Conheça 3 tipos de adegas e como escolher o melhor para sua casa


Conheça 3 tipos de adegas e como escolher o melhor para sua casa

Já imaginou ter uma adega na sua casa, dedicada a guardar sua coleção de vinhos e até mesmo servir para deixar alguns de seus vinhos de guarda para evoluí-los ao longo do tempo? 

Esse é o sonho de muitos enófilos. Só que na hora de escolher entre os diversos tipos de adega, muita gente acaba com a opção errada pela falta de conhecimento sobre o assunto.

Por isso mesmo, no post de hoje, compartilharemos tudo o que você precisa saber sobre as 3 principais opções de adega para se ter em casa, a fim de escolher o melhor modelo e começar o quanto antes a montar seu acervo pessoal de vinhos, tudo isso com muita maestria.

Acompanhe-nos!

1. Adega passiva

A primeira e mais clássica versão de adega é aquela que não usa nenhuma tecnologia avançada para manter os vinhos na temperatura ideal. Conta apenas com as leis da própria física para desempenhar sua função.

Daí o nome “passiva”: nela, o ambiente já é construído para manter os vinhos protegidos, sem necessidade de “ligá-la” ou “desligá-la” para gerar um resfriamento ativo. É só colocar os vinhos nas prateleiras e pronto!

O principal exemplo desse tipo de adega é a tradicional cave francesa. Trata-se de um quartinho escuro e frio, geralmente construído no subsolo. 

Para quem não tem porão, a adega pode ocupar um cômodo inteiro ou ser do tamanho de uma despensa ou closet. O importante é que ela fique protegida dos raios UV e proporcione as condições ideais de temperatura (entre 10 e 16°C) e umidade (entre 65 e 85%) para armazenar suas garrafas.

Dica: Quero ter uma coleção de vinhos: por onde começar?

Vantagens

A maior vantagem das adegas passivas é o fato de elas não dependerem da eletricidade para funcionar. Quando construída adequadamente, basta fechar a porta para que seus vinhos fiquem preservados, reduzindo o perigo de oxidarem, e envelhecendo muito bem!

Além disso, claro, há também um fator clássico na construção de uma adega assim: quem não se encantaria com o charme de ter uma cave em casa?

Desvantagens

O aspecto negativo pode envolver uma reforma na sua casa, e se não for construída e planejada corretamente, ela pode não aguentar os dias de verão do nosso país tropical.

Para quem é indicada

As adegas passivas são boas alternativas para quem tem espaço suficiente em casa para dedicar alguns metros quadrados à armazenagem dos vinhos. Se o clima do seu lar tende naturalmente a permanecer frio e úmido, melhor ainda.

No caso de uma coleção muito numerosa, também pode ser mais indicado investir na construção de uma adega passiva, já que, do contrário, você precisaria contar com várias unidades de adegas climatizadas

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

2. Adega termoelétrica

Entrando agora no universo das adegas climatizadas — isto é, as que usam a eletricidade para manter seu interior devidamente resfriado e umidificado —, é hora de conhecer, em primeiro lugar, a termoelétrica.

Originadas na Europa, essas adegas funcionam por meio da troca de calor com o ambiente externo. O que acontece mais precisamente é que uma placa de cerâmica dentro da adega absorve o calor em seu interior e manda-o para fora.

Assim, o que esse sistema faz é apenas retirar o calor de dentro dela. Por meio desse método você consegue, sem utilização de grandes quantidades de eletricidade, manter a temperatura interna cerca de 10°C mais baixa do que a externa.

Vantagens

As adegas termoelétricas surgiram nos países de clima temperado como uma opção compacta e eficiente para quem não tem o espaço ou as condições de temperatura e umidade ideais para uma adega passiva em casa.

Como não funcionam com compressor, elas fazem pouco barulho e não geram vibrações, além de estarem menos sujeitas a sofrerem interferência dos picos na corrente elétrica. Pelo mesmo motivo, elas são extremamente econômicas na conta de luz.

Desvantagens

O grande problema das adegas desse tipo é o fato de que, como apenas retiram o calor dos vinhos, trocando de temperatura com o ambiente, elas podem não funcionar tão bem assim em locais com grande variação de temperatura ou climas mais quentes.

Para quem é indicada

Se você mora em um local com temperaturas moderadas, que dificilmente ultrapassam os 25°C (pelo menos dentro de casa, no lugar em que vai instalar a adega), uma termoelétrica pode ser o que você estava buscando para montar uma adega de baixo consumo de eletricidade, que ocupa pouco espaço e não requer nenhum tipo de reforma.

Dica: Barricas de vinho: 5 dúvidas esclarecidas para você

3. Adega com compressor

Por fim, chegamos ao mais moderno dos tipos de adegas: a climatizada com compressor. Embora ela se pareça muito com a termoelétrica por fora, essa adega funciona de maneira bem diferente, assemelhando-se a uma pequena geladeira para vinhos.

Aqui, o compressor usa a eletricidade não para retirar o calor de dentro da adega, mas sim para ativamente resfriar o interior. A diferença, portanto, é que no lugar de apenas fazer o calor sair, essa adega também está basicamente injetando ar frio nos compartimentos em que os vinhos ficam guardados.

Em alguns modelos é possível, inclusive, definir uma temperatura precisa para o interior da adega, que é então atingida e controlada constantemente pelo compressor, independentemente do clima lá fora.

Vantagens

Por meio do sistema de compressão, essas adegas garantem a temperatura (e, em alguns casos, também a umidade) controlada e ideal para os seus vinhos.

Em algumas delas, aliás, é possível definir até diferentes temperaturas para diferentes sessões da adega, de modo que você pode guardar ali sem medo vinhos com exigências distintas de armazenamento, como tintosespumantes finos. Incrível, não é mesmo?

Desvantagens

Essas adegas podem ser um pouco mais barulhentas do que as termoelétricas, além de também poderem gerar alguma vibração devido ao funcionamento do compressor. O investimento também é mais alto e o consumo de energia elétrica não é nem de longe tão baixo quanto o outro modelo.

Para quem é indicada

As adegas climatizadas com compressor são, sem dúvida, a maneira mais eficaz de proteger seus vinhos valiosos. No entanto, elas são um investimento a ser considerado com cuidado, avaliando bem a relação custo/benefício.

Se você vive em uma região com oscilação constante de temperatura e períodos longos de calor, essa, com certeza, será uma alternativa excelente, lembrando que sua capacidade de armazenamento e funcionalidades podem ser escolhidas de acordo com as suas necessidades.

Conheça mais produtos da Famiglia clicando no banner abaixo!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Agora ficou fácil decidir qual desses tipos de adegas é o indicado para a sua casa, não é? E já que estamos falando de armazenamento de vinhos, que tal ler também nosso post sobre os diferentes tipos de rolha? Temos certeza de que você vai gostar de saber mais sobre esse universo!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!