Conheça os benefícios do chá verde


Conheça os benefícios do chá verde

Assim como o chá-preto e o chá branco, o chá-verde é feito a partir das folhas da Camellia sinensis — planta nativa do Oriente. O que difere esses três tipos de bebidas é o processo de preparação de cada um, que proporciona aroma, textura, sabor e propriedades medicinais distintas.

A forma de obtenção do chá-verde mantém seus nutrientes e um médio teor de cafeína. A ação antioxidante da planta é a principal responsável por proporcionar muitos benefícios para o organismo.

Originário da China, o chá foi levado ao Japão pelos monges que viajavam entre os dois países. Muito popular na região, começou a ser consumido com maior frequência no ocidente há pouco tempo. A bebida tem muitas sutilezas de aromas, com nuances mais frutadas, florais ou herbáceas, e sabor levemente amargo.

Continue a leitura e conheça mais sobre o chá-verde e os seus benefícios!

O que é o chá-verde?

O chá-verde é uma bebida feita a partir da infusão das folhas e brotos do arbusto Camellia sinensis. Ele recebe esse nome porque evita-se a oxidação da estrutura da planta — o que não acontece com o chá-preto.

Durante a elaboração do chá-verde, as folhas da planta são colocadas sob vapor e depois são secas. Dessa forma, elas não passam por um estágio de fermentação tão longo. Além disso, a bebida é elaborada com plantas um pouco mais velhas do que as usadas para a fabricação do chá branco, o que garante ação oxidante um pouco menor e maior quantidade de cafeína.

Quais são os seus benefícios?

Para entender como o chá-verde pode trazer tantos benefícios para a saúde, é importante conhecer os seus nutrientes. Eles são os responsáveis por deixar a bebida saudável e agir no organismo combatendo radicais livres e outros agentes causadores de doenças.

Não existe uma tabela com todos os nutrientes universais do chá-verde. É possível que ocorra variação nutricional de acordo com a forma como a erva foi plantada, adubada e tratada. Até a região onde ocorreu o plantio pode interferir na sua composição.

No geral, a bebida contém boas quantidades de polifenóis, vitaminas e minerais, como potássio, manganês, ácido fólico, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. Todos esses nutrientes são essenciais para um funcionamento correto do organismo.

Dica: Chá preto: saiba o que é e quais são os benefícios

Pessoas sensíveis à cafeína precisam ter atenção ao consumir esse tipo de chá, pois a substância está presente em sua composição. Ela tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso e pode causar agitação, insônia, dor de cabeça, aumento do ritmo cardíaco e irritação.

Pessoas que apresentem maior sensibilidade a esse componente e ingerem grandes quantidades de chá-verde por dia podem sofrer com esses sintomas. Quando comparado com o chá-preto, essa bebida tem níveis menores de cafeína — cerca de 3 mg por xícara.

Confira, a seguir, os benefícios causados pela ingestão regular de chá-verde.

Combate o colesterol

O chá-verde ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Dessa forma, a bebida melhora a saúde do coração e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Ajuda no emagrecimento

A cafeína e outros antioxidantes presentes no chá-verde aceleram o metabolismo e favorecem o gasto de energia pelo organismo. Assim, o corpo queima mais gordura, culminando na perda de peso. Mas é claro que para isso, é importante manter, também, uma alimentação saudável.

Funciona como um antioxidante natural

Por ser rico em polifenóis — substâncias que combatem os radicais livres do corpo —, como catequinas e flavonoides, a bebida impede o avanço do envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças.

Reduz o risco de câncer

O dano oxidativo contribui para o desenvolvimento de câncer, como de próstata, mama, pele, pulmão e outros. Por isso, o alto valor de antioxidantes presentes no chá tem um efeito protetor das células.

Reduz o risco de diabetes tipo 2

Esse tipo de diabetes envolve altos níveis de açúcar no sangue, resultantes de alguma resistência do organismo à insulina ou causados pela incapacidade de produzi-la. O chá-verde melhora a sensibilidade à insulina e, consequentemente, reduz a chance de desenvolver a doença.

Dica: Chá branco: conheça os benefícios da bebida que melhora o humor

Estimula o cérebro

Além de evitar o AVC e as doenças degenerativas, o chá-verde estimula as funções cerebrais, graças à cafeína. Assim, você fica mais disposto durante o dia e consegue trabalhar com mais foco e atenção.

Como é possível consumi-lo?

Preparar o chá-verde é um processo um pouco diferente dos chás tradicionais. É importante que a água não esteja fervendo, pois a alta temperatura pode fazer as folhas cozinharem, o que acentua o amargor da bebida. O tempo de infusão também não deve ultrapassar os 3 minutos.

Uma forma de acabar com o sabor levemente amargo do chá é acrescentando alguns outros ingredientes à receita. Adicione, por exemplo, duas colheres de mel depois que a bebida estiver pronta. Assim, o chá ficará com um sabor mais adocicado. Porém, é preciso ter cuidado se a intenção for manter o peso, pois o mel é um alimento calórico.

Outra boa dica é bater o chá-verde no liquidificador com frutas, como amora, morango, uva, laranja ou maçã. Também é possível acrescentar gotas de limão ou ervas mais suaves (como capim cidreira ou hortelã) no momento da infusão.

O ideal é consumir de 1 a 3 xícaras por dia. Assim, é possível aproveitar melhor todos os benefícios da bebida. Mesmo que o objetivo seja acelerar o metabolismo e perder gordura, não é recomendado ingerir mais de 5 xícaras diariamente.

Para preparar cada xícara (aproximadamente 240 mL), o ideal é usar cerca de 3 gramas de chá-verde. Assim, você não corre o risco de ingerir mais que a quantidade recomendada.

Evite beber o chá durante a noite, para não ter insônia. Também não é indicado consumi-lo durante a manhã, ainda em jejum. Isso porque a cafeína tem efeito diurético e pode causar a desidratação, além de estimular a secreção de sucos gástricos e irritar o estômago.

Confira a linha de chás da Famiglia Valduga em nossa loja online!
Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

O chá-verde é versátil e pode ser apreciado quente ou gelado. Se você busca praticidade, existem bebidas prontas para o consumo que são ótimas opções para qualquer hora do dia. Além da qualidade e sabor inconfundível, não apresentam açúcar e conservantes em sua composição.

Gostou do nosso conteúdo? Quer acompanhar nossas publicações e receber outros materiais relevantes diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter!




Por
10/01/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!