O amor da humanidade pela bebida produzida no processo de fermentação da uva não é nada recente. Aliás, a história do vinho é tão Antiga — com “a” maiúsculo mesmo, pois a “bebida de Dionísio” já aparece na Antiguidade Clássica e até no Velho Testamento, nas uvas cultivadas por Noé — que quase poderíamos dizer que ela coincide com a da nossa civilização.

Mas você já parou para pensar em como alguém teve a brilhante ideia de experimentar suco de uva fermentado e, assim, iniciar a expansão do vinho mundo afora?

No post de hoje, você vai acompanhar conosco cada etapa da jornada do vinho pela História, desde a fábula de como, afinal, a bebida foi descoberta, passando pelo universo greco-romano e pelo Vale do Nilo, em uma viagem que vai terminar aí, na sua casa, com a chegada do vinho no Brasil. Preparado? Então aperte o cinto, pegue sua taça e vamos lá!  

Continuar lendo

Se você aprecia um bom vinho certamente já parou para pensar em como ele é feito. Também deve ter constatado que o processo vai muito além de esmagar uvas, não é mesmo? Pois bem, embora pareça simples, a princípio, a produção do vinho é realizada em várias etapas bastante delicadas, que devem ser executadas com cuidado para que o resultado seja um produto de qualidade, que agrade ao paladar até dos degustadores mais exigentes.

Confira algumas informações que separamos para você e mate sua curiosidade!

Continuar lendo

Para conhecer bem alguém, é preciso entender bem a sua história e conhecer as suas origens. Quem diria que alguém que nasceu no Brasil, não entenderia de futebol, mas gostaria de conhecer lugares onde nasce a uva e onde se transforma essa uva em vinhos e espumantes? Bom acontece, que essa pessoa, sou eu. Nasci no sul do Brasil, em Bento Gonçalves, no meio de vinhedos e como reza a lenda, já tinha espumante na minha mamadeira.

Continuar lendo

O Leopoldina Bier Festival será realizado na cidade de Garibaldi e contará ainda com o som dos DJ’s da Milgrau Crew, que animarão a tarde de sábado junto com as bandas de rock Black at Blues, Jovem ainda e Elixir. E para comemorar a chegada do verão de forma refrescante, durante o festival também será possível degustar todas as cervejas da Cervejaria Leopoldina.

Continuar lendo

Quanto mais cheia fica a adega, maior é a indecisão na hora de escolher o rótulo apropriado para cada ocasião, não é mesmo? Por isso, entender sobre harmonização de vinhos e pratos permite que a sua decisão seja cada vez mais assertiva.

Foi pensando nisso que buscamos, com o post de hoje, orientar um dos vinhos mais famosos, o Cabernet Sauvignon. Vamos conhecer seus estilos e suas possíveis combinações, pois cada encontro pode se tornar uma agradável e diferente surpresa.

Confira quais são as melhores opções para a harmonização de vinhos Cabernet Sauvignon e o que deve passar longe da mesa quando ele estiver em cena!

Continuar lendo

Para fechar o ano com chave de ouro, literalmente, a Ponto Nero, marca de espumantes brasileira, acaba de conquistar duas medalhas na premiação Effervescents du Monde, sendo uma de ouro. Com o seu Ponto Nero Blanc de Blancs, a marca conquistou a premiação máxima do concurso francês, sendo o único espumante brasileira entre os 10 melhores vinhos de todo o concurso. Essa é a segunda vez que a marca conquista essa classificação entre os 10 rótulos de destaque da premiação. Já a medalha de prata, ficou com o já premiado Ponto Nero Rose de Noir Brut. Uma dupla comemoração para a Ponto Nero e para o Brasil.

Continuar lendo

A Famiglia Valduga preparou uma oferta exclusiva para todas as suas marcas durante a semana da Black Friday. A partir do dia 25 de novembro, o e-commerce estará com ofertas imperdíveis, com descontos que vão de 10% a 50%. Os consumidores terão até o dia 27 novembro para adquirir os produtos com preços especiais.

Continuar lendo

A Cervejaria Leopoldina comemora a sua primeira conquista mundial. A marca de cervejas artesanais, da Famiglia Valduga, acabou de ganhar a medalha de prata no concurso Brussels Beer Challenge. A premiação, realizada na Bélgica anualmente, é considerada uma das mais importantes competições de cervejas do mundo. Com o rótulo Leopoldina Old Strong Ale, a Cervejaria Leopoldina foi a única cerveja brasileira premiada no concurso.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!