O que faz um vinho se tornar uma bebida harmoniosa e de sabor notável são os elementos indispensáveis que o compõem. O álcool, o tanino e a acidez, por exemplo, são componentes que estruturam e trazem personalidade a um rótulo.

Mas, você sabe como perceber a acidez no vinho? Conhece sua importância? Continue a leitura e aprenda tudo sobre essa particularidade do delicioso néctar da uva!

Continuar lendo

Se você é um bom degustador de vinhos, é comum que esteja sempre buscando conhecer novos aromas e variedades para sofisticar o seu paladar, não é mesmo? E, na tentativa de encontrar os melhores exemplares, mais cedo ou mais tarde, é inevitável que você acabe se deparando com a nobre e saborosa uva Carménère.

Continue a leitura e saiba os 5 fatos mais importantes sobre a peculiar uva Carménère. 

Continuar lendo

Quando alguém fala sobre seus vinhos preferidos, é muito comum que o primeiro critério seja o tipo da uva. Se são cabernet sauvignon, chardonnay, pinot noir etc. Mas você entende exatamente o que esses nomes significam? Saberia explicar o que são castas de uva e como é feita a classificação?

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Continuar lendo

A criação de um espumante é por si só uma arte. E o resultado final todos nós conhecemos: uma bebida única e cheia de sabor. Cada variedade de uva (e são muitas!) é responsável diretamente por adicionar determinadas características ao vinho e, quando uma boa mistura entre elas acontece, o resultado pode ser ainda mais surpreendente.

Continue a leitura e saiba mais sobre as características das uvas Chardonnay e Pinot Noir!

Continuar lendo

Quem gosta de vinhos com certeza já viu alguém servindo a bebida em um recipiente de vidro bem diferente de uma garrafa. Trata-se de um decanter, algo que a princípio pode parecer apenas um jarro que concede um jeito charmoso de servir o vinho, mas que na verdade possui algumas funções bem interessantes.

Continue a leitura e saiba como usar corretamente o decanter!

Continuar lendo

A cada dia o bacon tem sido cada vez mais adorado e incorporado à gastronomia brasileira. Famosa e muito utilizada pelo mundo afora, essa iguaria deliciosa cai bem em diversos pratos e receitas. Porém, na hora de pensar em uma combinação de massas, bacon e vinho, existem algumas dicas que ajudam a indicar o caminho certo para acertar em cheio na harmonização.

Confira algumas receitas com vinho, em especial as massas, e como deve ser feita a harmonização entre a bebida e os demais ingredientes.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!