O que significa Cuvée no mundo dos vinhos? Entenda!


O que significa Cuvée no mundo dos vinhos? Entenda!

Se tornar um enófilo pode parecer uma tarefa um pouco complicada. São diversas terminologias e conceitos que fazem parte do mundo da enologia e que você precisa conhecer se é um amante da bebida. Sommelier, terroirgran reserva, cuvée e outros são termos que em um primeiro momento assustam, mas cujos conceitos não são tão difíceis assim.

Para te mostrar que ser enófilo não é tão complicado e que basta um pouco de pesquisa e boa vontade, resolvemos te explicar um desses termos. O escolhido de hoje é o Cuvée, um conceito que só os maiores amantes de vinho conhecem. 

Se você quer saber mais, continue acompanhando esse post!

O que é Cuvée?

Da forma mais simples e clara possível, podemos dizer que Cuvée é um tipo de vinho ou espumante. O termo é originário da França e vem de "cuve", que significa cuba ou tanque

O termo possui dois significados distintos: um quando estamos falando de vinho e outro quando o assunto é espumante. Se você ouvir o termo em uma conversa sobre vinhos, Cuvée estará se referindo a uma mistura particular de vinhos, tipicamente feita com mais de uma variedade de uva.

No caso dos espumantes, onde o termo é mais utilizado, Cuvée refere-se ao suco extraído da primeira prensagem da uva, que neste caso deve ser realizada de forma mais leve. É o produto mais desejado quando se fala em prensagem de uvas, já que possui maior acidez, riqueza aromática e coloração mais clara. 

O termo é comumente utilizado, tanto para espumantes quanto para vinhos, para se referir a uma mistura que serve de base para a construção sensorial da bebida. Especialmente se tratando de espumantes, procura-se manter um padrão de qualidade ano após ano. Para isso, é essencial conseguir obter, por meio dessas misturas, características que sejam as mais próximas possíveis do último vinho lançado.  

Essa tarefa não é fácil e o profissional encarregado por ela costuma ser muito respeitado nas vinícolas. É por tudo isso que geralmente Cuvée indica uma bebida de qualidade superior e reserva especial. 

Dica: Vinhos do Rio Grande do Sul: quais uvas se adaptam bem em cada região?

As principais características de um Cuvée

Agora que você já sabe o que significa um Cuvée, vamos te apresentar algumas das suas características principais. Lembrando que pode haver especificidades entre um Cuvée de vinho e um de espumante. Se esse for o caso, explicaremos ao que se refere.

Principais características:

  1.  É obrigatoriamente uma mistura, que pode ser de mais de um tipo de uva ou da mesma uva, mas geralmente de safras diferentes.
  2. Os sucos ou mostos devem ser da primeira prensagem da uva, que ocorre de forma mais suave, assim garantindo um produto de maior qualidade.
  3. No caso dos espumantes, os sucos obtidos são fermentados em tanques separados, logo são misturados (assemblage) para que sejam refermentados, seja pelo método champenoise (realizado em garrafa) ou pelo charmat (realizado em tanques).
  4. Os Cuvées de safras excepcionais geralmente comunicam nos rótulos a safra da uva, pois cada ano proporciona um padrão diferente de matéria-prima. 
  5. Nos espumantes, especialmente champanhes, o principal objetivo dos Cuvées é conseguir produzir, ano após ano, uma bebida com as mesmas características, como já abordado anteriormente. Afinal, diferente dos vinhos, a maior parte dos espumantes não são identificados por safra, justamente porque a qualidade das uvas varia muito e a mistura ocorre frequentemente. 

Apesar de todas estas particularidades, vale lembrar que o uso da terminologia não é regulado, portanto cabe ao consumidor estar atento ao rótulo. Por isso, saber todas as informações que apresentamos aqui é bastante importante.  

Outros significados de Cuvée

Além de tudo que já falamos sobre o assunto, o termo também pode adquirir alguns significados diferentes que vale a pena deixarmos registrados aqui para o caso de você ouvir e não saber do que se trata. Esse é um dos conceitos do mundo da enologia que possuem mais variações de significado, conforme a região em que você estiver.

Acompanhe para saber:

  • Cuba ou tanque utilizado para armazenar o vinho;
  • Vinho produzido em uma edição especial;
  • Vinho de um mesmo lote;
  • Vinho elaborado com uvas da primeira prensagem;
  • Vinho elaborado com uma mistura de diferentes sucos ou diferentes tipos de uva.

Entretanto, é importante ressaltar que todos esses significados fazem parte do que é um Cuvée. Eles são algumas vezes aplicados sozinhos, mas como já falamos anteriormente, os Cuvées deveriam ser o conjunto de todas essas características listadas acima.

Adquira os produtos da Famiglia Valduga em nossa loja online:
Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Conheça a nossa sugestão de Cuvée

espumante Gran Nature da Casa Valduga é ideal para os amantes de grandes Cuvées e é a nossa sugestão para você que quer degustar um. 

Originário do terroir Vale dos Vinhedos, este espumante é um assemblage das uvas Chardonnay e Pinot Noir e passa 60 meses em contato com as leveduras, em um processo denominado de autólise. Com certeza, é um dos grande espumante brasileiros, com complexidade aromática e final longo, demostrando personalidade forte além de ser extremamente saboroso e longevo. 

De coloração dourada, o espumante tem um aroma que traz notas de amêndoas, pão tostado e flores secas. Um pouco mais tímidos, mas ainda presentes, também é possível sentir as notas de cristalizadas, especialmente o figo. 

Com um longo e complexo processo de elaboração, o espumante é raro e tem um perfil único, característica importante de um bom Cuvée. O resultado é uma bebida com uma acidez marcante, muita cremosidade e um sabor intenso.

Com esse texto esperamos ter desmistificado o termo Cuvée e ajudado você a conhecer um pouco mais do universo enológico. Com um pouco de pesquisa você pode melhorar suas habilidades de enófilo e surpreender não só o seu paladar, mas também os seus amigos e convidados.

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter! Assim, você vai receber diretamente no seu e-mail conteúdos tão interessantes quanto esse sobre o mundo dos vinhos. 




Por
12/07/2018

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!