Oktoberfest: descubra o que é essa festa e por que ela é imperdível!


Oktoberfest: descubra o que é essa festa e por que ela é imperdível!

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre a Oktoberfest, certo? No entanto, mesmo sendo muito famosa, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é, exatamente, essa festividade tão tradicional para os apreciadores da cerveja ao redor do mundo.

Considerada a maior festa em comemoração a essa bebida, a Oktoberfest é extremamente tradicional em muitas culturas, sendo um evento imperdível para qualquer pessoa que gosta de cervejas e de muita diversão.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo especial que preparamos sobre essa festa e tire as suas principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

O que é a Oktoberfest e como ela surgiu?

A Oktoberfest é a maior festa folclórica de todo o mundo e recebe, anualmente, mais de 5 milhões de visitantes na Alemanha — mais especificamente na cidade de Munique, no estado da Baviera.

Apesar do nome (oktober é uma palavra alemã que significa outubro), a festa começa em setembro e termina no mês seguinte, durando cerca de duas semanas todos os anos. A sua celebração começou no ano de 1810, como forma de comemorar o casamento do príncipe Ludwig da Baviera com a sua esposa, Teresa.

Desde então, todos os anos, os nativos e turistas são convidados a se unir e provar as delícias da culinária alemã, tomar muita cerveja, se divertir com suas famílias e entes queridos em um evento super organizado e bastante seguro.

Dica: Lei da pureza alemã: como ela influencia na qualidade das cervejas?

O que acontece nessa festa?

Ao contrário do que muitos acreditam, a Oktoberfest não se resume apenas a tomar muitos litros de cerveja. Embora essa seja uma das atrações (há, no evento, canecas com 1 litro de capacidade), há muito mais para se ver nessa comemoração.

Como mencionado no início de nossa conversa, a Oktoberfest é uma festa folclórica. Por conta disso, podemos conferir de perto vários desfiles e apresentações de bandas típicas alemãs, que nos transmitem um pouco sobre a riqueza da cultura desse povo.

A cultura alemã também é celebrada por meio da gastronomia. Na Oktoberfest, é possível provar diversos pratos típicos e conhecer muitas comidas interessantes, descobrindo novos sabores, que são harmonizados com a cerveja Marzen e outras variedades.

Além disso, há diversas gincanas e brincadeiras espalhadas pelo pavilhão. São tantas que, inclusive, as crianças podem participar, embora elas tenham um horário limite de permanência no evento — até as 20, geralmente.

Adquira os melhores rótulos da Cervejaria Leopoldina em nossa loja online.
conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Como conferir o evento de perto?

Infelizmente, nem todos podem fazer uma visita à Alemanha e conferir a Oktoberfest de perto. A boa notícia é que há um festival baseado no original em terras brasileiras, o que facilita muito o acesso a toda essa diversão.

Estamos falando, é claro, da Oktoberfest de Blumenau (SC). Ela é a maior festa alemã das Américas e é toda montada nos moldes do festival que ocorre em Munique, respeitando a tradição do povo alemão e garantindo um contato íntimo com toda a cultura daquele país.

Como podemos ver, a Oktoberfest é um evento imperdível para quem gosta de uma boa cerveja e aprecia muita diversão. Por isso, planeje uma viagem e confira alguma das edições dessa festa, independentemente do lugar.

Gostou deste artigo? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram e no TripAdvisor.




Por
16/10/2018

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!