Espumante para casamento: entenda como escolher


Espumante para casamento: entenda como escolher

Uma das datas mais marcantes na vida de qualquer pessoa é certamente o dia do seu casamento. Nesse momento único, duas pessoas celebram seu amor, se comprometendo a compartilhar desafios e alegrias pelos próximos anos.

Nada mais natural, portanto, que os noivos queiram que tudo saia perfeito, em seus mínimos detalhes, da decoração até a trilha sonora.

Assim, se o espumante é a bebida das celebrações, tanto mais é a bebida dos casamentos, sendo capaz de traduzir em uma taça toda a magia daquele momento. Dependendo da qualidade da bebida, ela é capaz de fazer quem bebe repetir a célebre frase de Dom Pérignon: “estou provando as estrelas!

Para ajudá-lo a escolher o melhor espumante para casamento, preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre essa bebida encantadora, desde os diferentes estilos existentes até sua harmonização com os pratos do seu cardápio. Confira!

Os estilos de espumante e as diferenças entre eles

Brut, Moscatel, Champanhe… São muitas as classificações dadas aos vinhos espumantes e toda essa variedade pode causar confusão na hora de escolher os rótulos que serão servidos no seu casamento.

Ao finalizar o processo de elaboração do espumante, seja pelo método Champenoise ou Charmat, é adicionado em sua composição o chamado licor de expedição, composto basicamente por vinho e açúcar. É a concentração desse açúcar no líquido que vai determinar em qual nomenclatura ele se encaixa. A seguir, conheça algumas categorias:

Nature

Com apenas 3 g de açúcar por litro, esse é o mais seco dos espumantes. Por ser elaborado sem intervenção alguma (daí o título nature, “ao natural”), a qualidade do vinho base é fundamental nesse tipo de espumante.

ESPUMANTE SUR LIEESPUMANTE GRAN NATURE
Clique nas imagens acima e confira mais detalhes de cada produto!

Extra brut

Variando entre 3 e 8 g de açúcar por litro, é considerado ainda bastante seco. Possui acidez pronunciada, o que o torna um bom acompanhante para queijos maturados e massas com molhos brancos.

ESPUMANTE GRAN EXTRA BRUT
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Brut

O mais encontrado nas prateleiras, possui concentração de açúcar entre 8 e 15 g por litro. Apesar de ainda apresentar um final seco, é bem mais versátil que o extra brut.

ESPUMANTE ARTE BRUTMARIA VALDUGA BRUT VINTAGE
Clique nas imagens acima e confira mais detalhes de cada produto!

Sec

Com açúcar residual entre 15 e 20 g por litro, é uma bebida leve e agradável, por ter perfil equilibrado e acidez suave. Acompanha bem canapés e aperitivos em geral.


Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Demi-sec

Por apresentar uma concentração de açúcar ampla, desde 20 até 60 g por litro, é difícil prever seu perfil de sabor, ficando a cargo da experimentação. Harmoniza muito bem com molhos leves, frutos do mar e queijos macios.

ESPUMANTE ARTE DEMI-SEC
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Doce

Com concentrações de açúcar residual acima dos 60 g por litro, é uma bebida de dulçor muito perceptível, sendo o moscatel um excelente opção para os iniciantes no muito dos vinhos. Acompanha bem sobremesas doces em geral.

NATURELLE ESPUMANTE MOSCATELRSV ESPUMANTE MOSCATEL
Clique nas imagens acima e confira mais detalhes de cada produto!

Champanhe

Os champanhes constituem um caso à parte entre os espumantes. Todo vinho espumante deve apresentar perlage, as borbulhas de gás carbônico decorrentes da fermentação. Entretanto, apenas os espumantes originados na região de Champagne, no nordeste da França, podem ser chamados de champagnes.

Esse caráter de exclusividade contribuiu para colocar os champanhes entre as melhores bebidas do mundo.

CHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC BRUT ROSÉCHAMPAGNE BRUT ABSOLU CATTIER
Clique nas imagens acima e confira mais detalhes de cada produto!

Harmonizando espumantes com o seu menu

Se você é um apreciador de vinhos, com certeza sabe que uma harmonização bem-feita faz toda a diferença. Do contrário, tanto o vinho quanto os pratos que ele acompanha poderão ser prejudicados.

Na hora de escolher um espumante para casamento, não é diferente: prefira bebidas que combinem com os diferentes pratos e momentos da sua festa para garantir o sucesso do evento.

Entradas

Por ser uma bebida leve, ácida e agradável, o espumante é uma excelente pedida para começar a refeição e abrir o apetite. Entradinhas à base de camarão ou de frutos do mar, em geral, pedem um espumante brut.

Se o prato servido for mais salgado, como ostras ou anchovas, pode-se apostar em um extra brut. Um carpaccio pede um rosé enquanto entradas à base de frutas vão bem com espumantes secos.

No guia completo abaixo, confira as dicas para organizar o casamento dos sonhos!
Saiba como organizar o casamento dos sonhos

Pratos principais

Frutos do mar, como lagosta, camarão e salmão, harmonizam muito bem com espumantes mais ácidos, assim como saladas de frango e frango assado.

Lembre-se também de que os espumantes são ricos no sabor umami, o que faz com que acompanhem muito bem pratos com parmesão, carpaccio bovino, tomates e molho shoyu.

Carnes vermelhas e molhos muito pesados podem facilmente sobrepujar o espumante; logo, o mais recomendado é harmonizá-las com outros tipos de vinhos.

Finger food

Muito em alta, sobretudo em casamentos mais despojados e que se aproximam do mini wedding, finger foods são comidas servidas em pequenas porções individuais, prontas para serem consumidas em uma ou duas mordidas.

As finger foods costumam ser ousadas, misturando sabores intensos e de diferentes escolas da culinária. Assim, o mais recomendado é um espumante versátil, não muito doce nem muito seco, como um demi-sec.

Espumantes tipo moscatel costumam agradar a todos e, se a ocasião for mais leve, pode ser servido um refrescante rosé com uma pedra de gelo.

Sobremesas

Espumantes mais doces ou mesmo demi-sec italianos harmonizam maravilhosamente com sobremesas à base de baunilha ou com canela, como as rabanadas.

Dica: Um guia para apreciadores de espumantes

Não esqueça seus convidados

Embora o casal seja o grande centro das atenções durante o casamento, vocês, como bons anfitriões, certamente desejam que esse momento seja memorável também para os convidados, certo?

Assim, é importante levar em conta a quantidade de pessoas presentes na festa, bem como o perfil dos convidados. Você provavelmente terá pessoas que preferem bebidas mais doces, outras mais adeptas de vinhos secos etc.

Como regra, recomenda-se comprar uma garrafa de espumante para cada 1,5 pessoa, caso seja servido apenas espumante do início ao fim da festa. Se, por outro lado, houver serviço de outras bebidas, diminua a quantidade ligeiramente: 1 garrafa para cada 2 pessoas.

Caso decida servir a bebida com outros vinhos, o ideal é que o espumante corresponda a 60% ou 70% da bebida. Os outros 30% ou 40% devem ser distribuídos entre tintos e brancos de acordo com o perfil da festa: se o clima é mais quente ou mais ameno, se a festa é de dia ou à noite, se é na praia ou em um ambiente formal etc.

Adquira os espumantes da Famiglia Valduga em nossa loja virtual!
Adquira os espumantes da Famiglia

E então, gostou do nosso material? Agora que você já sabe tudo sobre espumante para casamento, pode escolher com tranquilidade a bebida que será eternizada nas suas memórias como aquela que selou esse momento único.

Aproveite, também, para compartilhar esse material nas suas redes sociais e mostrar para mais pessoas toda a versatilidade e o potencial dos espumantes!




Por
18/09/2018

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!