Ainda que pareça literal, o nome “vinho verde” não se refere exatamente a um vinho de coloração verde. Esse estilo de vinho apresenta variações, podendo ser branco, rosado, tinto e até mesmo espumante. Então surge a pergunta: o que é um vinho verde?

Por mais estranho que possa parecer, a nomenclatura está ligada ao local onde o vinho é produzido e não à cor. Afinal, ele é feito exclusivamente numa região localizada no noroeste de Portugal. Ou seja, nenhum outro lugar do mundo é capaz de produzir vinhos verdes, tamanha a importância e a especificidade geográfica do local.

Continuar lendo

Existe uma noção equivocada sobre harmonização de vinhos que impede muitas pessoas de consumirem a bebida com frequência. É o mito de que vinhos e alimentos vegetarianos não podem ser harmonizados. O fato por trás dessa história é o hábito de combinar os vinhos com as carnes dos pratos.

Para ajudar a derrubar esse mito e provar que a harmonização com alimentos vegetarianos é possível, preparamos um artigo completo. Continue por aqui e aprenda!

Continuar lendo

O Dia das Mães está chegando. No Brasil, a data é celebrada no 2º domingo de maio e comumente envolve um almoço em família para marcar a comemoração. Sendo assim por que não presentear a sua mãe com um bom vinho?

Neste post, vamos apresentar algumas dicas que podem combinar perfeitamente com o almoço e agradar aos mais diversos paladares, funcionando como um perfeito presente de Dia das Mães. Confira!

Continuar lendo

Os vinhos portugueses são reconhecidos pela exclusividade e qualidade de suas uvas, além de sua longa tradição e características da região. Para os amantes de um bom rótulo português, a Domno Importadora traz para o Brasil duas versões dos vinhos Terra de Caniços do prestigiado grupo Enoport. Os rótulos chegam ao mercado brasileiro nas opções tinto e branco.

Continuar lendo

Conhecer a Espanha é um sonho para muitos e com certeza as principais cidades como Barcelona e Madrid são repletas de história, cultura e de uma beleza particular de toda a atmosfera espanhola. Mas além dos típicos locais turísticos a Espanha reserva para os apaixonados por vinho e gastronomia, roteiros alternativos com muitas oportunidades para conhecer sobre vinho, cavas e claro, gastronomia típica!

Nessa viagem estive acompanhada da equipe do projeto Wines of Brazil, que trabalha arduamente para aumentar as exportações de vinhos brasileiros em todo o mundo.

Continuar lendo

Errar ao servir um bom vinho é como ser um dançarino muito bem-vestido que não para de pisar no pé de seu par. A temperatura alta demais e as gotinhas derramadas fora da taça podem ofuscar o brilho e sofisticação que um vinho de qualidade traz àquela ocasião digna de brinde, não é?

A boa notícia é que você não precisa de anos de treinamento para ficar craque nos passos da coreografia que é a etiqueta do vinho! Para prová-lo, compartilhamos hoje nove dicas que vão transformar qualquer patinho feio na estrela do lago dos cisnes dos sommeliers.

Quer ver? Continue lendo e saiba tudo sobre como servir vinho do jeito certo!

Continuar lendo

Degustar uma taça de vinho é como um ritual de beleza. O próprio processo de escolher a garrafa, a bebida a ser apreciada, uma taça adequada para valorizá-la já é muito especial. Porém, os verdadeiros adoradores desse derivado da uva sabem que escolher bons abridores de vinho tornam a experiência completa e evitam até mesmo acidentes.

Devido à falta de familiaridade com o universo, não é raro que enófilos iniciantes não conheçam os modelos mais indicados para abrir a bebida. Muitos deles têm um design utilitário, que evita que o consumidor faça força para retirar a rolha. Além disso, os melhores aliam praticidade e beleza, que encantam seus convidados.

Confira algumas opções de abridores para quem é apaixonado por vinho!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!