Produzido e originado em Portugal, esse vinho tem uma rica e complexa história que começou muito antes dos portugueses chegarem às costas do litoral brasileiro. Conhecê-la é, portanto, um exercício muito interessante para que saibamos ainda mais sobre as nossas origens e sobre essa maravilhosa bebida que encanta a tantos ao redor do mundo.

Afinal, qual é a história da criação desse vinho tão importante? Quais são as suas principais características? Em qual região as uvas responsáveis pela produção são cultivadas? Como podemos harmonizar essa bebida com alimentos e consumi-la da melhor maneira? Continue a leitura e tire todas essas dúvidas sobre esse produto!

Continuar lendo

Principal feriado da Irlanda, o dia 17 de março é muito importante para os irlandeses e sua rica cultura. Nessa data, é comemorado o St. Patrick’s Day — em homenagem ao santo padroeiro do país. Ele é conhecido por ter levado a religião católica para o local.

Por trás de toda essa celebração, existe muita tradição e história. Por isso, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day e aproveitar a data — que também é comemorada no Brasil. Boa leitura.

Continuar lendo

O carnaval é sinônimo de folia no Brasil e merece ser celebrado. Seja para manter o pique ou relaxar, vinhos e espumantes são uma ótima opção para curtir essa época do ano. Por isso, a Domno e Ponto Nero selecionaram rótulos ideais para cada tipo de festa e local para todos os bolsos.

Confira a lista dos 10 melhores rótulos para celebrar o carnaval!

Continuar lendo

Estamos no período da vindima no Brasil e quem mora ou conhece alguma região vitícola sabe que esta época é sinal de celebração e de muito trabalho — especialmente no Vale dos Vinhedos, que abre suas portas para os turistas nacionais e internacionais. 

Continue a leitura e conheça mais sobre a temporada de vindima no Brasil e as possibilidades para aproveitar o momento!

Continuar lendo

Como um bom enófilo certamente você já sabe que existem diversos estilos de vinhos. Porém, como o universo da enologia é vasto, muitas vezes é difícil conhecer todos eles com profundidade, especialmente os que não são tão famosos ou consumidos, como os vinhos licorosos.

Neste artigo, iremos ajudar você a entender mais sobre esse tipo de vinho, abordando as suas principais características, quais as diferenças quando comparados a outros vinhos e ainda apresentando alguns dos seus melhores exemplares. Quer dominar o assunto? Então, continue acompanhando.

Continuar lendo

A Grappa ou Graspa é uma aguardente elaborada a base de uvas. Saborosa, elegante e famosa pelo seu altíssimo teor alcoólico — que varia entre 38% e 54%, pela legislação brasileira e podendo chegar a 60°C pelas leis italianas. Originária das regiões mais frias da Itália, sendo ainda hoje muito apreciada, possuindo grande importância cultural, seja no seu país de origem ou mesmo nos países com forte influência italiana, como o Brasil.

Continue a leitura e saiba mais sobre as Grappas.

Continuar lendo

Você já ouviu falar de creme balsâmico? Não precisa se envergonhar se a resposta for não. Embora muito saboroso e versátil, ele não é tão conhecido quanto o vinagre balsâmico. Ambos pertencem à mesma família, porém suas características são muito distintas.

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é, quais as diferenças do creme para o vinagre, como ele é elaborado e de que formas podemos utilizá-lo na gastronomia. Além disso, vamos ensinar 4 receitas incríveis que levam esse ingrediente. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Continuar lendo

O verão está com tudo no Brasil, e para fugir do calor em grande estilo, a solução é contar com uma boa bebida para refrescar! Os vinhos brancos e espumantes são ótimos para tomar geladinhos à beira da piscina, mas existem alternativas mais modernas que podem ser igualmente deliciosas: esse é o caso do drink mimosa. 

Ficou curioso para saber mais sobre a história do drink mimosa e aprender a preparar a bebida para surpreender seus convidados no verão? Continue conosco e descubra!

Continuar lendo

Que o mundo dos vinhos e da gastronomia possui infinitas possibilidades não temos dúvidas. E muitas vezes o ápice de uma refeição é a sobremesa, e também o "líquido dos Deuses" que irá acompanhá-la. Como o nome já sugere, os vinhos de sobremesa harmonizam perfeitamente com alimentos mais adocicados, ou mesmo podem ser consumidos sem guarnições, auxiliando na digestão e proporcionando muito prazer ao degustador. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois neste post trazemos dicas de harmonização, técnicas de elaboração e muito mais, confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!