualidade para acompanhar a sua "redonda" de preferência. Confira a nossa lista e bom apetite!

História do Dia da Pizza

No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho. O prato consiste em um disco de massa, coberto com molho de tomate e recheado com ingredientes variados, como queijos, carnes, legumes e ervas. Algumas pizzarias nacionais oferecem até pizzas doces, feitas com frutas, chocolate ou leite condensado.

Os italianos são os criadores da pizza. Entretanto, existem diversas hipóteses para os primórdios do prato. A principal teoria diz que, três séculos antes de Cristo, os povos fenícios produziam pães e acrescentavam coberturas de carne e cebola. Esses pães eram redondos e achatados como um disco. Depois, a mistura foi adotada pelos turcos, que optavam por usar coberturas à base de iogurte fresco e carne de carneiro.

No Brasil, São Paulo é conhecida como a capital nacional da pizza — devido a forte imigração italiana na cidade. Muitas pizzarias fazem festas com promoções ou descontos para comemorar esse dia com muitas fatias!

A data de comemoração do Dia da Pizza foi instituída em 1985, pelo secretário de turismo da época, Caio Luís de Carvalho. Naquele ano, um concurso estadual em São Paulo visava eleger as 10 melhores receitas de pizzas de mussarela e margherita. O evento foi um sucesso e o secretário escolheu a data do encerramento, 10 de julho, como dia oficial para a comemoração.

Dica: Identifique diferentes características do vinho

Como harmonizar pizza e vinho

Encontre o seu sabor favorito e faça a melhor harmonização entre pizzas e vinhos!

1. Calabresa (ou pepperoni) e Cabernet Sauvignon

Pizzas com embutidos, como é o caso da calabresa e do pepperoni, precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu. Um Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente nesse caso, pois possui força suficiente para suportar a presença marcante da pizza. As notas aromáticas, que rementem a frutas e ervas, proporcionam uma ótima opção, considerando também que os taninos firmes do vinho, ajudam a limpar o paladar.

No caso da pizza pepperoni, o sabor apimentado do embutido também combina muito bem esse tipo de vinho, porém tente escolher ao menos alcoólicos. Como sugestão de rótulo, aposte em um Cabernet chileno, como o Casas Del Bosque.

2. Champignon e Pinot Noir

Os vinhos elaborados com a casta Pinot Noir possuem grande riqueza aromática, onde predominam as notas de frutas vermelhas. Também é de costume sentir aromas mais exóticos, classificados como terrosos, remetendo muitas vezes as características dos fungos. Observando este fato, experimente combinar um Pinot Noir chileno, como o Yali Wetland, com uma pizza de champignons e/ou outros cogumelos.

O sabor dos fungos é complementado pelo paladar macio desse vinho e cria uma combinação harmoniosa, tendenciando para os elementos terrosos e amadeirados.

3. Margherita e Corte Português

Um vinho pode ser classificado como corte, blend ou assemblege, desde que seja elaborado com mais de uma uva. Nossa sugestão é o Catedral Reserva 2010. Sua composição é de 50% Tinta Roriz, 30% de Alfrocheiro e 20% Touriga Nacional. A fusão destas uvas culminou em um exemplar repleto de nuances aromáticas, principalmente delicadas especiarias, casando perfeitamente com o sabor pronunciado de manjericão da pizza margherita!

4. Presunto cru com figos e Tempranillo

Sem dúvida essa é a combinação mais rebuscada da nossa lista. A pizza que combina o doce do figo com o salgado intenso do presunto cru, e é considerada uma das pizzas “da moda”.

Para acompanhar essa união tão peculiar, é preciso encontrar um vinho tão marcante quanto o prato. Vamos apostar em um Tempranillo, porém em um estilo mais jovem e macio. Nossa sugestão é o Vega Murillo, um vinho espanhol elaborado com uvas provenientes da região de Toro.

Caracterizado pelas notas de frutas negras e delicada presença floral. Possui um curto estágio de maturação em barricas de carvalho, o que lhe aporta nuances adocicadas. Todas estas singularidades justificam a harmonização com a doçura dos figos, além de possuir uma acidez moderada que casa muito bem com o sabor do presunto cru.

Confira a linha completa de vinhos da Famiglia Valduga em nossa loja online!
Adquira os vinhos da Famiglia

5. Quatro queijos e Chardonnay

A pizza de quatro queijos possui um sabor muito peculiar e complexo. A mistura de queijos faz com que cada garfada seja bastante intensa, ainda mais quando a mistura leva gorgonzola, provolone ou roquefort.

Para suavizar toda essa intensidade, é preciso uma bebida com um aroma frutado e paladar refrescante, como o vinho branco. Eles contrastam muito bem com toda a intensidade da mistura dos queijos. Nossa sugestão é um Chardonnay Argentino da região de Mendoza, o Argento Selección. e não se preocupe com a gordura do alimento, pois a elevada acidez do vinho irá proporcionar uma excelente limpeza ao paladar.

6. Portuguesa e Merlot

Mussarela, presunto, cebola, ovos cozidos e ervilhas. A pizza portuguesa recebe muitos ingredientes completamente diferentes. Por isso, essa é uma das receitas mais difíceis de harmonizar.

Para equilibrar essa complexidade de sabor, as melhores opções são vinhos com médio corpo e taninos macios, como os elaborados com a uva Merlot. O Namaqua Merlot, além de bastante equilibrado, possui acidez e taninos na medida certa para suportar essa combinação de sabores.

7. Frango com Catupiry e Espumante Brut

Essa pizza é capaz de unir o sabor suave de uma carne branca e textura cremosa do Catupiry em apenas uma fatia. Por isso, o vinho precisa ser delicado, para não competir com a harmonia desses dois ingredientes. Aqui, o .Nero Brut, com sua refrescância e acidez vibrante, com certeza será uma bela escolha.

Dica: Como escolher os melhores vinhos?

8. Rúcula com tomate seco e Sauvignon Blanc

O tomate seco, embora seja extremamente saboroso, apresenta uma tendência ao amargor. Entretanto, esse é um dos sabores mais apreciados pelos amantes de pizza e, geralmente, é acompanhada por rúcula ou manjericão. Para pizzas com sabores mais herbáceos, experimente um vinho de aroma e sabor marcante como o Sauvignon Blanc.

Essas são nossas sugestões de pizzas para você harmonizar e aproveitá-la ao lado de uma taça de vinho. Lembre-se de que também é possível criar as suas próprias combinações: basta pesquisar um pouco sobre o rótulo e ver quais são os tipos de ingredientes que harmonizam ou contrastam. Assim, você poderá desfrutar da melhor associação entre pizza e vinho!

Gostou das nossas sugestões? Quer obter mais informações sobre enologia e harmonização? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de entrada!




Por
18/10/2018

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!