Conheça a uva Malbec e surpreenda-se!


Conheça a uva Malbec e surpreenda-se!

O debate entre vinhos do Novo e do Velho Mundo acontece há bastante tempo, e a verdade é que podemos encontrar rótulos de alta qualidade oriundos de ambas as partes, onde muitas vezes são elaborados com a mesma variedade de uva. Um dos exemplos mais famosos são os vinhos da uva Malbec, amplamente difundida em solo argentino.

Para conhecer mais sobre a história da Malbec, como ela chegou à América Latina e como ela resulta em vinhos de qualidade notável, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

A origem da uva Malbec

Francesa por natureza, mais especificadamente originária de Cahors, uma região próxima à Bordeaux, a uva Malbec era originalmente chamada de Auxerrois e, até hoje, podemos encontrar cultivos desse varietal na região.

No século XIX, porém, vinhedos em toda a Europa sofreram com o ataque da filoxera, uma praga que impedia o desenvolvimento das videiras, diminuindo a absorção dos nutrientes essenciais. Foi, então, que o argentino Domingo Sarmiento pediu ao enólogo Michel Aimé Pouget que levasse algumas mudas de videiras para serem cultivadas em solos argentinos, longe da praga.

Entre as variedades transpostas por Pouget para o Novo Mundo, estava a Malbec, que se desenvolveu muito bem, particularmente na região de Mendoza. Entretanto, foi somente na década de 1990 que ela ganhou verdadeiro destaque no cenário da enologia mundial, quando Nicolas Catena produziu o primeiro vinho 100% Malbec a ser elencado entre os mais premiados por renomados críticos. 

Dica: Saiba tudo sobre os vinhos argentinos

A importância do Malbec na Argentina

A qualidade excepcional do Malbec argentino se deve a uma combinação única de fatores humanos e naturais. A região de Mendoza, onde a Malbec melhor se desenvolve, é caracterizada por solo pobre, baixa umidade do ar, ampla presença de sol e elevada amplitude térmica — condições excelentes para a produção de vinho.

Combine-se a esse terroir único a ideia de Catena, de cultivar as uvas a uma altitude elevada, junto às apuradas técnicas de cultivo desenvolvidas ao longo desses quase dois séculos. Desde então, os vinhos Malbec argentinos vêm ganhando excelentes classificações em diversos concursos em todo o mundo e hoje representa mais de 70% dos vinhos da famosa região argentina

Malbec na prática

Abaixo, apresentamos uma seleção de excelentes Malbec que você precisa experimentar. Confira!

Casa Valduga Mundvs Malbec

A Casa Valduga selecionou as variedades mais emblemáticas dos melhores terroirs para criar a linha Mundvs. Cultivado aos pés da Cordilheira dos Andes, a mais de 980 metros de altitude, o Mundvs Malbec apresenta um aroma de frutas vermelhas maduras, sobretudo, ameixas e amoras, e ao longo da degustação evolui para notas de baunilha e compota. No paladar, tem um corpo médio, equilibrado e harmônico, com taninos maduros e acidez correta. 

Casa Valduga Mundvs Malbec
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Argento Sigle Vineyard Las Cerezas

Na Bodega Argento são elaborados vinhos que exaltam as características do estilo argentino. Elaborado com uvas de vinhedos próprios, localizados em Paraje Altamira, Vale de Uco, em Mendoza. Revela profunda coloração vermelho rubi e apresenta um aroma intenso e marcante, com caráter típico do Malbec. Notas de frutas negras tomam conta do ataque inicial, e são sucedidas por delicadas nuances florais de violeta e especiarias, lembrando curry. Com taninos macios e aveludados, além de uma fina acidez, proporciona vivacidade e suculência ao conjunto. O final de boca é longo, marcado por sutis nuances minerais.

Argento Sigle Vineyard Las Cerezas
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Gostou de conhecer mais sobre a uva Malbec? Agora, não deixe de experimentar alguns dos melhores rótulos desse varietal emblemático. E, se quiser saber mais sobre os melhores rótulos do Novo e do Velho Mundo, entre em contato conosco!




Por
21/06/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!