Dicas para aproveitar o inverno com um bom vinho


Dicas para aproveitar o inverno com um bom vinho

Quem gosta de um bom vinho sabe que a bebida pode ser degustada em qualquer época do ano. Porém, com as temperaturas mais frias, é inegável que ele se torna ainda mais irresistível, especialmente por proporcionar experiências diferenciadas.

Por isso, separamos algumas dicas de como aproveitar e escolher o melhor vinho para inverno, assim você poderá desfrutar bastante das baixas temperaturas. Confira!

Experimente rótulos mais encorpados

Se no clima quente gostamos de beber vinhos mais leves — como espumantes e opções de vinho branco — as baixas temperaturas propiciam a oportunidade ideal para desbravar as diversas variedades de vinho tinto.

Aproveite o inverno para degustar bebidas mais encorpadas, com textura e volume. Rótulos envelhecidos em carvalho — que possuem sabor intenso e longo —, são ótimas opções. Para não errar, anote a dica: esse tipo de vinho harmoniza muito bem com alimentos quentes.

Dica: A influência dos barris de carvalho no aroma e sabor dos vinhos

Aposte nas harmonizações com comidas pesadas

Um dos motivos que nos fazem associar o inverno ao vinho tinto é o fato de que os taninos presentes na bebida ajudam a dissolver a gordura da comida. Então, já que nessa época é normal sentir vontade de comer pratos mais pesados, a combinação é uma ótima estratégia para neutralizar os alimentos gordurosos.

Isso explica algumas combinações características dessa época, como o vinho com fondue de queijo. Tradicionalmente, no Brasil, esse prato é acompanhado de vinho tinto. Porém, a melhor harmonização é feita com vinhos brancos e frescos, para não sobressair ao sabor dos queijos mais suaves.

Essa regra, quase sempre, vale também para a harmonização com queijos. Mas, outra excelente combinação é saborear um bom Merlot com tipos de queijos “moles”, como o brie, camembert, roquefort e gorgonzola. A experiência, com certeza, será positiva.

Dica: Queijos e vinhos: dicas deliciosas para não errar na harmonização

Aprecie os vinhos em temperatura ambiente

No inverno, quem ainda não possui uma adega climatizada pode aproveitar para consumir os vinhos na temperatura adequada. Para os vinhos tintos, o ideal é que a bebida esteja entre 16 e 18° C — que, nessa estação, é considerada temperatura ambiente. Para os brancos, como o Chardonnay, no entanto, a temperatura deve permanecer na faixa dos 8 a 10°C.

Mas, cuidado! Se o interior do local onde o vinho será consumido estiver aquecido, é preciso dar uma leve refrigerada para equilibrar o calor.

Invista em noites especiais

Uma boa garrafa de vinho, um prato especial e aquele friozinho para dar o clima certo. O cenário é ideal para estar com a família e desfrutar de uma noite especial e divertida.

Outra oportunidade imperdível é a de escolher uma das muitas opções de vinho para inverno e criar um momento a dois. Com certeza, essa é uma ocasião que merece um vinho especial da sua coleção.

Escolher um bom vinho para o inverno é uma tarefa fácil, já que a grande maioria das variedades pode ser muito bem apreciada durante o período de baixas temperaturas. Explore rótulos diferentes, harmonize bebidas e receitas especiais para aproveitar a estação!

Adquira os vinhos da Famiglia! clicando no banner abaixo!

Adquira os vinhos da Famiglia!

Que tal ficar a par do universo dos vinhos e sempre atualizado com os nossos conteúdos exclusivos? Siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Trip Advisor!




Por
18/06/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!