Enólogo, enófilo e sommelier: fique por dentro das diferenças!


Enólogo, enófilo e sommelier: fique por dentro das diferenças!

Se o universo dos vinhos é complexo para aqueles que já estão por dentro do assunto, para os iniciantes ele pode parecer ainda mais complicado. Existem muitos termos técnicos, nomes específicos e outras expressões que são utilizadas com frequência, cujos significados nos escapam, num primeiro momento. Você saberia dizer, por exemplo, quais as diferenças entre sommelier, enólogo e enófilo?

Essas três palavras são extremamente comuns em textos e em rodas de conversa sobre vinhos, pois se referem a pessoas ligadas a essa nobre bebida. Mesmo assim, é mais do que comum que os significados dessas palavras sejam confundidos, mas nós estamos aqui para esclarecer as diferenças.

Começando pelas palavras mais parecidas, ainda que a grafia seja semelhante, os enólogos e os enófilos são figuras bem diferentes no mundo dos vinhos. O radical “eno”, vem do latim e compõe as palavras relacionadas a vinhos. Analisando os sufixos, percebe-se a diferença entre o enólogo e o enófilo.

O enólogo

A terminação (sufixo) "logo” tem origem no grego “logos”, que serve para indicar aquele que estuda, que tem conhecimento científico em algo. Sendo assim, o enólogo é um estudioso, um cientista dos vinhos.

Ele é uma pessoa associada à ciência da bebida, mais especificamente ligado às técnicas de produção. Ou seja, ele é um especialista que se inseriu em uma das etapas da produção do vinho ou em todas elas.

Dica: Você sabe o que faz um enólogo?

O enófilo

O sufixo “filo” também tem sua raiz na língua grega e se refere àquele que quer algo ou que é amigo de algo. Sendo assim, o enófilo é aquela pessoa que gosta muito de vinhos e que pode até ter um conhecimento avançado sobre rótulos, história, sabores e outras curiosidades, mas que nunca se inseriu na produção, nem no comércio da bebida. Para o enófilo, o vinho é um entretenimento.

Agora que você já conhece a diferença entre enólogo e enófilo, continue a leitura e saiba o que é um sommelier.

O sommelier

Palavra de origem francesa, "sommelier" passou a ter o significado que conhecemos nos dias de hoje a partir do século XIX. Antigamente, os sommeliers eram transportadores de animais de carga, depois passaram a provadores de vinhos da realeza e hoje se tornaram especialistas em bebidas de um restaurante.

Atualmente, esse profissional é o responsável pela escolha e pela compra dos vinhos, cervejas artesanais, sakes e outras bebidas, além de receber e armazenar adequadamente as garrafas. Ele também elabora as cartas de vinho, dá sugestões aos clientes, e inclusive, recomenda harmonizações.

Dependendo do restaurante, o próprio sommelier é quem abre a garrafa, indica as taças mais adequadas e serve as bebidas na temperatura ideal.

Clique no banner abaixo e adquira o seu vinho favorito da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia!

O escanção

Não estranhe se você ouvir um português chamando pelo escanção de um restaurante. Em Portugal, essa é a maneira de se referir ao sommelier dos restaurantes.

O sommelier, o enólogo e enófilo são algumas das pessoas importantes do universo dos vinhos. Agora você sabe que, apesar das diferenças, essas três figuras têm um ponto em comum: a paixão pelo vinho!

Gostou deste artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer fazer alguma observação? Assine nossa newsletter!




Por
05/09/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!