O que é Terroir?


O que é Terroir?

Para quem está entrando aos poucos no universo encantador dos vinhos, algumas palavras podem ser grandes incógnitas. Entre os termos mais utilizados entre profissionais da área e enólifos, está o terroir.

A palavra é de origem francesa, já que o país é uma das referências em vinícolas. Em tradução literal, ela significa “solo”, porém, no mundo dos vinhos, é muito mais do que isso.

Quer saber de uma vez por todas o que é terroir e entender por que essa palavra é tão importante? Continue acompanhando este artigo para tirar suas dúvidas!

Especificidade

Um espumante de Champagne, um legítimo Corte Bordalês, um vinho da Pinotage, da África do Sul, e um vinho jovem do Vale Verde português. Esses são alguns dos terroirs mais famosos do mundo, devido às características bem determinadas.

Dica: Vinhos de qualidade: conheça o Corte Bordalês

Quando falamos em terroir estamos falando de localidades específicas que produzem vinhos únicos, inimitáveis, que só serão obtidos ali devido a convergências de fatores geográficos, climáticos, históricos e culturais concentrados na região.

Geografia

As condições naturais de algumas regiões produtoras de vinho afetam diretamente os campos de videiras. O clima, o tipo de solo, o relevo, a altitude e o índice pluviométrico são alguns elementos da equação que resulta em um terroir específico.

Esses fatores, que determinam o microclima de uma região, são capazes de definir ainda a qualidade final das uvas ali cultivadas. As vinícolas jamais serão iguais entre si, mesmo que estejam no mesmo país. Portanto, os vinhos também não poderão ser idênticos.

Dica: Afinal, o que é que tem em Champagne?

História e tradição

Você sabia que existem diferentes terroir dentro da região de Bordeaux? Os vinhos produzidos à margem esquerda do rio Garona são bem distintos dos produzidos à margem direita. Ainda assim, ambos são cortes Bordaleses, mas com terroir diferente.

Isso se dá devido à tradição da produção de cada local. Imagine que você consiga produzir as melhores uvas, porém, não seja capaz de produzir um bom vinho. É assim que sabemos a importância da tradição e da história da produção vinícola na região, para consolidar determinado efeito terroir nos vinhos.

Clique nas imagens acima e adquira já o seu champagne Armand de Brignac!!!

Terroir do Novo Mundo

Embora os vinhos do chamado Novo Mundo – países que foram colônias europeias –, sejam menos tradicionais, eles também possuem seu brilho.

A uva Pinotage, que citamos acima, foi criada a partir de um cruzamento entre duas variedades (Pinot Noir e Hermitage) e se adaptaram perfeitamente à cidade de Stellenbosche, na África do Sul.

Vale dos Vinhedos

Brasil também tem um terroir especial, reconhecido mundialmente entre enólogos e enófilos. O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

Esse é possivelmente o vale mais charmoso e interessante do país. Localizado na região da Serra Gaúcha, ele teve suas terras utilizadas na vinicultura por volta do ano de 1875, com o início da imigração italiana.

Dica: Enoturismo: 5 passeios imperdíveis no Vale dos Vinhedos

Nas vinícolas do Vale dos Vinhedos você pode provar preciosos Merlots, especialidades da região. Também é possível encontrar os tintos Tannat e Cabernet Sauvignon, além dos brancos Chardonnay e Riesling Itálico.

Além disso, o Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a receber a classificação de Denominação de Origem. Com garantia do Ministério da Agricultura, a norma desse selo estabelece que a produção das uvas e todo o processo de obtenção do vinho seja feito no vale, além de regras de cultivo.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que é terroir e consegue reconhecer um que seja legitimamente brasileiro, é hora de continuar sua formação de enófilo. Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos vinhos!

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!