O que é Terroir?


O que é Terroir?

Para quem está entrando aos poucos no universo encantador dos vinhos, algumas palavras podem ser grandes incógnitas. Entre os termos mais utilizados entre profissionais da área e enólifos, está o terroir.

A palavra é de origem francesa, já que o país é uma das referências em vinícolas. Em tradução literal, ela significa “solo”, porém, no mundo dos vinhos, é muito mais do que isso.

Quer saber de uma vez por todas o que é terroir e entender por que essa palavra é tão importante? Continue acompanhando este artigo para tirar suas dúvidas!

Especificidade

Um espumante de Champagne, um legítimo Corte Bordalês, um vinho da Pinotage, da África do Sul, e um vinho jovem do Vale Verde português. Esses são alguns dos terroirs mais famosos do mundo, devido às características bem determinadas.

Dica: Vinhos de qualidade: conheça o Corte Bordalês

Quando falamos em terroir estamos falando de localidades específicas que produzem vinhos únicos, inimitáveis, que só serão obtidos ali devido a convergências de fatores geográficos, climáticos, históricos e culturais concentrados na região.

Geografia

As condições naturais de algumas regiões produtoras de vinho afetam diretamente os campos de videiras. O clima, o tipo de solo, o relevo, a altitude e o índice pluviométrico são alguns elementos da equação que resulta em um terroir específico.

Esses fatores, que determinam o microclima de uma região, são capazes de definir ainda a qualidade final das uvas ali cultivadas. As vinícolas jamais serão iguais entre si, mesmo que estejam no mesmo país. Portanto, os vinhos também não poderão ser idênticos.

Dica: Afinal, o que é que tem em Champagne?

História e tradição

Você sabia que existem diferentes terroir dentro da região de Bordeaux? Os vinhos produzidos à margem esquerda do rio Garona são bem distintos dos produzidos à margem direita. Ainda assim, ambos são cortes Bordaleses, mas com terroir diferente.

Isso se dá devido à tradição da produção de cada local. Imagine que você consiga produzir as melhores uvas, porém, não seja capaz de produzir um bom vinho. É assim que sabemos a importância da tradição e da história da produção vinícola na região, para consolidar determinado efeito terroir nos vinhos.

CHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC GOLDCHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC BLANC DE BLANCSCHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC BRUT ROSÉ

Clique nas imagens acima e adquira já o seu champagne Armand de Brignac!!!

Terroir do Novo Mundo

Embora os vinhos do chamado Novo Mundo – países que foram colônias europeias –, sejam menos tradicionais, eles também possuem seu brilho.

A uva Pinotage, que citamos acima, foi criada a partir de um cruzamento entre duas variedades (Pinot Noir e Hermitage) e se adaptaram perfeitamente à cidade de Stellenbosche, na África do Sul.

Vale dos Vinhedos

Brasil também tem um terroir especial, reconhecido mundialmente entre enólogos e enófilos. O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

Esse é possivelmente o vale mais charmoso e interessante do país. Localizado na região da Serra Gaúcha, ele teve suas terras utilizadas na vinicultura por volta do ano de 1875, com o início da imigração italiana.

Dica: Enoturismo: 5 passeios imperdíveis no Vale dos Vinhedos

Nas vinícolas do Vale dos Vinhedos você pode provar preciosos Merlots, especialidades da região. Também é possível encontrar os tintos Tannat e Cabernet Sauvignon, além dos brancos Chardonnay e Riesling Itálico.

Além disso, o Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a receber a classificação de Denominação de Origem. Com garantia do Ministério da Agricultura, a norma desse selo estabelece que a produção das uvas e todo o processo de obtenção do vinho seja feito no vale, além de regras de cultivo.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que é terroir e consegue reconhecer um que seja legitimamente brasileiro, é hora de continuar sua formação de enófilo. Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos vinhos!

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!