Conheça e aprenda a saborear as geleias de uva


Conheça e aprenda a saborear as geleias de uva

Manter uma boa alimentação é o primeiro passo para quem deseja ter mais qualidade de vida e bem-estar. Mas saiba que, para isso, não é necessário deixar de consumir alimentos saborosos, como a geleia de uva — que também apresenta grandes benefícios.

Seja quando surge a vontade de comer doce ou para servir em uma reunião com os amigos, essas geleias são uma excelente opção. Elas podem ser combinadas com diferentes tipos de alimentos ou usadas como ingredientes principais ou coadjuvantes de diversas receitas deliciosas.

Gostosas, nutritivas e versáteis, as geleias de uva vão lhe surpreender. Continue a leitura e aprenda como fazer e como incluir esse doce no seu dia a dia!

Tipos de uva

Existem diversos tipos de uvas usadas para a fabricação de geleias. Cada cepa se adapta melhor a uma região e tipo de clima, dando origem a frutas com sabores distintos e características únicas. Confira, a seguir, duas castas muito especiais que você encontra nas nossas geleias, e as características das uvas orgânicas.

Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon é uma das castas mais conhecidas do mundo. Originária da região de Bordeaux, na França, ela é o resultado do cruzamento de duas outras uvas: a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc.

Essa uva tem a casca bem grossa, o que a torna mais resistente às diversidades climáticas e garante uma boa concentração de antioxidantes na fruta. 

Dica: Cosméticos à base de uva: explorando a matéria-prima do vinho

Malbec

Apesar de também ser francesa, a uva Malbec é produzidas na Argentina com excelência, principalmente na região de Mendoza. A alta amplitude térmica da região é ideal para que as uvas se desenvolvam e amadureçam no tempo correto. As frutas apresentam cascas grossas e escuras.

Uva orgânica

As uvas orgânicas de maneira geral apresentam sabores mais intensos, além de serem  mais saudáveis, pois são livres de agroquímicos. Além disso, são frutas genuinamente ecológicas, cujo cultivo é sustentável e respeita o meio ambiente.

Modo de fabricação da geleia de uva

Doces em forma de geleias são uma opção muito saborosa de consumir a uva. Elas são elaboradas com ingredientes rigorosamente selecionados, para garantir um alto padrão de qualidade. O sabor é preservado pela alta concentração de matéria-prima fresca e madura em sua forma mais genuína.

Algumas geleias recebem açúcar e são acrescidas de pectina natural das frutas, conferindo o máximo de sabor e da cor características da fruta fresca. Existem, inclusive, geleias feitas com vinho.

A pectina é uma fibra solúvel que beneficia o organismo. Ela é capaz de regular o trânsito intestinal, diminuir o colesterol e a glicose, também prevenindo doenças cardiovasculares. Dessa forma, ao consumir as geleias de uva, você acrescenta fibras na sua alimentação.

Com a perda de água durante a fabricação, o doce concentra as propriedades da fruta, incluindo os compostos fenólicos, como o resveratrol e outros flavonoides que combatem os radicais livres.

Dica: Casa Madeira traz novo sabor de geleia

Para saber se a geleia é de qualidade, o ideal é conferir o rótulo. Quanto menos aditivos químicos estiverem presentes, melhor ela será. As geleias da Casa Madeira usam produtos naturais, boa porcentagem de fruta e não contam com a adição de conservantes.

Confira os produtos da Famiglia Valduga em nossa loja online:
conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Receitas de geleia de uva

Selecionamos duas opções de receitas e explicaremos detalhadamente cada uma:

Geleia de uva tradicional

Confira os ingredientes e o passo a passo para preparar uma deliciosa geleia de uva.

Ingredientes

  • 2 xícaras de uva da sua preferência;
  • 2 colheres de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de açúcar demerara;
  • 1 + ⅓ de xícara de água.

Modo de preparo

  1. Lave bem as uvas e coloque todos os ingredientes em uma panela;
  2. misture e leve ao fogo alto;
  3. assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que as cascas se soltem, mexendo bem;
  4. continue mexendo até que a coloração fique mais escura;
  5. deixe no fogo por mais 2 minutos;
  6. desligue o fogo e bata no processador até ficar homogêneo;
  7. coe e volte a geleia para a panela, adicionando mais ⅓ de xícara de água, e mexa em fogo alto;
  8. quando levantar fervura, deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até se desgrudar do fundo;
  9. desligue o fogo e deixe esfriar antes de servir.

Geleia de uva com limão siciliano

Essa geleia recebe o toque da acidez do limão.

Ingredientes

  • 500 gramas de uvas da sua preferência;
  • ¾ de xícara de açúcar demerara;
  • sumo de 1 limão siciliano.

Modo de preparo

  1. Lave as uvas e coloque em uma panela com metade da quantidade de açúcar;
  2. deixe o fogo alto até começar a ferver;
  3. abaixe o fogo e mexa bem para não grudar;
  4. quando as uvas murcharem, apague o fogo e deixe amornar;
  5. passe por uma peneira e retorne a parte líquida para a panela;
  6. adicione o restante do açúcar e o caldo do limão, e deixe cozinhar em fogo médio;
  7. mexa constantemente e, ao atingir o ponto de geleia, desligue o fogo;
  8. deixe esfriar antes de servir.

Dica: Vinhos do Rio Grande do Sul: quais uvas se adaptam bem em cada região?

Como harmonizá-las com diferentes tipos de alimentos

Quem gosta de receber os amigos em casa e quer oferecer uma boa sobremesa ou lanche, precisa conhecer as melhores formas de harmonizar a geleia de uva com outros alimentos. Se bem combinada, ela pode ganhar um novo sabor ou realçar pontos fortes de alguns pratos.

A geleia de uva acompanha muito bem biscoitos, torradas e pães — principalmente os integrais. Para complementar, é possível combiná-la com queijos brancos, como o queijo minas ou a ricota. Para quebrar o doce, vale acrescentar um pouco de outra geleia, como as mais apimentadas. E também fica uma delícia com waffles e panquecas.

O doce também é uma boa opção para adoçar a salada de frutas ou para dar sabor ao iogurte natural. Ele ainda pode ser usado como calda ou recheio de bolos, tortas e rocamboles. Além disso, é possível torná-lo a estrela das sobremesas e dar um sabor mais especial aos pratos, como em um cheesecake de uva.

A uva é uma fruta pequena, mas que apresenta muitos benefícios para a saúde por ter substâncias antioxidantes. A geleia de uva, por sua vez, é uma opção gostosa e prática para consumir no dia a dia no lugar de alimentos gordurosos, como a manteiga e a margarina. Além disso, a sua versatilidade permite criar diversas receitas deliciosas.

E então, se interessou pela geleia de uva? Pois venha conhecer a nossa loja virtual! Temos esse e outros produtos disponíveis para você!




Por
16/07/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!