Espumante: o que é perlage?


Espumante: o que é perlage?

Alguma vez você já ouviu falar ou leu sobre o tal “perlage” de um espumante e ficou se perguntando o que, afinal, seria isso?

Saiba que não basta entender que o termo se refere à borbulha da bebida, viu? Por isso mesmo, no post de hoje trouxemos as informações mais completas e relevantes para que você fique por dentro, de uma vez por todas, sobre o que é perlage e por que ele é importante.

Acompanhe-nos e desvende mais esse mistério (não tão enigmático assim) do mundo dos vinhos.

O que é perlage e como ele se forma?

A palavra perlage vem do francês perle, ou pérola, e é usada para se referir às bolhas de vinhos espumantes, champagnes e frisantes.

No caso dos dois primeiros, o perlage é formado naturalmente, a partir do processo de fermentação que caracteriza a elaboração dos espumantes. Já nos frisantes, as bolhas aparecem de forma natural ou com adição artificial de gás carbônico ao vinho depois da fermentação.

Dica: Conheça mais sobre o universo dos espumantes

Quando a garrafa está fechada, o gás carbônico (tenha ele sido formado naturalmente ou adicionado de maneira artificial) fica dissolvido no vinho, preso pela pressão da rolha e do invólucro de metal que a firma na garrafa (chamado de muselet ou gaiola).

Assim, quando o vinho é aberto, a pressão da garrafa diminui (igualando-se à do ambiente) e faz com que o gás se acumule nas imperfeições do vidro e se expanda, formando as bolhas, que sobem em direção à liberdade! Como consequência, o vinho ganha uma espuma no contato com o ar e dá aquela sensação de suavidade em nossa língua.

Qual é sua importância para a qualidade do vinho?

A graça dos vinhos efervescentes está justamente no perlage, por isso, quanto mais resistentes e abundantes forem as bolhinhas, melhor!

No caso dos espumantes e champagnes, em que o processo de gaseificação é completamente natural, o perlage é um indicativo importantíssimo do cuidado empregado na elaboração do vinho e, logo, de sua qualidade.

Clique na imagens abaixo para adquir o seu Champagne Armand de Brignac, no e-commerce da Famiglia!

CHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC BLANC DE BLANCSCHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC BRUT ROSÉCHAMPAGNE ARMAND DE BRIGNAC GOLD 

Pode-se avaliar o perlage de um espumante de acordo com três aspectos diferentes:

  • seu tamanho: quanto menores as bolhas, mais agradáveis elas são na boca;

  • sua quantidade: de acordo com os especialistas, um bom espumente pode produzir até 100 milhões de bolhinhas em uma única garrafa;

  • sua persistência: o perlage deve ser duradouro em um bom espumante.

Como apreciar ao máximo o perlage?

Uma curiosidade sobre o perlage é o fato de o gás carbônico dos vinhos frisantes e espumantes precisar de atrito com superfícies irregulares para formar as desejadas borbulhas.

Sem elas, o gás não se acumula o suficiente para criar bolhinhas perceptíveis, e um vidro totalmente liso faz com que o melhor dos champagnes fique imóvel quase como um vinho tranquilo, acredita?

Por esse motivo, as taças feitas de cristal, que tem a superfície mais porosa que a do vidro, contribuem para deixar o perlage de um espumante ainda mais abundante. Fatores que podem atrapalhar a formação das bolhas são a gordura, a água e o detergente, de modo que suas taças de champanhe devem estar sempre limpinhas e secas.

Dica: 

Evitar gelar as taças e fugir da coupette (taça de champanhe rasa e aberta, muito usada nas famosas pirâmides de espumante até os anos 1980) também são atitudes importantes para fazer com que o perlage dure mais.

E aí, deu para finalmente entender o que é perlage? Comente contando o que você achou deste post e aproveite para tirar suas dúvidas sobre espumantes e champagnes!

Conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia clicando no banner abaixo!

Conheça todos os produtos da Famiglia! 




Por
05/04/2017

A visão vanguardista, o design elegante, a alta tecnologia aplicada e,acima de tudo,os valores da família marcam a construção desta empresa. O esforço contínuo é um dos maiores orgulhos da família, que hoje consolida a Casa Valduga como a marca líder no segmento de vinhos e espumantes de luxo.

Oferecerecendo ao consumidor, vinhos, espumantes e serviços de alta qualidade, desenvolvendo oportunidades de negócios, proporcionando prestígio e experiências inovadoras, em um ambiente familiar e com sustentabilidade.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!