Artigos por Luisa Valduga

Organizar um almoço ou jantar para receber os amigos é muito prazeroso. Porém, acertar na harmonização do vinho nem sempre é tão fácil. Ao escolher o prato e o vinho para acompanhá-lo é preciso se ater às suas características gustativas para que um não se sobressaia ao outro. Assim, sua refeição será harmônica e agradável ao paladar.

No Brasil, poucas pessoas entendem de vinhos brancos e acabam errando quando vão harmonizar os alimentos com um Chardonnay, por exemplo. Então, trouxemos neste post algumas dicas que ajudarão você a não errar na harmonização dos alimentos com o vinho Chardonnay.

Continuar lendo

O que você faria se fosse famoso e, ainda por cima, milionário? Nadaria em um chafariz de vinho, beliscando um caviar nos momentos de descanso e deixando sua fortuna crescer sozinha?

No mundo real, as coisas são um pouquinho menos fantasiosas. Mas nem por isso as maiores estrelas internacionais abrem mão de suas paixões e sonhos. Acredita que existem várias celebridades que produzem vinho?

Conheça algumas delas no post de hoje e acrescente “ter uma vinícola” à sua lista do que fazer quando for rico e famoso:

Continuar lendo

Em outra ocasião, fizemos aqui no blog um passeio pela história do vinho no mundo, da antiguidade aos dias de hoje, mas você por acaso já ficou curioso para saber como se deu a trajetória do vinho aqui, no nosso país?

Do primeiro viticultor do Brasil, lá em 1532, passando pelos diversos obstáculos à qualidade do vinho brasileiro até chegar aos desafios impostos nas nossas terras pelo ainda baixo consumo de vinho na atualidade, hoje vamos levar você em mais uma viagem histórica tão cheia de reviravoltas que mais parece roteiro de filme de aventura!

Que tal aprender um pouco mais sobre essa bebida dos deuses enquanto conduzimos você pela história do vinho no Brasil? Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Alguma vez você já se pegou com vontade de ter um chef na sua casa para preparar uma refeição digna do vinho que está acompanhando-a, ou mesmo de levar consigo ao restaurante aquela garrafa que você estava guardando para a ocasião certa? Pois então temos uma boa notícia: dependendo do estabelecimento, é, sim, permitido trazer sua bebida de casa, sabia? 

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a chamada “taxa de rolha”, além de como proceder caso queira levar um dos seus rótulos mais especiais para ser degustado junto a pratos igualmente deliciosos. Confira!

Continuar lendo

O vinho é uma bebida muito identificada com o inverno. A cena de uma lareira acesa, uma tábua de queijos e uma taça de vinho povoa a mente dos casais apaixonados e também dos apreciadores da bebida. 

De fato, tomar vinho no inverno é uma delícia, mas não é só a estação mais fria do ano que pede uma boa taça. Ainda que o consumo de vinhos caia durante as estações mais quentes, engana-se quem acha que vinho durante o verão deve ser sinônimo somente de vinho branco gelado.

Confira agora como aproveitar os vinhos no verão e quais são os rótulos que podem ajudar a refrescar os dias mais quentes!

Continuar lendo

Aqui no Brasil, é muito comum associar um bom vinho às estações de baixas temperaturas. Muito se engana quem pensa assim. A bebida é uma das mais versáteis do mundo, já que se apresenta em uma imensidão de variedades.

A verdade é que, faça chuva ou faça sol, o vinho pode ser sempre uma boa pedida. Por isso, nós separamos algumas excelentes possibilidades de vinhos para levar a um dia de praia! Confira!

Continuar lendo

É provável que você já tenha ouvido falar da uva Pinot Noir, ou pelo menos tenha visto os vinhos e espumantes provenientes dela nas prateleiras. 

Sem dúvida, esta é uma cepa com características bastante peculiares. Isso também a torna uma das mais interessantes para aprender e degustar, pois além de compor vinhos, a Pinot Noir é uma das principais uvas na fabricação de champagnes e espumantes

Está curioso para saber mais sobre a uva Pinot Noir? Então, acompanhe o artigo!

Continuar lendo

Que atire a primeira pedra quem nunca organizou uma festa de final de ano e, no final, percebeu que ainda havia bebida suficiente para fazer um outro evento.

Para te ajudar no cálculo de bebidas para sua festa de final de ano, elaboramos esse post com algumas dicas com o que deve ser ser considerado para que não falte nem sobre bebida. Vamos lá?

Continuar lendo

O amor da humanidade pela bebida produzida no processo de fermentação da uva não é nada recente. Aliás, a história do vinho é tão Antiga — com “a” maiúsculo mesmo, pois a “bebida de Dionísio” já aparece na Antiguidade Clássica e até no Velho Testamento, nas uvas cultivadas por Noé — que quase poderíamos dizer que ela coincide com a da nossa civilização.

Mas você já parou para pensar em como alguém teve a brilhante ideia de experimentar suco de uva fermentado e, assim, iniciar a expansão do vinho mundo afora?

No post de hoje, você vai acompanhar conosco cada etapa da jornada do vinho pela História, desde a fábula de como, afinal, a bebida foi descoberta, passando pelo universo greco-romano e pelo Vale do Nilo, em uma viagem que vai terminar aí, na sua casa, com a chegada do vinho no Brasil. Preparado? Então aperte o cinto, pegue sua taça e vamos lá!  

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!