Conheça os 8 principais benefícios do consumo de chás


Conheça os 8 principais benefícios do consumo de chás

Vai um chazinho? Essa bebida extremamente versátil é adorada por maioria das pessoas e vai muito bem em várias ocasiões. O que poucos conhecem, no entanto, são os inúmeros benefícios dos chás para a nossa saúde e acabam consumindo-os apenas pelo seu sabor.

O costume de consumir chás é um dos mais antigos do mundo, e em praticamente toda a história é possível encontrar passagens em que a famosa bebida está presente. Civilizações antigas já conheciam algumas dessas vantagens para a saúde e os utilizavam em situações muito específicas para o tratamento de doenças e sintomas diversos.

Porém, afinal, quais benefícios são esses? Como tomar essa bebida pode auxiliar na manutenção de minha saúde? Continue a leitura e saiba por que consumir chás com mais frequência pode ajudar na sua saúde e passe a incluí-los cada vez mais em sua rotina!

1. Acalma a mente

O estresse é, sem sombra de dúvidas, um dos problemas mais presentes em nossa sociedade atualmente. Seja por conta das pressões ou do dia a dia caótico, é inegável que muitas pessoas sofrem com problemas como a depressão ou a ansiedade, não é mesmo?

Muitos chás podem auxiliar diretamente nesse fator, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e nos ajudando a relaxar e nos concentrar de maneira muito mais eficaz. Apenas algumas xícaras por dia já são responsáveis por uma grande melhoria no equilíbrio mental e na produtividade!

Dica: Conheça os 6 principais benefícios da uva para a sua saúde

2. Melhora a qualidade do sono

Outro problema comumente causado pelo excesso de estresse é a insônia. A falta de sono de qualidade é um verdadeiro ciclo prejudicial, já que ocasiona o surgimento de ainda mais estresse e outros problemas de saúde. Infelizmente, muitas pessoas necessitam do auxílio de medicações para dormir.

Uma alternativa mais natural para lidar com essa situação é o consumo de chás, especialmente os mais calmantes como camomila e maracujá. Eles auxiliam na redução do estresse e promovem o relaxamento geral do corpo, o que nos ajuda a dormir muito melhor.

3. Diminui os níveis de colesterol no sangue

O colesterol é uma substância essencial em nosso organismo — ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Ele existe em duas formas: a HDL (high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade) e LDL (low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade). O problema começa quando nosso corpo passa a ter mais colesterol LDL circulante.

De acordo com um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, alguns chás, como o famoso chá-verde, auxiliam na redução do colesterol LDL ao inibir a sua absorção. Por isso, associado a uma dieta mais saudável, essa bebida pode ser uma grande coadjuvante na luta contra esse perigoso problema.

4. Ajuda a desintoxicar o organismo

Nossas células estão constantemente se renovando. Para que isso aconteça, elas morrem e outras são criadas para ficar em seu lugar. No entanto, com o passar do tempo, elas mais morrem do que são sintetizadas, o que acarreta no envelhecimento de órgãos e tecidos.

Algumas substâncias, conhecidas como radicais livres, são responsáveis por acelerar o processo de deterioração celular. Para impedir esse processo, precisamos consumir antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres. Felizmente, os chás estão cheios dessa importante arma contra o envelhecimento de nosso organismo, desintoxicando-o gradualmente.

Conheça a linha completa de chás da Famiglia Valduga!

conheça mais sobre os produtos da Famiglia

5. Controla a pressão arterial

Você certamente sofre ou conhece alguém próximo que lida com variações na pressão arterial, certo? O tipo mais comum de mudança nesse ponto é a pressão alta, também conhecida como hipertensão. Esse problema pode causar prejuízos sérios ao organismo e afetar diversos órgãos.

Alguns chás, como o de hibisco, auxiliam indiretamente nesse panorama e reduz os níveis de pressão. Isso ocorre graças à combinação de substâncias que compõem o chá e também ao seu poder diurético, que elimina líquidos e facilita o equilíbrio da pressão pelo organismo.

6. Reduz o risco de câncer

Outro ponto bastante preocupante do excesso de radicais livres em nosso organismo é o surgimento de neoplasias e outros tipos de câncer, que nada mais é que o crescimento anormal de células que passaram por mutações. Essas estruturas se modificam e multiplicam rapidamente, o que pode acarretar em metástases por todo o corpo.

Por isso, o combate aos radicais livres também é importante na prevenção de vários tipos de câncer, desde os mais brandos aos mais agressivos. Tomar chás com uma frequência maior é recomendado para desintoxicar o organismo e manter a saúde por muito mais tempo.

7. Reduz as chances de problemas cardiovasculares

De acordo com dados divulgados pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAN), as doenças cardiovasculares (que envolvem o sistema circulatório e, por vezes, o nervoso) são a principal causa de óbitos em todo o mundo. Os hábitos pouco saudáveis de nossa sociedade são, atualmente, os principais responsáveis por esses números.

Investir em uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, é o principal fator para evitar esse tipo de problema. No entanto, os chás (especialmente os chás-verde e preto) também podem nos ajudar a ficar longe de infartos ou derrames cerebrais.

Dica: Alimentos orgânicos: saiba o que são e seus principais benefícios

8. Auxilia no processo de emagrecimento

Por fim, podemos citar a importância dos chás para o processo de emagrecimento. Nesse ponto, a bebida age de vários modos e atua em fatores diferentes na luta contra a balança. Como sabemos, a obesidade é um problema bastante sério e que deve ser evitado com a manutenção de um peso dentro dos limites saudáveis.Em primeiro lugar, os chás são livres de calorias e fornecem a hidratação necessária para que o nosso metabolismo (conjunto de reações feitas pelo organismo) funcione de maneira acelerada. Além disso, muitos são diuréticos e auxiliam na eliminação do líquido extra, evitando a retenção hídrica que dá uma sensação de inchaço e aumenta o peso corporal.

Como podemos ver, os benefícios dos chás para a saúde são muito variados e abrangentes. Essas bebidas podem nos ajudar a ter mais qualidade de vida e são extremamente saborosas, unindo o melhor de dois mundos em pequenas xícaras. O que você está esperando para criar o hábito de consumir mais chás em seu dia a dia?

Se interessou e deseja incluir mais chás em seu cotidiano? Confira, então, a nossa seleção dessa bebida tão importante! Nossa loja virtual conta com diversos sabores e marcas de excelente qualidade. Fique à vontade!




Por
11/10/2018

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!