13 ótimos filmes sobre vinhos para assistir com a taça na mão


13 ótimos filmes sobre vinhos para assistir com a taça na mão

Poucas coisas são tão boas como vinhos. Filmes são bons exemplos! Agora, dificilmente existirá combinação tão perfeita como filmes sobre vinhos. Um par ideal que deixa qualquer produção cinematográfica elegante e refinada e faz os nossos momentos de lazer serem muito mais agradáveis.

Se você gosta de vinhos e filmes e, principalmente, dos dois ao mesmo tempo, vai adorar esta seleção de 13 filmes que souberam fazer um casamento incrível entre a bebida divina e a sétima arte.

NATURELLE TINTO SUAVE Safra 2014 RESERVA ESPUMANTES RSV MOSCATEL LEOPOLDINA GRAN CHARDONNAY D.O.LUIZ VALDUGA IDENTIDADE TERROIR ARINARNOA Safra 2013 LEOPOLDINA TERROIR CHARDONNAYSTORIA MERLOT Safra 2011

Selecionamos os melhores vinhos para acompanhar você na hora de assistir os filmes da nossa lista. Clique nas imagens acime e confira mais detalhes!

1. O rato que ruge (1959)

Apesar de fictício, O rato que ruge (1959), mostra como o vinho foi, e ainda é, importante na economia de muitos países. Grand Fenwick é um país imaginário, localizado entre a França e a Suíça, e que vive basicamente da exportação de vinhos para os Estados Unidos.

Seus governantes tramam uma falsa guerra contra os americanos para, depois de perderem, receberem ajuda financeira. O que eles não esperavam era vencer a guerra.

O rato que ruge

2. O ano do cometa (1992)

Se uma garrafa de vinho de quase 200 anos já é, por si só, uma raridade, imagine uma produzida no mesmo ano da passagem do cometa Halley (1811) pela órbita da Terra, época em que Napoleão aterrorizava o mundo? Um verdadeiro tesouro!

É justamente a corrida para encontrar tal raridade que move a trama do filme, do diretor Peter Yates, filmado em 1992 e estrelado por Penelope Ann Miller e Tim Daly.

Este é um ótimo filme para ser acompanhado com pipoca salgada e um vinho de corpo com intensidade e acidez média, como um Chardonnay jovem.

 O ano do cometa

3. Mondovino (2005)

Os produtores do filme Mondovino percorreram vários países na tentativa de explicar o fenômeno da globalização sob a ótica da indústria do vinho. O diretor, um antigo sommelier francês, Jonatham Nossiter, entrevista vários vinicultores, críticos e especialistas para entender como o vinho, uma bebida tão antiga, ainda é consumida no mundo todo, e como é alvo de disputas de grandes indústria e famílias.

Mondovino

4. Um bom ano (2006)

O mercado de vinho não é feito apenas de produção e lucro. A paixão é a grande força que move esse universo. Isso fica bem claro no filme Um bom ano, que conta a história de Max Skinner (Russel Crowe), um bem sucedido empresário londrino, que foi educado por seu tio na arte de saborear vinhos.

Max se torna herdeiro da vinícola do antigo mestre e se vê diante de um conflito pessoal na hora de vender o local onde ainda mora sua essência.

Um Bom Ano

5. Vicky Cristina Barcelona (2008)

Vicky Cristina Barcelona é um clássico moderno do renomado diretor Woody Allen, gravado em 2008. O filme não é necessariamente sobre vinhos, mas uma taça acompanha os personagens como um bom amigo durante toda a trama.

Aqui, você não vai encontrar explicações técnicas sobre vinhos, mas com certeza vai ver que ele é capaz de transformar momentos bons em experiências memoráveis.

Para combinar com esse divertido filme, uma pipoca doce com um espumante moscatel ou um vinho suave são ótimas pedidas, como o Naturelle Tinto.

Vicky Cristina Barcelona

6. Red obsession (2012)

O maior e mais populoso país do mundo descobriu, há algumas décadas, um novo e preferido mercado: os vinhos. O documentário Red obsession mostra como os chineses adquiriram o gosto pelos vinhos e como estão dispostos a pagarem caro pelas melhores safras. No centro dessa trama, estão a elegância, a disputa pelo poder e as ambições que fazem desse mercado um dos mais fascinantes da história.

Obsessão Vermelha

7. Somm (2013)

Esse documentário acompanha a saga de 4 candidatos a um dos títulos mais disputados do mundo, o qual apenas 230 pessoas possuem: Mestre Sommelier. Somm, o nome do filme, faz referência à expressão usada para designar o especialista em vinhos.

A trama de casos reais mostra o alto nível de conhecimento necessário para vencer as três etapas de avaliação (teoria, nariz e serviço) e conquistar um dos postos mais cobiçados da gastronomia.

Somm

8. Sideways (2004)

 A comédia-drama Sideways - Entre Umas e Outras, protagoniza um homem fascinado por vinhos e seu melhor amigo. Eles saem para uma viagem de uma semana, de despedida de solteiro, degustando vinhos pelas vinícolas da Califórnia. Vencedor do Oscar de 2005 na categoria melhor Roteiro Adaptado, esse filme de Alexander Payne merece um vinho à altura, como o Identidade Arinarnoa que foi também vencedor do Duplo Ouro do Vinus na Argentina em 2015.

sideways 1.jpg

9. Caminhando nas Nuvens (1995)

No filme, depois de 4 anos de 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores das batalhas, a vida de vendedor de chocolate de Paul Sutton (Keanu Reeves) muda ao conhecer Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón) e ao ajudá-la assumindo a criança que a mesma leva no ventre. Paul e Victoria contornam várias situações no vinhedo Las Nubes e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados.

caminhando nas nuvens.jpg 

10. Bottle Shock (traduzido: O julgamento de Paris) (2008)

Essa é a história de um sommelier inglês, que trabalha em Paris e vai para a Califórnia procurar um vinho barato com a intenção de levar o produto de volta à Europa e ganhar a competição internacional de melhor vinho em 1976.  A vinícola Chateau Montelena, do Vale do Napa, vence a degustação com seu chardonnay e entra no mapa dos melhores produtores da bebida. Nada melhor do que outro chardonnay para acompanhar a história, não é mesmo?

o julgamento de paris 1.png

11. Sob o Sol da Toscana (2004)

No filme, a persanagemFrances Mayes (Diane Lane) fica devastada ao descobrir que seu marido é infiel. Sua melhor amiga sugere que ela faça uma viagem pela Itália e, impulsivamente ela decide comprar uma casa em um vilarejo toscano. Disposta a viver uma nova vida, a recém divorciada conhece Marcello (Raoul Bova) e os dois iniciam uma história de amor onde, há exatos 300 anos, o Duque de Cosimo baixou ato delimitando aquela área de vinhedos.

Sob-o-Sol-da-Toscana.jpg

12. Sangue & Vinho (1996)

Na trama do filme o negociante de vinhos Alex Gates (Jack Nicholson) está endividado e com um casamento falido. Para fugir dessa vida, ele resolve, com a ajuda de um cúmplice que está à beira da morte, roubar um colar de diamantes de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com sua amante Gabriela (Jennifer Lopez). Apesar da ideia pronta, uma série de brigas com sua mulher começa a atrapalhar os planos do negociante de vinhos, e ele percebe que a situação fica totalmente fora do controle. 

sangue e vinho.jpg

13. The Vintner's Luck (A Sorte do Vivicultor) (2009)

O filme se passa na França, no século XIX e conta a história do jovem enólogo camponês Sobran Jodeau (Jérémie Renier). Ambicioso, tenta criar o vinho perfeito, enquanto lida com os três amores de sua vida - sua bela esposa Celeste (Keisha Castle-Hughes), a baronesa intelectual orgulhosa, Aurora de Valday (Vera Farmiga) e Xas (Gaspard Ulliel), um anjo que o ajuda a conviver com as duas mulheres. Sob sua orientação, Sobran é forçado a compreender a natureza do amor em busca da safra perfeita

a sorte do viticultor.jpg

Não sabia que existiam tantos filmes sobre vinhos, né? Uma paixão assim nunca iria passar despercebida pelo cinema. Se você gostou da lista, comente quais outras curiosidades gostaria de ver aqui.

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia




Por
31/01/2017

Embaixadora Famiglia Valduga


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!