Artigos por Jhonatan Marini

Imagine a seguinte cena: você entra em uma vinícola e avista uma fileira de barris, alocados cuidadosamente em caves escuras, contendo deliciosas safras. Se você é um amante de vinhos, esta certamente é uma imagem reconfortante.

Além de brincarem com a imaginação de qualquer pessoa, as barricas de carvalho também guardam um papel importante para a formação do sabor dos vinhos. A madeira que envolve a bebida influencia na sua qualidade e maturação.

Continue a leitura e confira o conteúdo para que você conheça mais sobre o processo de envelhecimento.

Continuar lendo

A maturação é uma etapa importante na elaboração de um vinho. Sua função é fazer com que haja o equilíbrio entre os aromas e sabores, ou seja, dar início à evolução da bebida, para que atinja sua expressão máxima com o envelhecimento em garrafa. 

Continue a leitura e entenda como funciona o processo de maturação do vinho e tome suas decisões de compra com sabedoria.

Continuar lendo

A principal particularidade dos bons espumantes é justamente a presença das borbulhas, que devem ser persistentes, finas e numerosas. Para atingir esse resultado, diversos fatores são necessários, como a qualidade do vinho base e o processo de autólise. Esse último, é um dos grandes responsáveis pela formação dos espumantes.

Continue a leitura e entenda o papel da autólise nas sensações que os espumantes causam a quem os degusta.

Continuar lendo

Se você é um bom degustador de vinhos, é comum que esteja sempre buscando conhecer novos aromas e variedades para sofisticar o seu paladar, não é mesmo? E, na tentativa de encontrar os melhores exemplares, mais cedo ou mais tarde, é inevitável que você acabe se deparando com a nobre e saborosa uva Carménère.

Continue a leitura e saiba os 5 fatos mais importantes sobre a peculiar uva Carménère. 

Continuar lendo

Quando alguém fala sobre seus vinhos preferidos, é muito comum que o primeiro critério seja o tipo da uva. Se são cabernet sauvignon, chardonnay, pinot noir etc. Mas você entende exatamente o que esses nomes significam? Saberia explicar o que são castas de uva e como é feita a classificação?

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Continuar lendo

A criação de um espumante é por si só uma arte. E o resultado final todos nós conhecemos: uma bebida única e cheia de sabor. Cada variedade de uva (e são muitas!) é responsável diretamente por adicionar determinadas características ao vinho e, quando uma boa mistura entre elas acontece, o resultado pode ser ainda mais surpreendente.

Continue a leitura e saiba mais sobre as características das uvas Chardonnay e Pinot Noir!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!