Curiosidades

Produzir — e apreciar! — um bom vinho é, para muitos, uma verdadeira arte. Sendo assim, não é de se estranhar que a bebida de Dionísio tenha inspirado várias obras-primas ao longo da história das belas artes, não concorda?

Então que tal curtir essas duas maravilhas da humanidade e conferir, no post de hoje, 6 quadros famosos com vinhos retratados neles? Pegue a sua taça e fique por dentro da história do vinho e da arte sem medo de derramar uma gota no chão do museu.

Continuar lendo

O vinho é mais do que apenas uma bebida. Tanto que a apreciação e o preparo dele estão cercados de mitosrituais, lendas, histórias e até mesmo deuses — como é o caso de Baco. Para os enófilos, o vinho pode inclusive revelar o temperamento do seu produtor.

Cada vinho tem seu tempo próprio para maturação e os barris de carvalho são tradicionalmente utilizados pelos produtores para esse processo, pois é uma madeira capaz de conferir características especiais ao resultado final da bebida. Você tem interesse em saber mais sobre o assunto? Confira o nosso artigo de hoje!

Continuar lendo

Conhecer a Espanha é um sonho para muitos e com certeza as principais cidades como Barcelona e Madrid são repletas de história, cultura e de uma beleza particular de toda a atmosfera espanhola. Mas além dos típicos locais turísticos a Espanha reserva para os apaixonados por vinho e gastronomia, roteiros alternativos com muitas oportunidades para conhecer sobre vinho, cavas e claro, gastronomia típica!

Nessa viagem estive acompanhada da equipe do projeto Wines of Brazil, que trabalha arduamente para aumentar as exportações de vinhos brasileiros em todo o mundo.

Continuar lendo

Errar ao servir um bom vinho é como ser um dançarino muito bem-vestido que não para de pisar no pé de seu par. A temperatura alta demais e as gotinhas derramadas fora da taça podem ofuscar o brilho e sofisticação que um vinho de qualidade traz àquela ocasião digna de brinde, não é?

A boa notícia é que você não precisa de anos de treinamento para ficar craque nos passos da coreografia que é a etiqueta do vinho! Para prová-lo, compartilhamos hoje nove dicas que vão transformar qualquer patinho feio na estrela do lago dos cisnes dos sommeliers.

Quer ver? Continue lendo e saiba tudo sobre como servir vinho do jeito certo!

Continuar lendo

Degustar uma taça de vinho é como um ritual de beleza. O próprio processo de escolher a garrafa, a bebida a ser apreciada, uma taça adequada para valorizá-la já é muito especial. Porém, os verdadeiros adoradores desse derivado da uva sabem que escolher bons abridores de vinho tornam a experiência completa e evitam até mesmo acidentes.

Devido à falta de familiaridade com o universo, não é raro que enófilos iniciantes não conheçam os modelos mais indicados para abrir a bebida. Muitos deles têm um design utilitário, que evita que o consumidor faça força para retirar a rolha. Além disso, os melhores aliam praticidade e beleza, que encantam seus convidados.

Confira algumas opções de abridores para quem é apaixonado por vinho!

Continuar lendo

A utilização de barricas de vinho durante o processo de produção da bebida pode ocorrer tanto durante a fermentação alcoólica e malolática (segunda fermentação), quanto durante os estágios posteriores, quando a bebida já está pronta — para iniciar o processo de maturação.

É exatamente na fase de maturação que as barricas de vinho exercem seu papel mais importante. Durante esse estágio sua utilização tem o poder de alterar características e agregar elementos à bebida, elevando seu nível de qualidade de maneira muito significativa.

Devido a sua grande importância e influência no sabor e na qualidade dos mais diversos tipos de vinho, no post de hoje, esclarecemos 5 dúvidas supercomuns sobre barricas de vinho. Ficou interessado? Então, não deixe de ficar por dentro desse assunto!

Continuar lendo

Mesmo que você não seja um especialista em enologia, provavelmente já escutou por aí que não se deve consumir um vinho imediatamente após abri-lo. Antes é preciso expor a bebida ao ar, processo que se convencionou chamar de "respiração do vinho".

Mas o que é esse processo e como ele atua em um vinho? Todos os vinhos precisam "respirar" antes de serem consumidos? Como fazer um vinho "respirar" de maneira adequada?

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!