Chá branco: conheça os benefícios da bebida que melhora o humor


Chá branco: conheça os benefícios da bebida que melhora o humor

Embora ainda seja pouco conhecido, o chá branco oferece muitos benefícios ao organismo, especialmente devido a sua ação antioxidante. Ele é obtido da planta Camellia sinensis — a mesma que origina o chá-preto e o chá-verde. Porém, seu preparo é diferenciado e feito a partir de um processamento simples e que mantém todas as propriedades da erva.

A bebida atua no nosso organismo de forma a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo — o que facilita a queima de gordura. O chá branco também é excelente para melhorar o humor. Além disso, não tem sabor amargo, refletindo em uma bebida delicada.

Diante de tantos benefícios, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre o chá branco e incluí-lo na sua rotina alimentar. Confira!

Como o chá branco é produzido?

O chá branco é obtido a partir dos brotos e das folhas jovens, de coloração prateada, que são colhidos antes que as flores desabrochem e enquanto os brotos estão protegidos por pelos finos. Essas partes também são consideradas as mais nobres da planta e a denominação dele surge dessa cor característica.

Ao contrário dos outros chás que podem ser obtidos da mesma planta, o chá branco é produzido sem a fermentação da erva. Por esse motivo, a bebida originada tem ação antioxidante mais potente e apresenta menor quantidade de cafeína.

Depois de colhida, a Camellia sinensis passa por um processo de vaporização parcial e, em seguida, é colocada para secar ao ar e na luz natural. Somente após essas etapas o chá está pronto para a distribuição e consumo.

Dica: Chá preto: saiba o que é e quais são os benefícios

Quais são os seus nutrientes?

O chá branco tem diversos nutrientes, como vitaminas C, B e K, cafeína, manganês, antioxidantes, polifenóis, potássio e ácido fólico. Com isso, a bebida pode atuar como termogênico e acelerar o metabolismo, neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células, desinchar o organismo, diminuir o colesterol ruim, queimar gorduras e ainda contribui para inibir mutações gênicas que podem provocar doenças, como o câncer.

Como pode ser preparado?

O chá branco deve ser preparado com 1 litro de água e 2 colheres de sopa da erva. Ao iniciar a fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas. Abafe e deixe em repouso por cerca de 5 minutos. Por fim, coe e sirva.

O ideal é que o chá seja consumido no mesmo dia, pois após 24 horas do preparo ele tende a perder todas as suas propriedades. Para um melhor aproveitamento de suas características, é interessante que a bebida seja consumida diariamente — cerca de 2 xícaras é o suficiente.

O chá branco não deve ser usado como substituto da água. Ao contrário, a bebida tem efeito diurético e, por isso, é importante consumir água para evitar a desidratação ao longo do dia.

O ideal é não adoçar. Porém, caso o sabor não agrade ao seu paladar, opte por acrescentar mel ou algum adoçante natural, como a stevia. Você também pode misturar um pouco de suco ao chá e aproveitar o próprio açúcar da fruta.

Também é possível adquirir o chá branco pronto e com diversos sabores. Os chás gelados de boa qualidade não apresentam açúcar e conservantes em sua composição. Eles são extremamente práticos e podem ser consumidos a qualquer hora do dia.

Quais são os seus benefícios?

O chá branco apresenta propriedades antioxidantes muito importantes para o nosso organismo. Além de reduzir os sinais de envelhecimento da pele, por exemplo, a bebida auxilia na perda de peso e no controle da diabetes. Confira outros benefícios a seguir.

Previne o câncer

A atividade antioxidante reduz os danos celulares que podem desencadear alguns tipos de câncer. Além disso, o consumo do chá branco pode ser utilizado como auxiliar no tratamento de tumores naqueles que já apresentam a doença.

A grande quantidade de catequina presente na bebida — um polifenol capaz de inibir o desenvolvimento de células cancerígenas — é a responsável por combater o risco de recorrência de alguns tipos de câncer, como o de mama.

Confira a linha completa de chás da Famiglia Valduga em nossa loja virtual!

Tem ação anti-inflamatória

As catequinas também são responsáveis por reduzir os processos inflamatórios no organismo. Com isso, o chá branco é uma boa opção para quem tem artrite inflamatória, por exemplo.

Melhora o humor

O consumo regular de chá branco proporciona a sensação de relaxamento e bem-estar. Isso ocorre graças ao aminoácido chamado L-teanina, que age no cérebro e aumenta os níveis de ácido gama aminobutírico (GABA).

Essa substância é um importante neurotransmissor que liga a receptores específicos e induz a inibição do sistema nervoso central. Além disso, o L-teanina favorece o aumento dos níveis de dopamina e serotonina. Todos esses compostos estão relacionados com a sensação de prazer e bom humor.

Controla o colesterol

O processo de preparação do chá branco mantém os nutrientes responsáveis pelo controle dos níveis de colesterol sanguíneo. As catequinas, por exemplo, ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos e, com isso, reduzem a pressão arterial sanguínea, favorecendo o fluxo de sangue no organismo. Isso diminui os riscos de ataques cardíacos e derrames.

Além disso, a grande quantidade de flavonoides presentes na bebida está associada à redução do risco de doenças cardiovasculares. As substâncias também ajudam no tratamento da dislipidemia — condição na qual os níveis de lipídios estão elevados no sangue.

O manganês também ajuda a manter o coração saudável, pois reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária.

Dica: Casa Madeira lança linha de chás gelados

Protege o sistema imunológico

Muitas doenças podem ser causadas por microrganismos, afetando o sistema imunológico, causando infecções e afetando o bom funcionamento do organismo. O chá branco tem ação antibacteriana e é capaz de proteger nossos órgãos de bactérias e outros patógenos que causam doenças.

Hoje, existem cosméticos com chá branco em sua composição e que são muito usados para proteger nossa pele de agentes externos. A substância retarda o crescimento de agentes infecciosos e ajuda o nosso sistema imunológico a lutar contra infecções.

O chá branco tem coloração clara e aroma refrescante. O sabor varia de amanteigado a doce ou floral, dependendo da planta e do modo de preparo. Sendo assim, percebemos que uma boa xícara de chá branco pode nos propiciar muitos benefícios, melhorando nossa qualidade de vida, principalmente para as pessoas que necessitam relaxar, evitando o alto teor de cafeína dos outros chás.

Quer experimentar chás brancos de qualidade e com um sabor único? Então acesse a nossa loja virtual e conheça nossos produtos!




Por
22/11/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!