Artigos por Jhonatan Marini

Atualmente, a variedade de críticos e especialistas em vinhos é enorme. Dos mais influentes, como o norte-americano Robert Parker, que criou a escala de avaliação mais respeitada do mundo — a escala Robert Parker, afinal de contas, leva seu nome — aos mais modestos, todos valorizam e tratam o momento de experimentar a bebida como uma arte.

Mas quais são os critérios usados por esses profissionais na hora de degustar e definir o que é um bom vinho? No post de hoje, vamos mostrar a importância dessa atividade e como um método conseguiu revolucionar o mercado de vinhos e transformar a forma como a bebida é comercializada e apreciada em todo o mundo. Acompanhe!

Continuar lendo

O vinho é mais do que apenas uma bebida. Tanto que a apreciação e o preparo dele estão cercados de mitosrituais, lendas, histórias e até mesmo deuses — como é o caso de Baco. Para os enófilos, o vinho pode inclusive revelar o temperamento do seu produtor.

Cada vinho tem seu tempo próprio para maturação e os barris de carvalho são tradicionalmente utilizados pelos produtores para esse processo, pois é uma madeira capaz de conferir características especiais ao resultado final da bebida. Você tem interesse em saber mais sobre o assunto? Confira o nosso artigo de hoje!

Continuar lendo

Degustar vinhos é uma arte que requer cuidados especiais, desde a colheita das uvas até o momento em que o vinho está presente em nossa taça. Quem aprecia vinhos sabe que conhecer alguns detalhes é essencial para obter uma experiência prazerosa, por isso, neste artigo, você descobrirá como conservar um decanter em casa.

Os vinhos são bebidas exigentes, mas você não precisa ser um sommelier para saber como preservar um decanter. Confira, então, nossas dicas e descubra os cuidados indispensáveis!

Continuar lendo

O glúten é tão comum que é encontrado inclusive em alimentos que não utilizam grãos em sua composição, como é o caso de embutidos, temperos e refrigerantes. Por se tratar de um componente capaz de gerar reações alérgicas e digestivas, é obrigatório que os produtos tenham a informação sobre a presença do glúten.

Para não deixar ninguém na dúvida, nós respondemos para você: afinal, vinhos têm glúten ou não? Confira!

Continuar lendo

Quando pensamos na França, uma das primeiras coisas que vem à mente é: bons vinhos. Não é à toa, porque ali estão as uvas das mais altas castas e uma grande variedade de rótulos prestigiados pelos enófilos mais exigentes. Os franceses praticamente respiram a cultura dos vinhos e, para interagir mais com esse universo, você precisa conhecer o tradicional corte bordalês.

Continuar lendo

A harmonização de vinhos compreende um amplo universo de combinações — a escolha errada do vinho como acompanhamento de um prato pode tornar a experiência gastronômica pouco agradável. Por isso, é necessário estar atento. Neste post, falaremos sobre harmonização de diferentes vinhos com o queijo feta, uma iguaria da culinária grega. Acompanhe!

Continuar lendo

Ainda que pareça literal, o nome “vinho verde” não se refere exatamente a um vinho de coloração verde. Esse estilo de vinho apresenta variações, podendo ser branco, rosado, tinto e até mesmo espumante. Então surge a pergunta: o que é um vinho verde?

Por mais estranho que possa parecer, a nomenclatura está ligada ao local onde o vinho é produzido e não à cor. Afinal, ele é feito exclusivamente numa região localizada no noroeste de Portugal. Ou seja, nenhum outro lugar do mundo é capaz de produzir vinhos verdes, tamanha a importância e a especificidade geográfica do local.

Continuar lendo

Existe uma noção equivocada sobre harmonização de vinhos que impede muitas pessoas de consumirem a bebida com frequência. É o mito de que vinhos e alimentos vegetarianos não podem ser harmonizados. O fato por trás dessa história é o hábito de combinar os vinhos com as carnes dos pratos.

Para ajudar a derrubar esse mito e provar que a harmonização com alimentos vegetarianos é possível, preparamos um artigo completo. Continue por aqui e aprenda!

Continuar lendo

O Dia das Mães está chegando. No Brasil, a data é celebrada no 2º domingo de maio e comumente envolve um almoço em família para marcar a comemoração. Sendo assim por que não presentear a sua mãe com um bom vinho?

Neste post, vamos apresentar algumas dicas que podem combinar perfeitamente com o almoço e agradar aos mais diversos paladares, funcionando como um perfeito presente de Dia das Mães. Confira!

Continuar lendo

Errar ao servir um bom vinho é como ser um dançarino muito bem-vestido que não para de pisar no pé de seu par. A temperatura alta demais e as gotinhas derramadas fora da taça podem ofuscar o brilho e sofisticação que um vinho de qualidade traz àquela ocasião digna de brinde, não é?

A boa notícia é que você não precisa de anos de treinamento para ficar craque nos passos da coreografia que é a etiqueta do vinho! Para prová-lo, compartilhamos hoje nove dicas que vão transformar qualquer patinho feio na estrela do lago dos cisnes dos sommeliers.

Quer ver? Continue lendo e saiba tudo sobre como servir vinho do jeito certo!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!