Decanter: como conservá-lo em casa?


Decanter: como conservá-lo em casa?

Degustar vinhos é uma arte que requer cuidados especiais, desde a colheita das uvas até o momento em que o vinho está presente em nossa taça. Quem aprecia vinhos sabe que conhecer alguns detalhes é essencial para obter uma experiência prazerosa, por isso, neste artigo, você descobrirá como conservar um decanter em casa.

Apesar de simples, o ato de transferir o vinho para um decanter é importante para separar os sedimentos ou borras do líquido e também para aerá-lo. Entretanto, assim como as taças, o decanter também precisa ser conservado corretamente para oferecer os melhores resultados na degustação.

Os vinhos são bebidas exigentes, mas você não precisa ser um sommelier para saber como preservar um decanter. Confira, então, nossas dicas e descubra os cuidados indispensáveis!

Clique no banner abaixo e conheça todos os vinhos do e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os vinhos do e-commerce da Famiglia

Não deixe os resíduos do vinho secarem

Durante a degustação, é comum deixarmos resíduos do vinho secarem dentro do decanter. Contudo, essa prática pode comprometer as próximas degustações, oferecendo até mesmo experiências ruins para você e seus convidados.

A maneira mais eficaz de evitar esse problema é lavar o decanter após o uso com água livre de minerais. Porém, se não puder lavá-lo imediatamente, você poderá encher o recipiente com água e depois iniciar a limpeza, ou despejar água quente realizando movimentos circulares para não deixar para trás nenhuma mancha indesejada.

Não use muito detergente

Poucas gotas de detergente são suficientes para limpar o seu decanter. Lembre-se de que o detergente é uma substância que pode liberar resíduos químicos, responsáveis por interferir na decantação do vinho.

Contudo, para evitar essa interferência, é importante lavá-lo com água quente, utilizando sempre a parte menos abrasiva da esponja com apenas algumas gotinhas de detergente. Mas isso não é tudo. Além desse processo, é essencial deixá-lo secar naturalmente e, de preferência, virado para baixo em um suporte adequado.

Dica: 7 mitos sobre o vinho que você precisa parar de acreditar

Fique atento ao polimento

O decanter de cristal é uma peça delicada, por isso, também precisa de cuidados especiais para prolongar seu brilho e transparência. Assim, após lavá-lo corretamente, é indicado colocá-lo acima de um recipiente com água quente, permitindo que o próprio vapor suba até o decanter.

Para o polimento, utilize um pano de microfibra ou mesmo um algodão com água deionizada e algumas gotinhas de detergente não iônico. Agindo dessa forma, você evita manchas e prolonga a utilidade da sua peça.

NATURELLE TINTO  ARGENTO PINOT GRIGIO   MARIA VALDUGA BRUT VINTAGE 

Clique nas imagens acima e confira os detalhes dos produtos!

Decanter como uma obra de arte

Além de servir, separar resíduos e aerar, o decanter conquistou um novo significado para os apreciadores de vinho, que vai além da simples decantação. Atualmente, é possível encontrar essas peças em museus, galerias de arte e feiras de arquitetura e design de interiores.

Isso mostra porque o decanter se tornou também um acessório decorativo em muitas casas, com diferentes formatos e modelos que tornam a degustação um momento inesquecível.

Gostou das dicas? Então, compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a terem as melhores experiências ao lado dos vinhos!




Por
01/06/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!