Curiosidades

Por ser uma bebida amplamente consumida em todo o mundo, não é de se estranhar que as pessoas desenvolvam teorias sobre o vinho que nem sempre condizem com a realidade. Por isso, esclarecemos alguns mitos sobre o vinho que todo apreciador precisa desmistificar.

Todos nós temos nossas vinícolas e estilo preferido, mas um bom enófilo não pode se deixar limitar por isso. Afinal, existe um universo de sabores desconhecidos que estão à sua espera.

Assim, quando for degustar sua taça na companhia de amigos, você pode esclarecer estas questões e demonstrar a todos que, além de bom gosto para a bebida, você também tem muito conhecimento sobre o assunto. Confira!

Continuar lendo

Em outra ocasião, fizemos aqui no blog um passeio pela história do vinho no mundo, da antiguidade aos dias de hoje, mas você por acaso já ficou curioso para saber como se deu a trajetória do vinho aqui, no nosso país?

Do primeiro viticultor do Brasil, lá em 1532, passando pelos diversos obstáculos à qualidade do vinho brasileiro até chegar aos desafios impostos nas nossas terras pelo ainda baixo consumo de vinho na atualidade, hoje vamos levar você em mais uma viagem histórica tão cheia de reviravoltas que mais parece roteiro de filme de aventura!

Que tal aprender um pouco mais sobre essa bebida dos deuses enquanto conduzimos você pela história do vinho no Brasil? Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Quem acha que vinho só pode apreciado na hora do jantar ou, no máximo, em um almoço em família, não sabe o que está perdendo. Isso porque, para além do brinde em ocasiões especiais, a bebida é bem mais eclética do que parece.

Não acredita? Pois hoje você vai descobrir como o vinho pode virar sinônimo de descontração e happy hour com os amigos na forma de coquetel. Gostou? Então, anote nossas 4 receitas refrescantes de drinks com vinho para esse verão!

Continuar lendo

Alguma vez você já se pegou com vontade de ter um chef na sua casa para preparar uma refeição digna do vinho que está acompanhando-a, ou mesmo de levar consigo ao restaurante aquela garrafa que você estava guardando para a ocasião certa? Pois então temos uma boa notícia: dependendo do estabelecimento, é, sim, permitido trazer sua bebida de casa, sabia? 

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a chamada “taxa de rolha”, além de como proceder caso queira levar um dos seus rótulos mais especiais para ser degustado junto a pratos igualmente deliciosos. Confira!

Continuar lendo

Poucas coisas são tão boas como vinhos. Filmes são bons exemplos! Agora, dificilmente existirá combinação tão perfeita como filmes sobre vinhos. Um par ideal que deixa qualquer produção cinematográfica elegante e refinada e faz os nossos momentos de lazer serem muito mais agradáveis.

Se você gosta de vinhos e filmes e, principalmente, dos dois ao mesmo tempo, vai adorar esta seleção de 7 filmes que souberam fazer um casamento incrível entre a bebida divina e a sétima arte.

Continuar lendo

Que atire a primeira pedra quem nunca organizou uma festa de final de ano e, no final, percebeu que ainda havia bebida suficiente para fazer um outro evento.

Para te ajudar no cálculo de bebidas para sua festa de final de ano, elaboramos esse post com algumas dicas com o que deve ser ser considerado para que não falte nem sobre bebida. Vamos lá?

Continuar lendo

O amor da humanidade pela bebida produzida no processo de fermentação da uva não é nada recente. Aliás, a história do vinho é tão Antiga — com “a” maiúsculo mesmo, pois a “bebida de Dionísio” já aparece na Antiguidade Clássica e até no Velho Testamento, nas uvas cultivadas por Noé — que quase poderíamos dizer que ela coincide com a da nossa civilização.

Mas você já parou para pensar em como alguém teve a brilhante ideia de experimentar suco de uva fermentado e, assim, iniciar a expansão do vinho mundo afora?

No post de hoje, você vai acompanhar conosco cada etapa da jornada do vinho pela História, desde a fábula de como, afinal, a bebida foi descoberta, passando pelo universo greco-romano e pelo Vale do Nilo, em uma viagem que vai terminar aí, na sua casa, com a chegada do vinho no Brasil. Preparado? Então aperte o cinto, pegue sua taça e vamos lá!  

Continuar lendo

Para conhecer bem alguém, é preciso entender bem a sua história e conhecer as suas origens. Quem diria que alguém que nasceu no Brasil, não entenderia de futebol, mas gostaria de conhecer lugares onde nasce a uva e onde se transforma essa uva em vinhos e espumantes? Bom acontece, que essa pessoa, sou eu. Nasci no sul do Brasil, em Bento Gonçalves, no meio de vinhedos e como reza a lenda, já tinha espumante na minha mamadeira.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!