Entenda o que é a análise sensorial do vinho e como ela é feita


Entenda o que é a análise sensorial do vinho e como ela é feita

Quando você pensa em combinações clássicas, o que lhe vem à mente? Arroz com feijão? Bebeto e Romário? Jeans e Camiseta? Churrasco e samba? Queijos e vinhos? 

Sem dúvida alguma, todas essas duplas mencionadas acima são clássicas combinações presentes no nosso cotidiano, mas existe outra tão importante que fica quase impossível de separá-la. Trata-se do olfato e do paladar. Esses sentidos trabalham juntos para que tenhamos prazer em comer ou tomar um bom vinho. 

Alguns alimentos são tão complexos que foram desenvolvidas técnicas para que todo o seu sabor e aroma sejam identificados. Um bom exemplo é a análise sensorial do vinho, algo tão complexo que virou até mesmo profissão e tema de cursos

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre este procedimento, seus fundamentos básicos e algumas informações importantes sobre esta técnica. Confira!

Quais são as noções básicas dessa análise?

Basicamente, a análise é feita a partir da degustação e da observação do vinho. É preciso prová-lo com atenção para que seja possível distinguir cada uma de suas características. 

Apesar de temos comentado sobre a relação entre olfato e paladar, a visão também é um sentido importante na análise sensorial — afinal, é possível observar algumas características da bebida apenas olhando para ela.

Dica: Aromas do vinho: entenda como eles surgem e como identificá-los

Quais sentidos devem ser usados para realizar esse processo? 

Visão

O trabalho da análise sensorial do vinho é dividido em quatro partes, cada uma delas usando um sentido. A primeira é a observação. Com a visão, o degustador consegue observar aspectos como a cor, a limpidez, a transparência, o brilho e a viscosidade.

Olfato

Feita essa primeira etapa, chega o momento de utilizar o olfato. Nesse estágio, é avaliada a qualidade do aroma e a intensidade, seguidas de uma classificação entre aromas primários, secundários e terciários — essa subdivisão exige um conhecimento mais aprofundado para que seja possível distinguir as notas cítricas, amadeiradas, florais etc.

Paladar

Finalizada a parte olfativa, chegou a hora de finalmente "experimentar" o vinho. Para analisar todo o seu sabor e suas nuances, é preciso tomar um pequeno gole e fazê-lo girar por toda a boca para que o vinho consiga passear por todas as regiões da língua e estimular as papilas gustativas que vão denotar acidez, doçura e amargor.

É também nesta etapa que entra o tato, mais um sentido importante para a o processo. Não se trata de colocar as mãos no vinho, mas sim de sentir qual é a sensação que ele deixa na língua. Alguns exemplos: vinhos com maior tanicidade são mais ásperos e vinhos com mais álcool também possuem um tato diferente daqueles com teor mais baixo. 

Dica:  Saiba qual o papel do teor alcoólico presente no vinho

Quais as vantagens da análise sensorial do vinho?

O procedimento dá ao consumidor conhecimento para saber o que esperar de cada rótulo, ajudando na hora de escolher o vinho que lhe traz as sensações mais agradáveis. No mercado dos vinhos, a análise serve para distinguir os melhores exemplares, além de permitir aos especialistas a criação de combinações com alimentos, também conhecidas como harmonizações.

Essas são algumas informações básicas sobre a análise sensorial de vinhos. Para descobrir mais sobre essa técnica, é preciso estudá-la, principalmente para que seja possível entender melhor cada processo e aprender a identificar cada uma das características do vinho

Quer conhecer todos os produtos da Famiglia Valduga? Clique no banner abaixo!

Adquira os vinhos da Famiglia

E, para ficar por dentro de novidades e informações sobre o universo dos vinhoscurta a nossa página no Facebook.




Por
01/09/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!