Espumantes

O espumante é a bebida das celebrações, tanto mais é a bebida dos casamentos, sendo capaz de traduzir em uma taça toda a magia daquele momento. Dependendo da qualidade da bebida, ela é capaz de fazer quem bebe repetir a célebre frase de Dom Pérignon: “estou provando as estrelas!”

Para ajudá-lo a escolher o melhor espumante para casamento, preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre essa bebida encantadora, desde os diferentes estilos existentes até sua harmonização com os pratos do seu cardápio. Confira!

Continuar lendo

Você já deve ter ouvido alguém falar que todo champanhe é espumante, mas que nem todo espumante é champanhe. Frase clássica do mundo do vinho, a afirmação se faz verdadeira porque, como você também já deve saber, para ter a nomenclatura francesa, o produto deve ser da região homônima. Afinal, estamos falando de uma Apelação de Origem Controlada (AOC) que é das mais tradicionais e rígidas do mundo.

Mas você sabia que, além de champanhe, há outras denominações mundo afora para a bebida de Dom Perignon? Na Espanha, por exemplo, o espumante Cava é o mais famoso de todos. Ficou curioso? Acompanhe este post e descubra a história, o método de produção e todos os demais detalhes sobre esse vinho delicioso!

Continuar lendo

Se você aprecia um bom espumante, já deve conhecer método Champenoise, que é a forma mais tradicional de elaborá-lo, mas você sabia que essa não é a única maneira de produzir a bebida? Muito difundido mundo afora, o método Charmat é amplamente utilizado, mas pouco conhecido pelos consumidores.

Neste artigo vamos abordar justamente isso: os detalhes do método Charmat, suas peculiaridades e como ele influencia o sabor e os aromas do espumante. Acompanhe!

Continuar lendo

Agora, você já parou para pensar em qual será o segredo do sucesso de uma bebida tão saborosa e especial, ao ponto de se tornar a marca principal de celebrações, vitórias e de acontecimentos importantes na vida de tantas pessoas?

Neste post, vamos apresentar um guia completo para apreciadores de espumantes. Você, que gosta da bebida, conhecerá um pouco da sua história, mitos que a envolvem, diferentes processos de elaboração ― e como cada etapa influencia no resultado final ―, dicas para não errar na hora de servir e, claro, como reconhecer e identificar um bom espumante.

Ficou interessado? Então continue a leitura para conferir!

Continuar lendo

Seja amarelo-ouro com tons esverdeados, sejam nuances cor de rosa, poucas são as pessoas que não apreciam um bom espumante. Mas, além da cor, diversos outros fatores marcam as diferenças entre as opções disponíveis no mercado. 

No entanto, se você é um consumidor atento, já deve ter reparado que, além da cor e do estilo, cada garrafa traz um nome no rótulo. Em alguns, está escrito “Champagne” e em outros “Cava”, por exemplo. E você sabe o que significa essa nomenclatura de espumantes?

Para conferir as particularidades de cada nomenclatura de espumantes, acompanhe o texto!

Continuar lendo

O espumante é usado desde as comemorações da alta sociedade romana, e sempre foi considerado um artigo de luxo, mas foi só no século XVI que ele foi aperfeiçoado da maneira que conhecemos hoje. As classes mais baixas que não podiam pagar pelos altos preços e consumir a bebida diariamente criou o hábito de tomar o espumante em datas especias, como na virada do ano.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para a sua festa de Réveillon! Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir!

Continuar lendo

Entre os espumantes mais consumidos está o Moscatel, produzido por meio do Método Asti, um processo de fermentação diferenciado. É essa técnica a responsável por fornecer à bebida suas características mais marcantes.

Não sabe muito bem o que significam esses termos e quer entender mais sobre o espumante Moscatel e sobre o Método Asti? Então continue a leitura deste post e fique por dentro!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!