Artigos por Jhonatan Marini

Degustar uma taça de vinho é como um ritual de beleza. O próprio processo de escolher a garrafa, a bebida a ser apreciada, uma taça adequada para valorizá-la já é muito especial. Porém, os verdadeiros adoradores desse derivado da uva sabem que escolher bons abridores de vinho tornam a experiência completa e evitam até mesmo acidentes.

Devido à falta de familiaridade com o universo, não é raro que enófilos iniciantes não conheçam os modelos mais indicados para abrir a bebida. Muitos deles têm um design utilitário, que evita que o consumidor faça força para retirar a rolha. Além disso, os melhores aliam praticidade e beleza, que encantam seus convidados.

Confira algumas opções de abridores para quem é apaixonado por vinho!

Continuar lendo

Sempre estamos atentos aos vinhos que tomamos. Buscamos as melhores garrafas, safras e vinicultores consagrados. Os bastidores da produção são, sem dúvida, muito importantes para estar seguro da qualidade da bebida que, nós, apaixonados por vinho, estamos tomando.

Feita a escolha do vinho, é hora de degustá-lo. A partir daí, precisamos pensar na harmonização, certo? Quais serão os pratos, ou aperitivos, nossas companhias, as taças, ou até mesmo que música vamos escutar e em que momento vamos apreciar um bom vinho.

Continuar lendo

Quem acredita que o universo dos espumantes se limita aos secos e doces não sabe o que está perdendo! Muito além da classificação pela quantidade de açúcar — a qual, vale dizer, é bem mais nuançada do que isso —, os espumantes podem ser feitos com vários métodos e tipos de uva diferentes. De modo que a sua diversidade beira o infinito!

Então, que tal ficar um pouco mais por dentro dessa bebida típica dos brindes de Réveillon e levá-la a outros momentos especiais da sua vida? Conheça, no post de hoje, o espumante Moscatel, um dos mais consumidos no Brasil, e aprenda um pouquinho mais sobre vinhos e uvas viníferas!

Continuar lendo

O vinho é muito mais do que uma bebida. Cada garrafa conta uma história que merece ser descoberta e apreciada de maneira especial. E nada melhor do que a hospedagem em vinícolas para viver plenamente essa experiência!

Neste post, separamos algumas opções de hospedagem — no Brasil e em outros países — com tradição na produção do vinho, para que você aproveite tudo o que essa bebida dos deuses tem a proporcionar. Confira!

Continuar lendo

Um apreciador de vinhos sabe que existe um longo caminho até que a bebida presente na taça chegue até suas mãos. O plantio das uvas é algo cinematográfico, lindos cenários são formados pelos parreirais carregados, que constroem túneis de sombras na paisagem, locais convidativos para uma agradável manhã aproveitando o sol e o sabor das uvas

Todo o processo da produção vinícola é um convite para curiosos e apaixonados. Desde o plantio até o envase, tudo pode ser acompanhado de perto por turistas que visitam as regiões produtoras de vinho

Continuar lendo

Quando você lê ou escuta que um vinho é “macio”, tem “taninos equilibrados” e textura “aveludada”, você franze a testa, concorda educadamente e se pergunta, por dentro, se estão mesmo falando de vinho?

Esse vocabulário de enólogo pode ser mesmo complicado no primeiro instante. Porém, embora pareça um tanto quanto complicado, existe, sim, uma lógica por trás desses adjetivos, acredite. E não é só questão de intuição e sensibilidade na ponta da língua: na verdade, é pura química!

Continuar lendo

Os amantes de um bom vinho, com certeza, já passaram por alguma experiência de harmonização. Sabemos que vários itens modificam o sabor da bebida, como a comida, o ambiente, a temperatura e até mesmo o perfume das pessoas ao redor. Uma nova corrente de estudos, no entanto, mostra que música e vinhos também têm uma relação de sabor.

Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford, na Inglaterra, liderou uma equipe de pesquisa para investigar como os sabores interagem com algumas propriedades do som, como o passo e o tempo.

Continuar lendo

Imagine que você fez seu para casa direitinho e se preparou para oferecer um jantar inesquecível na sua casa: leu sobre harmonização, encontrou o vinho ideal para acompanhar os quitutes que vai servir aos seus convidados, e está pronto para sacar a rolha e propor o brinde!

Até aí, tudo anda às mil maravilhas, mas por acaso você se lembrou de conferir em que tipo de taça a bebida deve ser degustada?

Pois nem precisa começar a entrar em pânico, porque no post de hoje trouxemos um guia que vai explicar, tim-tim por tim-tim, como escolher taça para vinhos de todos os tipos e cores, sem erro. Gostou? Então, sossegue e acompanhe-nos!

Continuar lendo

Na hora de escolher a bebida que vai acompanhar um hambúrguer, os refrigerantes e as cervejas são os pedidos mais comuns. Porém, ousar um pouco e experimentar deliciar-se juntamente com uma taça de vinho pode fazer toda a diferença. 

vinho, na maioria das vezes, é associado a pratos mais elaborados e finos, entretanto, ele combina muito bem com diversos tipos de hambúrguer, e o benefício vai além da boa gastronomia. Além da experiência de provar uma nova combinação de sabores, o vinho possui componentes que ajudam na digestão da carne e de alimentos gordurosos.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem nem por onde começar na hora de escolher o tipo de carne ou vinho. Confira então algumas dicas que vão te tornar um fã dessa ousada harmonização!

Continuar lendo

Comprar vinhos é sempre uma boa opção para um encontro entre amigos, um jantar a dois ou até mesmo para ser apreciado sozinho. Mas a hora de escolher um vinho pode ser trabalhosa: tipo de uva, safra do vinho, região de produção do vinho e por aí vai. São tantas coisas, não é mesmo?

Tem pessoas que até desistem de comprar vinho sozinhas porque não sabem nem por onde começar. É como se a prateleira cheia de variedade de vinhos fosse um desafio difícil de ser solucionado. Mas não é tão complicado assim. Confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!