Fundamental para todos os estilos de vinho, a acidez é um dos elementos mais importantes da bebida. É ela que dará frescor e vivacidade, além de auxiliar na harmonização com diversos pratos e servir como um dos principais conservantes naturais do vinho. E os principais compostos responsáveis por dar essa característica ao vinho são três ácidos encontrados naturalmente nas uvas: o tartárico, o málico e o cítrico.

Se você ainda não ouviu falar desse componente, não perca este post, pois vamos explicar todos os detalhes que você precisa conhecer!

Continuar lendo

Você decidiu convidar seus amigos para um jantar harmonizado e preparou um cardápio especial, com entrada, prato principal, sobremesa e tudo o mais que eles merecem. Aos seus convidados, coube a função de escolher os rótulos da noite. Assim que eles chegam e o encontro começa, você pensa “qual garrafa abro primeiro?”. Afinal, estão na sua mesa estilos de vinho diferentes e cada um combina com determinado prato e situação.

Essa dúvida é bastante comum, mas bem mais simples de resolver do que você imagina. Acompanhe este post e confira como servir o vinho. Ao final do texto, você não vai errar na ordem e seu jantar será perfeito!

Continuar lendo

Se tornar um enófilo pode parecer uma tarefa um pouco complicada. São diversas terminologias e conceitos que fazem parte do mundo da enologia e que você precisa conhecer se é um amante da bebida. Sommelier, terroir, gran reserva, cuvée e outros são termos que em um primeiro momento assustam, mas cujos conceitos não são tão difíceis assim.

Se você quer saber mais, continue acompanhando esse post!

Continuar lendo

Oriunda da Espanha, a uva Tempranillo é muito utilizada na elaboração de vinhos tintos. Devido à sua boa adaptação aos diferentes climas e solos, ela tem sido cultivada em diversos países no último século, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul.

Quer conhecer outras particularidades da uva Tempranillo e dos seus rótulos? Então continue a leitura!

Continuar lendo

Quem frequenta bares e restaurantes a deliciosa culinária japonesa é o carro chefe pode observar que o saquê é ainda a bebida alcoólica mais pedida entre as pessoas. Tradicionalmente, não se costuma associar a harmonização de vinhos e comida japonesa, e existem alguns ingredientes que podem atrapalhar um pouco essa combinação, caso não sejam usados com moderação.

De modo geral, os vinhos rosé, branco e os espumantes são os que mais harmonizam com o paladar da gastronomia nipônica. Descubra no post de hoje todas as nossas dicas para fazer a sua harmonização de vinhos e comida japonesa com sucesso. 

Continuar lendo

Atualmente é muito difundido que consumir uma quantidade moderada de vinho por dia, proporciona diversos benefícios à saúde. Mas, você já ouviu falar nos proveitos que pode tirar do suco de uva integral?

Em vista disso, preparamos esse material para que você saiba tudo sobre o suco de uva integral e entenda como ele pode oferecer benefícios para o seu dia a dia. Confira!

Continuar lendo

O debate entre vinhos do Novo e do Velho Mundo acontece há bastante tempo, e a verdade é que podemos encontrar rótulos de alta qualidade oriundos de ambas as partes, onde muitas vezes são elaborados com a mesma variedade de uva. Um dos exemplos mais famosos são os vinhos da uva Malbec, amplamente difundida em solo argentino.

Para conhecer mais sobre a história da Malbec, como ela chegou à América Latina e como ela resulta em vinhos de qualidade notável, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!