Quando você lê ou escuta que um vinho é “macio”, tem “taninos equilibrados” e textura “aveludada”, você franze a testa, concorda educadamente e se pergunta, por dentro, se estão mesmo falando de vinho?

Esse vocabulário de enólogo pode ser mesmo complicado no primeiro instante. Porém, embora pareça um tanto quanto complicado, existe, sim, uma lógica por trás desses adjetivos, acredite. E não é só questão de intuição e sensibilidade na ponta da língua: na verdade, é pura química!

Continuar lendo

Os amantes de um bom vinho, com certeza, já passaram por alguma experiência de harmonização. Sabemos que vários itens modificam o sabor da bebida, como a comida, o ambiente, a temperatura e até mesmo o perfume das pessoas ao redor. Uma nova corrente de estudos, no entanto, mostra que música e vinhos também têm uma relação de sabor.

Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford, na Inglaterra, liderou uma equipe de pesquisa para investigar como os sabores interagem com algumas propriedades do som, como o passo e o tempo.

Continuar lendo

A importadora Domno, que traz com exclusividade para o Brasil, conceituados rótulos de diferentes nacionalidades, irá trazer com exclusividade, mais um renomado nome do mundo dos Champagnes e Espumantes para o nosso país. 

Importando atualmente marcas renomadas de países como Argentina, Chile, Portugal, França, Espanha e Itália, a importadora trará ao Brasil, para se unir ao seu portfólio de marcas francesas a mundialmente famosa marca de champagnes Armand de Brignac.

Continuar lendo

Imagine que você fez seu para casa direitinho e se preparou para oferecer um jantar inesquecível na sua casa: leu sobre harmonização, encontrou o vinho ideal para acompanhar os quitutes que vai servir aos seus convidados, e está pronto para sacar a rolha e propor o brinde!

Até aí, tudo anda às mil maravilhas, mas por acaso você se lembrou de conferir em que tipo de taça a bebida deve ser degustada?

Pois nem precisa começar a entrar em pânico, porque no post de hoje trouxemos um guia que vai explicar, tim-tim por tim-tim, como escolher taça para vinhos de todos os tipos e cores, sem erro. Gostou? Então, sossegue e acompanhe-nos!

Continuar lendo

Na hora de escolher a bebida que vai acompanhar um hambúrguer, os refrigerantes e as cervejas são os pedidos mais comuns. Porém, ousar um pouco e experimentar deliciar-se juntamente com uma taça de vinho pode fazer toda a diferença. 

vinho, na maioria das vezes, é associado a pratos mais elaborados e finos, entretanto, ele combina muito bem com diversos tipos de hambúrguer, e o benefício vai além da boa gastronomia. Além da experiência de provar uma nova combinação de sabores, o vinho possui componentes que ajudam na digestão da carne e de alimentos gordurosos.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem nem por onde começar na hora de escolher o tipo de carne ou vinho. Confira então algumas dicas que vão te tornar um fã dessa ousada harmonização!

Continuar lendo

O que você faria se fosse famoso e, ainda por cima, milionário? Nadaria em um chafariz de vinho, beliscando um caviar nos momentos de descanso e deixando sua fortuna crescer sozinha?

No mundo real, as coisas são um pouquinho menos fantasiosas. Mas nem por isso as maiores estrelas internacionais abrem mão de suas paixões e sonhos. Acredita que existem várias celebridades que produzem vinho?

Conheça algumas delas no post de hoje e acrescente “ter uma vinícola” à sua lista do que fazer quando for rico e famoso:

Continuar lendo

Por ser uma bebida amplamente consumida em todo o mundo, não é de se estranhar que as pessoas desenvolvam teorias sobre o vinho que nem sempre condizem com a realidade. Por isso, esclarecemos alguns mitos sobre o vinho que todo apreciador precisa desmistificar.

Todos nós temos nossas vinícolas e estilo preferido, mas um bom enófilo não pode se deixar limitar por isso. Afinal, existe um universo de sabores desconhecidos que estão à sua espera.

Assim, quando for degustar sua taça na companhia de amigos, você pode esclarecer estas questões e demonstrar a todos que, além de bom gosto para a bebida, você também tem muito conhecimento sobre o assunto. Confira!

Continuar lendo

Em outra ocasião, fizemos aqui no blog um passeio pela história do vinho no mundo, da antiguidade aos dias de hoje, mas você por acaso já ficou curioso para saber como se deu a trajetória do vinho aqui, no nosso país?

Do primeiro viticultor do Brasil, lá em 1532, passando pelos diversos obstáculos à qualidade do vinho brasileiro até chegar aos desafios impostos nas nossas terras pelo ainda baixo consumo de vinho na atualidade, hoje vamos levar você em mais uma viagem histórica tão cheia de reviravoltas que mais parece roteiro de filme de aventura!

Que tal aprender um pouco mais sobre essa bebida dos deuses enquanto conduzimos você pela história do vinho no Brasil? Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!