Famiglia Valduga

Quando você lê ou escuta que um vinho é “macio”, tem “taninos equilibrados” e textura “aveludada”, você franze a testa, concorda educadamente e se pergunta, por dentro, se estão mesmo falando de vinho?

Esse vocabulário de enólogo pode ser mesmo complicado no primeiro instante. Porém, embora pareça um tanto quanto complicado, existe, sim, uma lógica por trás desses adjetivos, acredite. E não é só questão de intuição e sensibilidade na ponta da língua: na verdade, é pura química!

Continuar lendo

Produzido e apreciado em diferentes regiões do mundo, o espumante é uma bebida muito usada em celebrações e festas. Seu sabor leve, muitas vezes frutado e fresco, é o que garante o apreço por públicos tão distintos.

Vamos esclarecer, abaixo, as principais dúvidas de enologia para leigos e desmistificar alguns equívocos. Veja a seguir as características mais comuns dos espumantes:

Continuar lendo

Um bom vinho tem em sua base a quantidade perfeita de álcool e ácidos: duas características primordiais para a produção de um rótulo de destaque. Quem conhece a sensação de experimentar um exemplar redondo, sabe a importância do equilíbrio entre todos os seus componentes.

Ao sentir o vinho em boca, álcool, taninos e ácidos se completam em uma experiência gustativa rica. Para entender melhor sobre esse tema, preparamos um artigo sobre o papel do teor alcoólico do vinho.

Prepare-se para aprofundar seu conhecimento sobre a enologia!

Continuar lendo

A Ponto Nero, empresa do Grupo Famiglia Valduga, celebra três importantes reconhecimentos para os espumantes da marca. Dois rótulos mostraram sua excelência em qualidade e conquistaram medalhas nos concursos Citadelles du Vin e Challenge International du Vin, ambos organizados pelo Concours Des Vins (CDV), associação de acordo com a lei de 1901, com sede em Bourg, na França.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!