A utilização de barricas de vinho durante o processo de produção da bebida pode ocorrer tanto durante a fermentação alcoólica e malolática (segunda fermentação), quanto durante os estágios posteriores, quando a bebida já está pronta — para iniciar o processo de maturação.

É exatamente na fase de maturação que as barricas de vinho exercem seu papel mais importante. Durante esse estágio sua utilização tem o poder de alterar características e agregar elementos à bebida, elevando seu nível de qualidade de maneira muito significativa.

Devido a sua grande importância e influência no sabor e na qualidade dos mais diversos tipos de vinho, no post de hoje, esclarecemos 5 dúvidas supercomuns sobre barricas de vinho. Ficou interessado? Então, não deixe de ficar por dentro desse assunto!

Continuar lendo

Sempre estamos atentos aos vinhos que tomamos. Buscamos as melhores garrafas, safras e vinicultores consagrados. Os bastidores da produção são, sem dúvida, muito importantes para estar seguro da qualidade da bebida que, nós, apaixonados por vinho, estamos tomando.

Feita a escolha do vinho, é hora de degustá-lo. A partir daí, precisamos pensar na harmonização, certo? Quais serão os pratos, ou aperitivos, nossas companhias, as taças, ou até mesmo que música vamos escutar e em que momento vamos apreciar um bom vinho.

Continuar lendo

Se você sonha em ter uma coleção de vinhos, mas se sente intimidado pelos preços e pela complexidade desse universo, tenha calma. É possível começar uma ótima coleção dando um passo de cada vez.

Para te ajudar a iniciar essa deliciosa jornada, mostraremos neste artigo tudo o que você precisa saber, desde como planejar o espaço, até quais rótulos adquirir primeiro. Preparado? Então continue a leitura e confira!

Continuar lendo

Mesmo que você não seja um especialista em enologia, provavelmente já escutou por aí que não se deve consumir um vinho imediatamente após abri-lo. Antes é preciso expor a bebida ao ar, processo que se convencionou chamar de "respiração do vinho".

Mas o que é esse processo e como ele atua em um vinho? Todos os vinhos precisam "respirar" antes de serem consumidos? Como fazer um vinho "respirar" de maneira adequada?

Continuar lendo

Quem acredita que o universo dos espumantes se limita aos secos e doces não sabe o que está perdendo! Muito além da classificação pela quantidade de açúcar — a qual, vale dizer, é bem mais nuançada do que isso —, os espumantes podem ser feitos com vários métodos e tipos de uva diferentes. De modo que a sua diversidade beira o infinito!

Então, que tal ficar um pouco mais por dentro dessa bebida típica dos brindes de Réveillon e levá-la a outros momentos especiais da sua vida? Conheça, no post de hoje, o espumante Moscatel, um dos mais consumidos no Brasil, e aprenda um pouquinho mais sobre vinhos e uvas viníferas!

Continuar lendo

O vinho é muito mais do que uma bebida. Cada garrafa conta uma história que merece ser descoberta e apreciada de maneira especial. E nada melhor do que a hospedagem em vinícolas para viver plenamente essa experiência!

Neste post, separamos algumas opções de hospedagem — no Brasil e em outros países — com tradição na produção do vinho, para que você aproveite tudo o que essa bebida dos deuses tem a proporcionar. Confira!

Continuar lendo

Alguma vez você já ouviu falar ou leu sobre o tal “perlage” de um espumante e ficou se perguntando o que, afinal, seria isso?

Saiba que não basta entender que o termo se refere à borbulha da bebida, viu? Por isso mesmo, no post de hoje trouxemos as informações mais completas e relevantes para que você fique por dentro, de uma vez por todas, sobre o que é perlage e por que ele é importante.

Acompanhe-nos e desvende mais esse mistério (não tão enigmático assim) do mundo dos vinhos.

Continuar lendo

Um apreciador de vinhos sabe que existe um longo caminho até que a bebida presente na taça chegue até suas mãos. O plantio das uvas é algo cinematográfico, lindos cenários são formados pelos parreirais carregados, que constroem túneis de sombras na paisagem, locais convidativos para uma agradável manhã aproveitando o sol e o sabor das uvas

Todo o processo da produção vinícola é um convite para curiosos e apaixonados. Desde o plantio até o envase, tudo pode ser acompanhado de perto por turistas que visitam as regiões produtoras de vinho

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!